On


«Este blog não respeita o acordo ortográfico (AO90), por ser um atentado inaceitável à língua de Camões e de todos os Portugueses! E você, vai fazer parte deste atentado à língua Portuguesa, escrevendo segundo a aberração do AO90?»

A Inércia” de um povo;


"Um dos males de um país é a inércia dos cidadãos e a incapacidade da sociedade civil para se afirmar e ser um contra-poder às instituições".
R. Eanes




segunda-feira, 27 de abril de 2015

Erupção do Vulcão Calbuco

Erupção do Vulcão Calbuco







Vulcão Calbuco - Chile
Por estes dias, o vulcão Calbuco deixou o seu estado de aparente "inercia" e entrou em erupção. Este fenómeno, ao que parece está relacionado com gigantescas tempestades solares, que atingiram a terra por estes dias; tempestades que perturbaram o núcleo ferroso da terra, provocando vários terremotos e despertando alguns vulcões pelo Mundo, como o vulcão de Calbuco.



"As tempestades solares originam movimentos violentos do magma", explica Victor Hugo Forjaz, vulcanólogo dos Açores.

A mãe Terra às vezes acorda mal disposta. "A atmosfera evolui todos os dias. Temos dias bons, dias maus, dias de tempestade, dias de sol. A mãe terra, lá em baixo, também tem esses humores, também tem essas reacções", diz o vulcanólogo Victor Hugo Forjaz.

Por isso, estas erupções vulcânicas, como as que aconteceram na Costa Rica e no Chile são mais ou menos imprevisíveis.

O que é certo é que estamos a viver um período de agitação solar que interfere no coração da Terra: "As tempestades solares originam movimentos mais rápidos e mais violentos do magma que está a 40 ou 50 km de profundidade e depois isso tem consequência nos vulcões que estão mais à superfície".

Em Portugal, diz o professor da Universidade dos Açores, não há nenhuma situação preocupante.

No Faial, houve "nos últimos três dias 42 pequenos sismos, depois outros a norte dos Açores", mas, sublinha, "é a tal evolução natural da abertura do Atlântico. O fundo do mar Atlântico não é um mar morto, é um mar que está em contínua expansão". fonte, aqui.








As cinzas expelidas pelo vulcão são uma dor de cabeça para os habitantes próximos do vulcão.


"Em Ensenada, localidade chilena mais próxima do vulcão Calbuco, habitantes e Exército trabalham em conjunto para remover as toneladas de cinza depositadas na sequência das violentas erupções registadas na semana passada.

No entanto, apesar da acalmia, as autoridades advertiram que o vulcão continua instável e que poderão registar-se novas erupções, mantendo-se o alerta vermelho na região circundante do Calbuco.

Nalguns casos, a cinza acumulada nos tectos provocou danos importantes, como neste restaurante de Ensenada. Ainda assim, o dono do estabelecimento não desespera e garante que se voltarem a registar-se erupções, terá de “esperar, mais assim que for possível começará a construção de um novo restaurante”. fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Poderá gostar Também: