On


«Este blog não respeita o acordo ortográfico (AO90), por ser um atentado inaceitável à língua de Camões e de todos os Portugueses! E você, vai fazer parte deste atentado à língua Portuguesa, escrevendo segundo a aberração do AO90?»

A Inércia” de um povo;


"Um dos males de um país é a inércia dos cidadãos e a incapacidade da sociedade civil para se afirmar e ser um contra-poder às instituições".
R. Eanes




terça-feira, 8 de abril de 2014

Os Anos da Ditadura Salazarista

Os Anos da Ditadura Salazarista



Para quem não sabe o que foi a ditadura em Portugal e para os que já se esqueceram e até já dizem bem da ditadura Salazarista... Também para os que dizem que não devemos mais votar ou votar em branco, pois esse é o caminho para voltarmos novamente a uma ditadura...!

Assim era no Estado Novo:

"...Nenhuma lei proibia expressamente os partidos políticos enquanto tais, mas Salazar considerava que, existindo a União Nacional, os antigos partidos tinham sido colocados fora da lógica do novo regime, acabando todas as organizações e movimentos políticos existentes por ser obrigados a coibir-se de qualquer actuação pública. Alguns, como o Partido Comunista (PCP) ou o movimento Anarcossindicalista da Confederação Geral do Trabalho passaram a actuar na clandestinidade ou no exílio, outros, como o Partido Socialista Português e o Integralismo Lusitano, foram levados a extinguir-se em 1932-1933. O Movimento Nacional-Sindicalista, de Francisco Rolão Preto foi proibido após a tentativa de revolução levada a cabo por elementos seus a partir do quartel da Penha de França, acrescentando a nota oficiosa de 29 de Julho de 1934, que decretava a sua extinção, que se tratava de um movimento inspirado em "certos modelos estrangeiros".


Os anos da Ditadura Salazarista…

A 28 de Maio de 1926, um movimento militar triunfante, comandado pelo General Gomes da Costa, põe fim à Primeira República e instaura uma Ditadura Militar. Este movimento teve imediata e ampla adesão da população, que cansada da instabilidade político-social, via na ditadura um meio "provisório" para instaurar a paz social e a ordem, que permitissem o progresso do País.



Mas Salazar, primeiro como Ministro das Finanças e depois, Chefe do Governo, apoiado por forças políticas da extrema-direita, prolonga a ditadura, consolida-a, torna-a pessoal e "definitiva". 
Desde 1926 e até ao 25 de Abril de 1974, vive-se em Portugal, por quase meio século, um regime anti-democrático, autoritário e de repressão sistemática das liberdades.


À que relembrar, passados 40 anos do derrube do regime e a viragem para a Democracia.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Poderá gostar Também: