On


«Este blog não respeita o acordo ortográfico (AO90), por ser um atentado inaceitável à língua de Camões e de todos os Portugueses! E você, vai fazer parte deste atentado à língua Portuguesa, escrevendo segundo a aberração do AO90?»

A Inércia” de um povo;


"Um dos males de um país é a inércia dos cidadãos e a incapacidade da sociedade civil para se afirmar e ser um contra-poder às instituições".
R. Eanes




sábado, 21 de março de 2015

Depois do Eclipse, o Fenómeno das Marés

"A Maré do Século"





Depois do eclipse solar, fica o efeito gravitacional provocado pelo alinhamento da Lua com  o Sol, provocando grandes alterações nas marés, com amplitudes elevadas, entre maré baixa e maré alta.




A região noroeste de França, nomeadamente o monte Saint-Michel ou a região de Saint-Malo, é uma das que mais turistas atrai para assistir a esta maré, a primeira do milénio, que se previa que tenha uma amplitude - de cerca de 14 metros (como um edifício de quatro andares), a diferença do nível de água entre a maré baixa e a maré alta.




Maré super baixa...
Fotografia © REUTERS/Pascal Rossignol
O fenómeno acontece uma vez a cada 18 anos devido ao alinhamento excepcional do sol e da lua.

França, Reino Unido, Canadá e norte da Austrália são as regiões onde o fenómeno pode ser observado hoje, dia em que se regista aquela que é chamada a "maré do século", que acontece devido ao raro alinhamento da lua e do sol - ocorre uma vez a cada 18 anos. fonte



Depois de subir 14 metros.


A "maré do século" inunda Monte Stº Michel de turistas.





Como se explica este fenómeno? Veja o vídeo que explica na perfeição.

A "maré do século" como a prevista para 21 de Março, acontece todos os 18 anos e resulta de vários factores astronómicos como o alinhamento dos astros, distâncias mais curtas das órbitas, etc. As marés resultam da atracção da Lua e do Sol sobre os mares e os oceanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Poderá gostar Também: