On


«Este blog não respeita o acordo ortográfico (AO90), por ser um atentado inaceitável à língua de Camões e de todos os Portugueses! E você, vai fazer parte deste atentado à língua Portuguesa, escrevendo segundo a aberração do AO90?»

A Inércia” de um povo;


"Um dos males de um país é a inércia dos cidadãos e a incapacidade da sociedade civil para se afirmar e ser um contra-poder às instituições".
R. Eanes




domingo, 22 de junho de 2014

Início do Verão com Chuva

Início do Verão com Chuva





O verão começou ontem às 11:51, num dia em que a meteorologia prevê para o país aguaceiros fracos e vento moderado e temperaturas até 26 graus.

Este sábado (dia 21) começou o Verão mas sem o calor e o céu limpo esperados, pelo contrário. As temperaturas vão estar amenas e as nuvens vão esconder o sol e trazer mesmo aguaceiros. A semana que arranca na segunda-feira não terá chuva mas as temperaturas não vão descolar de uma média de 23ºCelsius.
Para quem esperava ir à praia, para já fica adiada essa intenção, até o Sr. "Verão" estar com melhores modos e o sol rei voltar a aparecer, com temperaturas normais desta estação.


No hemisfério norte ontem assinalou-se o solstício de verão e ao mesmo tempo o dia mais longo do ano, ainda que na verdade até final do mês o nascer e por do sol não sofram grande variação.

O verão: é uma das quatro estações do ano. Neste período, as temperaturas permanecem elevadas e os dias são mais longos do que os dias de outras estações. Geralmente, o verão é também o período do ano reservado às férias.


O verão do hemisfério norte é chamado de "verão boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "verão austral". O "verão boreal" tem início com o solstício de verão do Hemisfério Norte, que acontece cerca de 21 de Junho, e termina com o equinócio de Outono nesse mesmo hemisfério, por volta de 23 de Setembro. Fonte


Da preocupação de compreender melhor a relação cognitiva que os povos antigos tinham com o céu e com o que nele se passa, nasceu durante na década de 1950 um ramo cientifico denominado arqueoastronomia. Inicia-se então um frutífero estudo sobre monumentos megalíticos neolíticos que, como parece, buscavam fazer uso de alinhamentos astronómicos evidenciando grandes habilidades matemáticas e de engenharia como ficou explicito em casos como, por exemplo, de Stonehengen (do inglês stone, pedra e hengen, eixo), ao sul da Inglaterra, o mais famoso, porém não o único monumento megalítico,  onde a disposição de monólitos esta de tal forma que permite a passagem de um feixe de luz e sua chega ao centro do circulo quando do nascer do Sol na data do solstício de verão para o Hemisfério norte.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Poderá gostar Também: