On


«Este blog não respeita o acordo ortográfico (AO90), por ser um atentado inaceitável à língua de Camões e de todos os Portugueses! E você, vai fazer parte deste atentado à língua Portuguesa, escrevendo segundo a aberração do AO90?»

A Inércia” de um povo;


"Um dos males de um país é a inércia dos cidadãos e a incapacidade da sociedade civil para se afirmar e ser um contra-poder às instituições".
R. Eanes




sexta-feira, 22 de maio de 2015

O maior Crime Ambiental da História da Humanidade

O maior Crime Ambiental da História da Humanidade







Fica em Alberta, Canadá; este crime Ambiental sem precedentes está a acontecer no meu Mundo, assim como no Mundo de 7 mil milhões de pessoas. 
A extracção de areias betuminosas está a destruir uma imensa floresta!


A ganância dos multimilionários detentores das petrolíferas, levam a este tipo de crime contra a Natureza que é de todos... Mas a "inércia" das populações/sociedades mundiais também são responsáveis por permitirem tal crime contra a humanidade! 


Há não muito tempo, o Canadá era famoso por paisagens naturais de tirar o fôlego e por seus belos e imaculadamente limpos centros urbanos, como Vancouver e Toronto (respectivamente, a primeira e a quarta melhores cidades do mundo para morar, de acordo com o ranking deste ano da revista inglesa The Economist). De algumas décadas para cá, porém, essa imagem idílica tem sofrido uma piora substancial, graças a um empreendimento tão grandioso quanto ambientalmente polémico: a exploração das areias betuminosas (também chamadas “areias oleosas”) no oeste do país.


O maior depósito de areia betuminosa do mundo fica em Alberta: o Athabasca, nome do rio que atravessa a região. Ele e dois depósitos menores, Peace River e Cold Lake, perfazem uma área de cerca de 140,2 mil quilómetros quadrados, pouco menor que a do Amapá. São terras escassamente povoadas, nas quais predominam a floresta boreal e jazidas de turfa. Fonte


Mike Hudema, representante de clima e energia do Greenpeace Canadá, disse ao The Independent: “A BP tem feito um óptimo trabalho nos últimos anos promovendo seus objectivos verdes. Ao entrar para a extracção do alcatrão, a empresa está participando do maior crime relacionado ao aquecimento global já visto”.

“São necessários cerca de 29 quilos de CO2 para produzir um barril de petróleo convencional. Este número pode chegar a 125 quilos para o óleo de alcatrão. Além disso, tem o potencial de acabar (ou danificar) com a imensidão de floresta selvagem, maior do que a Inglaterra e Gales, que formam parte de um dos maiores poços de carbono do mundo”, acrescenta. Segundo Hudema, o Greenpeace está planejando uma campanha contra a BP, o que pode interromper as suas actividades e o início dos trabalhos de construção em Alberta no próximo ano.




A BP, gigante britânica do petróleo que prometeu ir ‘além do petróleo’ ao descobrir novas maneiras limpas de produzir combustíveis fósseis, é acusada de abandonar o lema verde ao investir quase 1,5 bilhões de libras na extracção de óleo no Canadá, utilizando métodos que os ambientalistas dizem ser parte do “maior crime ambiental da história”.

A produtora multinacional de petróleo e gás, que lucrou 11 biliões de libras ano passado, enfrenta confrontos com o lobby verde nas florestas da América do Norte desde que o Greenpeace anunciou uma campanha contra a BP. O motivo foi a decisão da empresa de reverter sua política e investir pesado na extracção das chamadas “areias de petróleo” que ficam abaixo da província canadense de Alberta e formam a segunda maior reserva de petróleo já encontrada no mundo, após a Arábia Saudita.


A produção de óleo a partir das areias de alcatrão (uma mistura pesada de betume, água, areia e argila) descoberta debaixo de uma floresta de mais de 54 mil milhas quadradas de árvores virgens no norte de Alberta (área do tamanho da Inglaterra e Gales juntos) poderá gerar quatro vezes mais dióxido de carbono (CO2), principal gás causador do efeito estufa, do que uma perfuração convencional. A crescente indústria das ‘areias de petróleo’ irá produzir 100 milhões de toneladas de CO2 (equivalente a um quinto das emissões anuais de todo o Reino Unido) por ano até 2012, o que fará com que o Canadá não alcance a sua meta sob o Protocolo de Kyoto, segundo ambientalistas.


Fonte: The Independent




Tar Sands do Canadá é a terceira maior reserva de petróleo provada do mundo, atrás da Arábia Saudita e Venezuela. Em 2011 , acreditava-se da reserva ascendeu a 170.200 milhões de barris de petróleo , ou cerca de 11% do total das reservas mundiais de petróleo . Mas o desenvolvimento do Canadá Oil Sands é preocupante ambientalistas por várias razões , não menos importante o fato de que a produção de " óleo de alcatrão " ou " óleo de areia ", como também é conhecido , libera três vezes o volume de emissões de gases com efeito de estufa como o óleo convencional.


Documentário sobre a monstruosidade que estão afazer no Canadá! 

O petróleo também pode ser extraído de areia betuminosa, e no Canadá existe 3x mais que em toda a Arábia Saudita, o problema? É difícil de extraí-lo, mas será esta a fonte de petróleo do futuro?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Poderá gostar Também: