On


«Este blog não respeita o acordo ortográfico (AO90), por ser um atentado inaceitável à língua de Camões e de todos os Portugueses! E você, vai fazer parte deste atentado à língua Portuguesa, escrevendo segundo a aberração do AO90?»

A Inércia” de um povo;


"Um dos males de um país é a inércia dos cidadãos e a incapacidade da sociedade civil para se afirmar e ser um contra-poder às instituições".
R. Eanes




segunda-feira, 23 de junho de 2014

Festas de São João no Porto

Festas de São João no Porto



Por estes dias estão a decorre as festas dos Santos populares (de São João) no Porto, com muita diversão e boa comida (sardinhas) e bebida, festas emblemáticas do Porto de origem pagã.




“Uma das grandes novidades das festividades de São João no Porto este ano são os 'Concertos da Avenida', que nos primeiros dois dias atraíram mais de 60 mil espectadores (...). Um grande sucesso e estão a ajudar a cumprir o objectivo de alargar a data festiva do ponto de vista turístico e económico", refere o comunicado da autarquia do Porto. Fonte



O São João do Porto é uma festa popular que tem lugar de 23 para 24 de Junho na cidade do Porto, em PortugalOficialmente, trata-se de uma festividade católica em que se celebra o nascimento de São João Batista, que se centra na missa e procissão de São João no dia 23 de Junho, mas a festa do S. João do Porto tem origem no solstício de Junho e inicialmente tratava-se de uma festa pagã.



As pessoas festejavam a fertilidade, associada à alegria das colheitas e da abundância. Mais tarde, à semelhança do que sucedeu com o Entrudo, a Igreja cristianizou essa festa pagã e atribui-lhe o S. João como Padroeiro.

Onde não falta os martelinhos
Trata-se de uma festa cheia de tradições, das quais se destacam os alhos-porros, usados para bater nas cabeças das pessoas que passam, os ramos de cidreira (e de limonete), usados pelas mulheres para pôr na cara dos homens que passam, e o lançamento de balões de ar quente. Tradicionalmente, o alho-porro era um símbolo fálico da fertilidade masculina e a erva cidreira dos pelos púbicos femininos. Fonte






2013 Porto São João



Sem comentários:

Enviar um comentário

Poderá gostar Também: