On


«Este blog não respeita o acordo ortográfico (AO90), por ser um atentado inaceitável à língua de Camões e de todos os Portugueses! E você, vai fazer parte deste atentado à língua Portuguesa, escrevendo segundo a aberração do AO90?»

A Inércia” de um povo;


"Um dos males de um país é a inércia dos cidadãos e a incapacidade da sociedade civil para se afirmar e ser um contra-poder às instituições".
R. Eanes




domingo, 1 de novembro de 2015

Faz hoje 260 anos, que Lisboa foi Destruída

Faz hoje 260 anos, que Lisboa foi Destruída









Faz hoje 260 anos do terramoto de Lisboa... terramoto que arrasou a cidade, acompanhado de um maremoto de dimensões gigantescas, que destruiu muito do que escapou ao terramoto. A cidade ficou totalmente em escombros, levando muitos anos a ser reconstruida totalmente.


No 1º de Novembro de 1755, as placas tectónicas libertaram de repente uma brutal energia, acumulada, causando um terremoto de magnitude 8,5 ou 9 na escala de richter, o seu epicentro foi apenas 150 milhas da capital de Portugal. O que desencadeou uma série de eventos trágicos.




Relatos da época afirmam que os abalos foram sentidos, consoante o local, durante entre seis minutos a duas horas e meia, causando fissuras enormes de que ainda hoje há vestígios em Lisboa. O padre Manuel Portal é a mais rica e completa fonte sobre os efeitos do terramoto, tendo descrito, detalhadamente e na primeira pessoa, o decurso do terremoto e a vida lisboeta nos meses que se seguiram. 
A intensidade do terramoto em Lisboa e no cabo de São Vicente estima-se entre X-XI na escala de Mercalli. Com os vários desmoronamentos os sobreviventes procuraram refúgio na zona portuária e assistiram ao recuo das águas, revelando o fundo do mar cheio de destroços de navios e cargas perdidas. Poucas dezenas de minutos depois, um tsunami, que actualmente se supõe ter atingido pelo menos seis metros de altura, havendo relatos de ondas com mais de 10 metros, fez submergir o porto e o centro da cidade, tendo as águas penetrado cerca de 250 m. Nas áreas que não foram afectadas pelo tsunami, o fogo logo se alastrou, e os incêndios duraram pelo menos cinco dias. Todos tinham fugido e não havia quem o apagasse. Fonte, Wikipédia 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Poderá gostar Também: