On


«Este blog não respeita o acordo ortográfico (AO90), por ser um atentado inaceitável à língua de Camões e de todos os Portugueses! E você, vai fazer parte deste atentado à língua Portuguesa, escrevendo segundo a aberração do AO90?»

A Inércia” de um povo;


"Um dos males de um país é a inércia dos cidadãos e a incapacidade da sociedade civil para se afirmar e ser um contra-poder às instituições".
R. Eanes




quarta-feira, 4 de junho de 2014

Argentina decreta, `Dia Nacional do Fado`

Senado da Argentina decreta `Dia Nacional do Fado`



Dia Nacional do Fado na Argentina... Mas será que o fado nasceu na Argentina? Não!
Para vergonha da Nação Portuguesa e por "Inércia" ou desleixo dos políticos Portugueses, a Argentina já tem um dia Nacional do Fado, ao contrario de Portugal, que não o tem, mas deveria de ter, porque o fado nasceu em Portugal e não na Argentina... Lamentável!


O fado que foi considerado Património Oral e Imaterial da Humanidade e de origem Portuguesa, com fadistas (como a Amália Rodrigues, Mariza, Carminho, Katia Guerreiro, Ana Moura, etc,.) que levaram e continuam a levar o fado pelo mundo inteiro, mas ironicamente os nossos governantes não reconhecem o fado como património Nacional, nem lhes dão seu devido valor e reconhecimento... Sendo reconhecido a nível Mundial, como património da Humanidade, então porque não é considerado Património Nacional em Portugal? Já para não falar num dia Nacional do fado em Portugal...


"...O Senado argentino decretou o dia 6 de Outubro como"Dia Nacional do Fado", anunciou esta terça-feira a organização do Festival do Fado, que se realizou em Buenos Aires no último fim-de-semana.  
  O Festival realizou-se na Usina del Arte e, além de espectáculos, incluiu sessões de cinema, conferências, um "workshop" de guitarra portuguesa e uma exposição.  
  Do cartaz de espectáculos fizeram parte, entre outros, Ana Moura, Carolina, Miguel Capucho, Ângelo Freire, Pedro Soares e André Moreira.  
  “O grande sucesso desta primeira edição [do Festival de Fado] na capital argentina levou à instituição do Dia do Fado na Argentina, pelo Senado de la Nación Argentina, passando este a ser celebrado no dia 6 de Outubro, data da morte de Amália Rodrigues, em honra à artista portuguesa", afirma em comunicado a Everything is New, que organizou o certame.  
  
Refira-se que Amália Rodrigues, falecida em 1999, actuou várias vezes na Argentina, nomeadamente para a televisão nacional." Fonte, aqui e aqui, aqui também e aqui!






Fado”:

O fado é um estilo musical português. Geralmente é cantado por uma só pessoa (fadista) e acompanhado por guitarra clássica (nos meios fadistas denominada viola) e guitarra portuguesa. O fado foi elevado à categoria de Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO numa declaração aprovada no VI Comité Intergovernamental desta organização internacional, realizado em Bali, na Indonésia, entre 22 e 29 de Novembro de 2011
A palavra fado vem do latim fatum, ou seja, "destino", é a mesma palavra que deu origem às palavras fada, fadario, e "correr o fado".

Uma explicação popular para a origem do fado de Lisboa remete para os cânticos dos Mouros, que permaneceram no bairro da Mouraria, na cidade de Lisboa após a reconquista Cristã. A dolência e a melancolia, tão comuns no Fado, teriam sido herdadas daqueles cantos. No entanto, tal explicação é ingénua de uma perspectiva etnomusicológica. Não existem registos do fado até ao início do século XIX, nem era conhecido no Algarve, último reduto dos árabes em Portugal, nem na Andaluzia onde os árabes permaneceram até aos finais do século XV. Fonte




Segue-se algumas Senhoritas do Fado Português...

Amália Rodrigues, "Barco Negro"




Mariza - Ó Gente Da Minha Terra





Carminho - Escrevi Teu Nome no Vento





Ana Moura - Desfado


Haveria (há) muitas (os) mais fadistas com certeza, mas não caberiam todas (os) nesta pagina...


Sem comentários:

Enviar um comentário

Poderá gostar Também: