«Este blog não respeita o acordo ortográfico (AO90), por ser um atentado inaceitável à língua de Camões e de todos os Portugueses! E você, vai fazer parte deste atentado à língua Portuguesa, escrevendo segundo a aberração do AO90?»
“A Inércia” de um povo;
"Um dos males de um país é a inércia dos cidadãos e a incapacidade da sociedade civil para se afirmar e ser um contra-poder às instituições".
A propósito da noticia de hoje nos media sobre as declarações polémicas da Bastonária dos enfermeiros, sobre a eutanásia supostamente praticada nos hospitais...
Negar um medicamento que salva a vida às pessoas, é um acto de "eutanásia", praticado por quem o nega!
Foi exactamente isso que aconteceu em 2014/2015, com os "cortes cegos" na saúde por parte do anterior (des)governo. Há muitas formas de matar pessoas!
Quantos morreram sem o medicamento que lhes salvava a vida?
Bastonária do Enfermeiros reconhece a Prática de Eutanásia nos Hospitais...
Como disse, Srª Bastonária? Pratica-se eutanásia nos hospitais Portugueses?
Ao existir, é crime! É urgente saber como e onde e quem ordenou... e, saber se há aqui orientações nesse sentido do(s) governo(os) anterior(es), ao nível do ministério da saúde ou outros. Inércia, não!
Era o que faltava neste país, existir "crimes" praticados nos meandros dos hospitais... a existir será um crime, com contornos macabros e muito provavelmente com intenções económicas (de poupança). Há que esclarecer e condenar, quem tiver que ser condenado, nem que sejam membros de algum governo...!
Bastonária dos Enfermeiros: "Eutanásia já é praticada nos hospitais públicos"
"...No sábado a bastonária reconhecia a prática de eutanásia nos hospitais. O Ministério da Saúde e a Ordem dos Médicos já pediram que as declarações de Ana Rita Cavaco sejam averiguadas. Ana Rita Cavaco dizia que a eutanásia já é de alguma forma praticada a nos hospitais. Em entrevista à Rádio Renascença a bastonária falava de médicos que sugerem essa solução para alguns doentes.
Em comunicado enviado esta segunda-feira, o Ministério da Saúde informa que "considerando as declarações proferidas pela senhora bastonária da Ordem dos Enfermeiros sobre alegadas práticas de eutanásia no Serviço Nacional de Saúde (SNS), o ministro da Saúde solicitou, com carácter de urgência e tendo em vista o cabal esclarecimento dos cidadãos, uma intervenção da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) com vista ao apuramento dos factos". Continue lendo aqui!
Mas, a Srª Bastonária dos enfermeiros, muito provavelmente tem toda a razão... Basta recordarmos o que aconteceu no ano passado...!
É um facto incontornável, que o anterior governo praticou eutanásia (nega de medicamento), ao não comprar um medicamento para a hepatite C, que salvava a vida às pessoas e, o governo não o comprou no tempo certo por questões económicas, acabando por condenar à morte certa várias pessoas.
Negar medicamentos às pessoas é uma forma de eutanásia, governamental !
Quem não se lembra deste episódio dramático... de uma pessoa que estava condenada à morte.
Fica aqui um comentário de quem parece saber muito bem o que se passa por debaixo do pano...
"Pois é, são muitos que com o medo da morte dizem mais vale não falar no assunto, e que quem fala é irresponsável, mas infelizmente com ou sem a enfermeira a abrir o tema de conversa, já sabemos que nem com o Ministério da Saúde, Ordem dos Médicos, MP e PGR a copiar o sucesso de confiança da ICAR na questão de pedofilia, a eutanásia existe, escondida debaixo dos lençóis dos hospitais.
No entanto o problema de tal lei não está na lei de morte assistida, mas na criação de controlo que obriga médico a explicar ao doente que vai morrer um pouco mais cedo por faltar meios nos hospitais. Ora óbvio que a Ordem dos Médicos não aceita o papel de mensageiro da má notícia e recusará a legalização de eutanásia para não ficar responsável pela actual situação de assassinato legalizado (como dizia Marcelo do aborto ilegal, é ilegal mas faz-se) por falta de meios de que ninguém no estado, parlamento, justiça, administração pública quer assumir responsabilidade, nem ouvir falar." No DN
Protestou, lutou e teve direito à vida!
Morreram pessoas por falta do medicamento!
É uma vergonha, termos "políticos" miseráveis que olham para as pessoas como se fossem unicamente um número...
Kirill Neiezhmakov, mostrou o Porto ao mundo de uma nova perspectiva... Numa viagem alucinante, de um dia, pelas ruas e ruelas, rio e pontes, recantos e encantos da bela cidade do norte de Portugal, o Porto.
Kirill, através do seu olhar e da sua criatividade, transporta-nos pelo Porto de um forma que muitos poucos imaginariam ser possível. Ver o Porto de uma maneira completamente radical.
“É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, pelas suas pontes e arquitectura contemporânea e antiga, o seu centro histórico, classificado como Património Mundial pela UNESCO.
Porto, uma cidade maravilhosa que está à procura de ser descoberta.”
Turista faz vídeo completamente arrepiante da Cidade do Porto, UAU!!
Porto (património mundial da humanidade) cidade histórica, com a sua arquitectura única, gastronomia e vinhos singulares, autenticidade das suas gentes, animação cultural e nocturna é um dos destinos de eleição a descobrir no mundo.
Paulo Ferreira, fotografo português realizou um vídeo também deslumbrante.
"Cultura do Medo" Instalada na BBC Permitiu Abusos Sexuais Continuados ao Longo dos Anos
Simplesmente deplorável... Na terra da sua majestade e, numa televisão Estatal como a BBC, permitir-se ao longo dos tempos este tipo de "atentado ao pudor" numa televisão pública. Como pode ser possível tal aberração?
Um novo relatório demonstra que uma cultura deferencial e baseada no medo fez com que dois apresentadores da BBC pudessem continuar nos seus cargos mesmo quando se sabia que abusavam sexualmente de mulheres e crianças, de acordo com um relatório recém-publicado pela televisão pública britânica.
Jimmy Savile foi apresentador da BBC durante décadas. Terá abusado de 72 vítimas, muitas das quais menores, nas instalações da televisão estatal. | PAUL HACKETT/REUTERS
Quando uma funcionária disse que Jimmy Savile lhe tinha posto a mão debaixo da saia, foi-lhe dito: "Boca calada, ele é um VIP"
O apresentador Stuart Hall foi condenado em 2013 de abusar sexualmente de 13 raparigas, e o apresentador Jimmy Savile morreu em 2011 sem nunca ter sido julgado pelos crimes de que é acusado. A juíza Janet Smith conduziu a investigação na BBC para perceber o que se passara na televisão estatal para que dois dos seus apresentadores pudessem permanecer impunes nos seus cargos apesar de rumores e acusações que duraram décadas. Smith identificou pelo menos 72 vítimas de Savile com relação ao seu trabalho na BBC, oito das quais foram violadas, e 21 de Stuart Hall. Fonte
Os resultados de uma análise independente aos abusos sexuais dentro da BBC foi revelado. O abuso, abrangendo décadas, realizadas por talentos no ar, como Jimmy Savile e Stuart Hall, expôs uma cultura podre, onde celebridades foram tratadas com "luvas de pelica", que levou à cultura do medo e impunidade.
Estará a humanidade em Risco, com Robôs inteligentes?
Estará a humanidade preparada para coexistir com robôs cada vez mais evoluídos... e, cada vez mais inteligentes e mais versáteis? Estarão os humanos preparados para o que ai vem, em termos de empregos que serão retirados aos humanos e ocupados por robôs?
Bom, depende muito de quem os fabrica e de suas intenções futuras, assim como do bom senso dos governos ou não, em lidar com esta situação, que vai futuramente e inevitavelmente ter um impacto gigantesco na humanidade e, terá que ser debatido no âmbito político e civilizacional, tendo em conta a sociedade. Há uma linha vermelha que não deverá ser ultrapassada e, terá que haver muito bom senso no desenvolvimento da IA robótica, ou então teremos um desastre e um conflito entre humanos e máquinas robotizadas.
Dá pelo nome de Atlas, é conhecido pela sua capacidade de realizar tarefas tipicamente humanas e tem uma nova versão. O novo robô da Boston Dynamics, empresa norte-americana detida pela Google, foi apresentado nesta quarta-feira através de um vídeo de lançamento e mostra um desenvolvimento impressionante da máquina a vários níveis. fonte
Três Leis da Robótica são em verdade três princípios idealizados pelo escritor Isaac Asimov a fim de permitir o controle e limitar os comportamentos dos robôs que este trazia à existência em seus livros de ficção científica.
Asimov foi um prolífico escritor não apenas de ficção científica mas também de obras científicas, publicando ao todo mais de 500 livros e contos ao longo dos seus 52 anos de carreira; entre eles incluindo-se "Eu, Robô" e "Manual de Robótica, 56 Edição, 2058 d.C." .
As três diretivas que Asimov fez implantarem-se nos "cérebros positrônicos" dos robôs em seus livros são :
1ª Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inacção, permitir que um ser humano sofra algum mal.
2ª Lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos excerto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.
3ª Lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal protecção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Leis.
Mais tarde Asimov acrescentou a “Lei Zero”, acima de todas as outras: um robô não pode causar mal à humanidade ou, por omissão, permitir que a humanidade sofra algum mal.
O objectivo das leis, segundo o próprio Asimov, era tornar possível a coexistência de robôs inteligentes - as leis pressupõem inteligência suficiente para os robôs tomarem suas próprias decisões - e humanos; impedindo assim que aqueles venham a se rebelar contra ou mesmo subjugar estes. Adicionalmente, ainda segundo o próprio Asimov, em virtude das diversas interpretações das mesmas, as leis lhe forneciam um mote valioso para um número grande de histórias.
Um dia os Robôs serão iguais aos humanos na aparência... estará a humanidade preparada?
Em Portugal é Preciso passar-se Fome para ter Direito a uma bolsa de Estudo
Este foi o legado que o anterior (des)governo (Crato, Passos e Companhia) nos deixou... para se ter direito a alguma coisa é preciso passar-se fome, não ter casa, não ter família, etc, etc,. É que o tecto de 7770€ para se ter direito a uma bolsa de estudo é extremamente baixo... não dá para se viver, dá para se sobreviver e muito mal... imagine-se, quem tiver empréstimo a pagar ao banco da sua casa, água, luz, gás, e despesas com os filhos e demais despesas; como pode uma família viver condignamente com 7770€ por ano? Logo, só quem passa fome poderá ter acesso a uma bolsa de estudo!
Um país que não investe no ensino, tem o seu futuro condicionado, penhorado, desgraçado.
"Estudo mostra que acesso ao apoio do Estado para estudar no superior ficou mais difícil desde 2010. Percentagem de alunos bolseiros é maior nos institutos politécnicos do que nas universidades.
Patamar de carência económica para aceder a uma bolsa é hoje de 7770 euros anuais per capita de rendimento da família." Fonte, aqui e aqui!
Mariano Rajoy anda de mal a pior... desta vez foi declarado "Persona Non Grata", na sua própria terra natal, em Pontevedra. Uma vergonha! Rajoy, que tantas criticas fez ao que se passava em Portugal, pós eleições de 4 de Outubro do ano passado. Agora, está a provar do seu próprio veneno, não basta o facto de não conseguir constituir um governo em Espanha, senão agora esta afronta à sua pessoa, considerado "Persona Nongrata" na sua própria terra.
É caso para se dizer: "quem semeia ventos, colhe tempestades"!
Em causa está a permanência de uma fábrica de celulose junto à Ria de Pontevedra, durante mais 60 anos.
Mariano Rajoy foi considerado Persona non Grata na cidade onde cresceu na Galiza.
O aval para a permanência da fábrica foi dado pelo Presidente do Governo e o município não gostou. fonte
Primeiro Ministro espanhol Mariano Rajoy foi declarado "persona nongrata" em sua cidade natal de Pontevedra, segunda feira, depois de uma sessão plenária tensa com apoiantes e opositores da medida auxiliando a votação.
Manifestantes de ambos os lados se reuniram na entrada da Câmara Municipal, para expressar a sua opinião sobre o assunto. Eles eventualmente conseguiu passar as portas e entraram a sessão plenária, onde alguns aplaudiram e outros vaiaram a decisão. O prefeito de Pontevedra, Miguel Anxo Fernández Lores teve que interromper a sessão devido a agitação.
SOT, Miguel Anxo Fernández Lores, prefeito de Pontevedra (Galego): "a declaração de Mariano Rajoy como 'persona non grata' pela cidade de Pontevedra vem depois de uma longa história, e de alguma forma a gota de água foi as decisões tomadas pelo Partido Popular sobre a consolidação de uma empresa que há sessenta anos localizados na Ria de Pontevedra, em uma área natural e protegida, ambientalmente."
SOT, Juan Loureiro, membro da plataforma contra ENCE (espanhol):"ele é o primeiro-ministro, ele é de Pontevedra e é o único que poderia paralisar esta extensão."
Mariano Rajoy.fue nombrado persona 'non grata' por el pleno del Ayuntamiento de Pontevedra, la que es considerada como su ciudad, al respaldar esta moción los 12 ediles del BNG, que se sumaron a los tres del PSdeG y los dos de Marea de Pontevedra, promotores de esta iniciativa...
los promotores de la moción, el portavoz de Marea Pontevedra, Luis Rei, denunció que "Rajoy condenó a prisión permanente revisable con la agravante de podredumbre a 83.000 pontevedreses", mientras que Agustín Fernández, del PSOE, criticó que el presidente del Gobierno en funciones "regaló 60 años más de destrucción y desolación" a Ence.
Por su parte, Carme da Silva, del BNG, afirmó que Ence se instaló en la ría con Franco "a bayoneta calada" y Rajoy ha demostrado ser "digno heredero de esa tradición". Esto es una "condena para toda Galicia que debería avergonzar a todo el PP de Pontevedra",
A verdade sobre um crime cometido pela Alemanha em conluio com os covardes líderes da (des)União Europeia... Mais uma vez, a "raça superior" a querer dominar e a provocar o conflito no velho continente.
Este é um documentário a não perder, para entender as intenções da Alemanha...
Quem não se lembra do spectrum, aquele computador ou máquina de jogos, em que se carregava os jogos a partir de uma cassette de audio, que emitia uma serie de ruídos (código computacional) que se transformava num jogo para a malta/jovens se divertirem, num tempo em que a informática dava os primeiros passos de uma longa jornada.
Pois é, está de regresso novamente! Ao fim de longos anos caído no esquecimento, regressou transformado numa consola portátil. Agora com o nome ZX Spectrum Vega+.
Senhor de uma "Grande Voz", Benjamin Clementine vem a Portugal em Junho, aos coliseu de Lisboa e Porto. Já antes aqui publicado neste blog, um pouco da sua história de vida, que não foi nada fácil e, que chegou a tocar no metro de Paris e em outras cidades para sobreviver... Hoje é um senhor que enche plateias, com a sua poderosíssima voz que encanta quem tem oportunidade de o ver cantar.
Das dificuldades provêem grandes vozes, que são moldadas ao longo dos tempos e em recintos público, onde muitas vezes as pessoas passam e não dão importância e, algum tempo mais tarde, eis que saltam do anonimato para os palcos da ribalta.
O músico britânico que cantou no metro de Paris, onde viveu como sem abrigo, teve como momento determinante da sua carreira a apresentação no programa Later... with Jools Holland. Seguir-se-ia o EP Cornerstone, o álbum cantado e tocado num longo rol de concertos e uma participação no novo álbum de Charles Aznavour, Encores. Nele, Aznavour e Clementine cantam em dueto You've Got To Learn, canção eternizada pela voz de Nina Simone - com cuja força Clementine, de 26 anos, tem sido comparado. At Least For Now é o disco de estreia de Benjamin Clementine, lançado em Abril de 2015, que foi reconhecido como um dos melhores álbuns do ano por numerosas publicações de referência e distinguido com o Mercury Prize 2015. aqui!
Mosteiro de Santa Clara Inundado duas vezes num Mês
Não, não é "inercia" não... É, incompetência, incompetência e mais incompetência!
O Mosteiro de Santa Clara em Coimbra está pela segunda vez este mês inundado, parece mentira, mas, é assim neste país. Com prejuízos que podem ascender a mais de 600 mil euros. Recentemente foi alvo de obras no valor de 6 milhões de euros para contenção de águas, mas, como se vê agora, essas obras serviram unicamente para delapidar dinheiros públicos. Pois está agora muito pior que antes das obras!
"Responsáveis pelo monumento de Coimbra explicam que o mosteiro continua com 2,5 metros de água, três dias depois das cheias do fim de semana. É preciso estudar as obras feitas em 2008.
Num mês, o monumento ficou duas vezes cheio de água. Na primeira os prejuízos ultrapassaram o meio milhão de euros. Na segunda, no último fim de semana, ainda é cedo para fazer contas pois a água continua com 2,5 metros de altura.
A directora regional de cultura do Centro defende, em declarações à TSF, que é preciso avaliar as obras concluídas em 2008 e que foram feitas no mosteiro e na zona envolvente."
Em Janeiro era assim...
Quem é responsável por esta vergonha?
A EDP é um dos responsáveis! Pois, não têm respeito por quem está a baixo das albufeiras.
Mas que falta de visão e estratégia é esta, a dos novos donos da TAP? Mas que palhaçada é esta que tomou conta da TAP?
Mas, a TAP vai ter uma oposição firme e ruidosa, a do Dr. Rui Moreira, que opôs-se completamente ao encerramento destas rotas por parte da TAP para vários destinos da Europa. O que eu concordo plenamente!
Se a TAP continua a ser pública, não é admissível que deixe de fazer serviço público.
Há aqui uma realidade incontornável e lamentável, que é a de os novos donos da TAP em prejudicar o Norte, mais concretamente o Porto. Esta nova estratégia da TAP vai conduzi-la à ruína... já para não falar dos compradores "falidos" (a Azul) que compraram a TAP e agora pedem aos seus funcionários para tirarem licença sem vencimento por dois anos.
Por este caminhar das coisas ainda vão ser vendidos aviões da TAP para pagar dívidas dos novos donos da TAP... Que negócios miseráveis, feitos por políticos "pafiosos".
Este foi o negocio destruidor da TAP, em que Passos Coelho e Portas são os únicos responsáveis pelo que venha a acontecer à companhia!
Esta é a nova TAP de Passos/Portas
Mas, quando a TAP não quer; há outras companhias que estão de "braços abertos" para voarem do e para o Porto, criando assim novas rotas para o Norte de Portugal.
"Serão mais cerca de 36 700 lugares por semana, contra os oito mil lugares que a TAP deixa de fazer nas rotas Milão, Roma, Barcelona e Bruxelas, durante o mesmo período, segundo os números da Autarquia do Porto. O JN/Dinheiro Vivo sabe que a SATA também reduzirá em 1200 o número de assentos disponíveis. Em termos líquidos, o Porto terá um ganho a rondar os 27 500 lugares adicionais por semana." (aqui, fonte)
Ontem foi dia dos namorados? ... Então e hoje, amanhã, depois, não é dia dos namorados?
Dia dos namorados é sempre quando o ser humano quiser. O mundo ocidental gosta muito de rotalizar os dias, dar nomes ao dias... está não mãos de cada um, fazer do seu dia aquilo que lhe parecer mais apropriado.
O importante é não esquecer nunca o "amor", assim como muitas outras coisas importantes, em cada dia da sua vida!
Depois da segunda Guerra Mundial ninguém imaginava que tais imagens Apocalípticas pudessem nos assombrar novamente... mas elas estão ai, na Syria!
Para aqueles que são contra os refugiados no seu êxodo para a Europa, na sua fuga à morte certa, na fuga à fome, e a uma guerra devastadora, em que muitos duvidam das suas intenções... para aqueles que se recusam cada vez mais em recebê-los, erguendo barreiras/muros da vergonha em pleno século XXI.
Para os que estão fartos de estarem bem, e assim não se sensibilizam com o sofrimento dos que nada têm, por terem perdido tudo numa guerra que ninguém entende muito bem o porquê de existir... Para os povos dos países RICOS do Norte da Europa, que sendo ricos negam um copo de água, uma sopa de pão, a uma criança que foge de uma guerra que não poupa ninguém.
É vergonhoso que em pleno século XXI esteja a acontecer novamente genocídios humanos à entrada da Europa e, muitos da Europa olham para o lado, desviam o seu olhar a uma tragédia humana de proporções gigantescas, na Syria e no Mediterrâneo... Com uma União Europeia mergulhada numa "inércia" em relação a este genocídio humano, que roça o criminoso contra a humanidade.
Para todos, fica aqui estes vídeos que nos mostram que ainda há monstros humanos capazes de destruir um país ou vários e mesmo o Mundo se os deixarem.
Estas são imagens Apocalípticas em pleno século XXI
Deutsche BanK, um novo Lehman Brothers na Europa?!
Esqueçam o risco de colapso dos bancos Portugueses... Uma bomba relógio tipo Lehman Brothers está prestes a explodir na Europa, o Deutsche Bank!
A Srª Angela Merkel que cuide mas é dos seus problemas internos e deixe de mandar bocas para os outros países, isso sim.
A economia Chinesa arrefece e a Alemanha entra em recessão. O Deutsche Bank é o inicio dos problemas na Alemanha.
"Para Catarina Martins, a reunião do Eurogrupo desta quinta-feira foi “preocupante”. A porta-voz do Bloco de Esquerda considera que é inaceitável o facto de o ministro das Finanças alemão, Wolfang Schäuble, ter associado o nervosismo dos mercados a Portugal."
“Foi um Eurogrupo sob a liderança do ministro alemão que associa a mentira ao nervosismo dos mercados. Quando a banca alemã está em apuros, a Alemanha aponta o dedo aos países periféricos”, afirmou Catarina Martins durante a sua intervenção no debate quinzenal no Parlamento. Fonte aqui!
"O maior banco da Alemanha está a passar por um dos piores momentos de sempre na bolsa de Frankfurt. As acções do Deutsche Bank caíram para um mínimo de 30 anos. O valor de mercado do banco é, neste momento, quase metade do que era há um ano. Só este ano, o valor dos papéis caiu cerca de 40%, arrastando o sector bancário europeu para o vermelho.
O Deutsche Bank foi afectado, como todo o sector, pela crise de 2008, mas demorou mais tempo que os outros bancos a recuperar, devido a vários problemas com a justiça, que o obrigaram a gastar milhares de milhões de euros.
O Deutsche Bank é o último dos grandes bancos europeus a operar uma reestruturação no sector da banca de investimento, desde que as regulações se tornaram mais apertadas.fonte, aqui.
Albert Einstein era de facto um homem muito, muito inteligente. As previsões dele estavam de facto certas. A "Teoria da Relatividade" que ele propôs, baseada em seus cálculos matemáticos e sem nenhuns meios de observação à altura, deixou de ser uma "teoria" e passou a ser uma "realidade" comprovada pela tecnologia existente, hoje.
Há uma pergunta imperiosa a fazer, hoje: será que os cientistas de hoje andam a dormir na sombra, na formatura? Ou falta-lhes ideias (QI)?
Porque, tecnologia não lhes falta hoje... comparando com a que Albert Einstein tinha há sua disposição no seu tempo.
Há cem anos, Albert Einstein declarava que o universo era atravessado pelas chamadas "ondas gravitacionais". Trata-se de ecos produzidos pela expansão inicial do universo, responsáveis por modulações no espaço e no tempo.
Supostamente, essas ondas podem ajudar-nos a conhecer melhor fenómenos como os buracos negros. Agora, com a teoria de Einstein comprovada, abre-se uma nova janela sobre o espaço, que vai alterar e revolucionar a visão que tínhamos do espaço.
Esta descoberta deve-se ao mérito de Albert Einstein e, à persistência dos cientistas de hoje que não desistiram de as procurar, e assim comprovaram a existência das "ondas gravitacionais" de Alberto Einstein.
Mas, fica uma questão: se Albert Einstein no seu tempo e sem equipamentos praticamente nenhuns, já afirmava a existência das ondas gravitacionais... imagine-se se Albert Einstein existisse hoje, e as muitas descobertas que ele já teria feito, com a tecnologia existente hoje...?!
As ondas gravitacionais, previstas na teoria por Albert Einstein há mais de cem anos, foram detectadas. O anúncio foi feito por cientistas de vários países nesta quinta-feira.
Ao minuto 1:00. Esta é uma nova "janela para o universo" - space
Imagine-se numa situação em que para trabalhar/estagiar tem que pagar... pois é, isso acontece em Portugal, o país em que tudo é possível, para lixar os estagiários. Bandidos!
É uma vergonha, uma selvajaria. A impunidade impera neste miserável país, onde as Leis Laborais são completamente ignoradas e onde deveria existir uma entidade fiscalizadora destas situações que ao que parece não existe, não actua, essa entidade é a ACT.
O recurso à massificação de estágios, promovidos principalmente pelo Estado no últimos anos, abriu a porta, pelo exemplo, a casos destes. O recurso a falsos estagiários para suprir funções permanentes em grandes empresas e em organismos do Estado, o facto de um em cada quatro postos de trabalho contabilizados como criados corresponder a estágios, as sobrecargas horárias e tarefas fora do âmbito de estágio, a ausência de direitos, de férias, desembocaria inevitavelmente em situações como esta. Seguindo o péssimo exemplo dado tantas vezes pelo Estado quando fomenta estágios e precarização em massa, a marca “Work4U” da empresa Lontra (segundo informação do Público) decidiu criar uma plataforma em que ensaiaria o encaixe entre oferta e procura de estágios (tal como afirmam oportunisticamente as empresas de trabalho temporário) para criar estágios. Para chamar a atenção de possíveis patrões, lançou o anúncio da oferta de estagiários grátis 2 dias sem compromisso, onde anunciava ainda a sua tabela de preços:
- “1 ano de estágio a pronto – 969€, desconto 15% poupa 171€”;
- “6 meses a pronto – 510 €, desconto 10% poupa 60€”;
- “Pagamento mensal 95€ – pago em débito directo”.
Acresce às operações IVA e taxa de activação de 60€ por estagiário. Além dos 60€ cobrados aos estagiários na inscrição, a empresa receberia das empresas que ficariam com os estagiários uma verba por “serviços de consultadoria”, isto é, por angariarem estagiários. Fica a dúvida: os 95€ mensais do anúncio eram o que era pago ao estagiário ou o que era pago pela empresa à Work4u? E se era o valor pago pela empresa à Work4u, qual é o valor pago mensalmente aos estagiários? Há uma tabela? É o valor do estágio IEFP? É definido pela empresa final?
Abaixo é ainda referido que é a empresa final que define o custo mensal de apoio para transporte e alimentação. Ora, existe uma legislação para estágios e o valor pago por alimentação é no mínimo de 88,96€ e por transporte de 41,92€ (IEFP). Mas no meio da desregulamentação, define quem paga, não?
A situação é clara. Não existe qualquer enquadramento legal para a actividade desenvolvida pela marca Work4U. A sua actividade é a angariação de trabalhadores, o que até pode parecer aceitável por alguns nesta era do empreendedorismo do it yourself, mas está fora da lei. Se os estágios são do IEFP, o que faz mais uma estrutura no meio? Se as empresas criam os seus próprios estágios, porque razão há de haver ainda mais um intermediário no meio, ainda por cima fora da lei? As praças de jorna virtuais não deixam de ser praças de jorna. Criar estágios não é criar emprego. Criar falsos estágios não é criar emprego. Capturar parte do salário dos estagiários não é criar riqueza, é capturar parte do salário dos estagiários. Às vezes até pode não parecer, mas ainda existem leis para regular o trabalho e defender quem trabalha.Aqui, nos Precários.
"...Para os Precários Inflexíveis, o caso “configura uma ilegalidade até do ponto de vista do modelo de negócio”, comentou João Camargo. “É tráfico de mão-de-obra, uma coisa absolutamente estarrecedora.” A associação está já a ultimar a queixa a ser entregue na ACT e mostra-se particularmente preocupada com o alegado acesso desta “espécie de empresa de trabalho temporário” a que chama mesmo de “máfia laboral” a estágios ao abrigo do IEFP.
“Se apresentam garantias de estágios significa que têm acesso ao IEFP. Isto é um passo seguinte às empresas de trabalho temporário, nem sequer está contemplado na lei”, lamenta o membro dos Precários Inflexíveis.
Na página do Ganhem Vergonha, várias pessoas relatam experiências tidas com esta empresa. Segundo revelam, os candidatos têm de pagar uma taxa de inscrição de 30 euros e uma outra, também de 30 euros, correspondente à activação do estágio, caso o mesmo se concretize." fonte
Tenham muito cuidado com as empresas, WourK4U e Ibérica que no fundo são a mesma coisa. Não se deixem enganar, denunciam à ACT e se forem contactados através do IEFP para estágios nestas empresas exijam os vossos direitos contemplados na Lei. Não permitem abusos!
Foi o Governo de Passos/Portas que criou os estágios profissionais para desempregados de longa duração, para camuflar o desemprego e permitir às empresas ter mão de obra grátis!