A Saúde em Portugal? Só por Telemedicina!
Ao que a saúde em Portugal chegou...
Mulher morre após diagnósticos errados feitos por telemedicina.
Empresa "Privada" responsável, escapa impune.
Ministro da Saúde é Responsável! Governo Socialista é Responsável!
O director da urgência tentou ouvir o médico - que à distância fez o diagnóstico - mas sem sucesso, até porque o hospital não tem autoridade disciplinar sobre o clínico. fonte
Na TSF...
Causa de morte não foi diagnosticada
A situação de saúde complicou-se e a mulher acabou por morrer, tendo o caso dado origem a uma queixa apresentada pelo filho por suspeita de exames trocados. A autópsia revelou uma causa de morte que não estava na TAC feita inicialmente no hospital, nomeadamente uma hérnia diafragmática e uma isquemia intestinal.
O diretor da urgência tentou ouvir o médico que à distância, pela telemedicina de uma empresa, tinha feito o diagnóstico, mas sem sucesso até porque o hospital diz que "não tem autoridade disciplinar sobre o clínico". A solução foi suspender o contrato.
Confrontado com esta deliberação lida pela TSF, o bastonário da Ordem dos Médicos diz que este caso é grave, inaceitável e teme que a falta de controlo da qualidade nos contratos públicos de telemedicina e telerradiologia seja comum noutros hospitais.
Miguel Guimarães sublinha que se as empresas não se responsabilizam pela qualidade dos exames e dos diagnósticos estamos perante uma situação altamente complexa, anunciando por isso que quer conhecer todos os contratos nesta área e irá contactar todos os directores clínicos dos hospitais alertando-os para este problema. Na TSF
Sem comentários:
Enviar um comentário