On


«Este blog não respeita o acordo ortográfico (AO90), por ser um atentado inaceitável à língua de Camões e de todos os Portugueses! E você, vai fazer parte deste atentado à língua Portuguesa, escrevendo segundo a aberração do AO90?»

A Inércia” de um povo;


"Um dos males de um país é a inércia dos cidadãos e a incapacidade da sociedade civil para se afirmar e ser um contra-poder às instituições".
R. Eanes




sábado, 21 de junho de 2014

Cinco Rapazes, "5 Destinos" 40 Anos Depois

Cinco Rapazes, "5 destinos", 40 Anos Depois na Educação




A história, a vida e as ambições de 5 rapazes entrevistados, em 1974, quando andavam na escola primária. Através destes rapazes – que foram filmados aos 10, aos 30 e, agora, aos 50 anos, veremos que já não existe a pobreza miserável e o analfabetismo daquela época. Um deles conseguiu até contrariar o imobilismo português, tendo chegado ao topo de uma multinacional.


Cinco destinos que retratam também a evolução que houve na educação: há 40 anos, o ensino só era obrigatório até à 6ª classe, o Estado gastava apenas 30 milhões de euros e tínhamos somente 50 mil licenciados. Hoje, é obrigatório ter o 12º ano, gastam-se 7 mil milhões.


Grande Reportagem, SIC


Em 1974, cinco rapazes, que andavam na escola primária, foram entrevistados para um documentário, em que contaram como viviam e quais eram as suas ambições. Agora, 40 anos depois, veremos se conseguiram, ou se os pobres continuaram pobres e os ricos continuaram ricos. 




Em Portugal em 1970 uma em cada quatro pessoas não sabia ler nem escrever. A taxa de analfabetismo era das piores da Europa e só viria a mudar de forma efectiva com a Lei de bases da educação em 1986. Apesar de ainda existirem meio milhão de Portugueses analfabetos, hoje dentro da população activa uma em cada cinco pessoas tem curso superior.




40 Anos Depois estamos a regredir no ensino em Portugal... Lamentável !


Hoje, 40 anos depois há um desinvestimento público na educação, comprometendo uma educação com qualidade e impossibilitando muitos alunos de continuarem os seus estudos, por falta de dinheiro e por falta de apoios por parte do estado Português.




Hoje há um empenho "escondido", por parte dos governantes em dificultar o acesso ao ensino... Tornando assim o povo Português menos culto e mais dócil, sendo assim mais fácil de manipular!

Actualmente os nossos                      "(des)governantes" estão a transformar o ensino em Portugal, onde só têm acesso a ele (ensino), aqueles que têm dinheiro (os ricos)!


Hoje o MEC chega mesmo ao ponto de encerrar escolas indiscriminadamente (mais de 400 escolas) sem olhar sequer à sua posição geográfica, prejudicando assim gravemente as pessoas que vivem no interior do país. Contribuindo assim para uma maior desertificação no interior do país...!

Indignai-vos!!

Despertai, povo, deixem-se de "Inercias" e lutem por um direito que é um pilar fundamental da sociedade!

“Entre um governo que faz o mal e o povo que o consente, há uma certa cumplicidade vergonhosa.” Victor Hugo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Poderá gostar Também: