On


«Este blog não respeita o acordo ortográfico (AO90), por ser um atentado inaceitável à língua de Camões e de todos os Portugueses! E você, vai fazer parte deste atentado à língua Portuguesa, escrevendo segundo a aberração do AO90?»

A Inércia” de um povo;


"Um dos males de um país é a inércia dos cidadãos e a incapacidade da sociedade civil para se afirmar e ser um contra-poder às instituições".
R. Eanes




sexta-feira, 20 de março de 2015

Eclipse Solar na sua Totalidade, Hoje no Hemisfério Norte

Eclipse Solar na sua Totalidade, Hoje no Hemisfério Norte








Hoje, dia em que aconteceu um fenómeno raro, um eclipse Solar. A nossa Lua tapou o Sol na totalidade, observável  nos países do Circulo Polar Ártico. Um fenómeno raro e perigoso, quando observado sem as devidas precauções (filtros especiais), mas ao mesmo tempo bonito de se ser, porque permite observar a coroa Solar sem grande dificuldade. 

Este é um dia de euforia para todos os cientistas e entusiastas destes fenómenos!

Assista ao vídeo em baixo, que lhe permite ver na totalidade o eclipse, sem queimar/denaficar os seus olhos. São imagens de rara beleza !!





Não acontecia desde 2005 com tais dimensões e só volta a ser visível dentro de 11 anos: o eclipse total do Sol teve um pico, em Portugal, a partir das 9h00.


O fenómeno de hoje, acontece no dia em que começa a primavera no Hemisfério Norte. O equinócio da primavera é às 22h45 (hora de Lisboa). A estação prolonga-se por 92,75 dias, até ao próximo solstício, de verão, que ocorre a 21 de Junho, às 17h38. 

O fenómeno, que se repete a cada período de aproximadamente 18 anos e 11 dias, não deve ser observado directamente sem filtros solares oculares devido ao risco de lesões irreversíveis nos olhos, como a cegueira. 




Um eclipse solar só acontece quando o Sol, a Terra e a Lua, na fase de Lua Nova, estão alinhados. A Lua, satélite natural da Terra, interpõe-se entre o seu planeta e o Sol, tapando total ou parcialmente a luz solar. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Poderá gostar Também: