Júpiter, como Nunca Antes Visto
Imagens inéditas de alta resolução, mostram Júpiter com um detalhe nunca antes visto no nosso Planeta. Imagens do telescópio Hubble; NASA.
A NASA divulgou um mapa em alta resolução de Júpiter, onde mostra a Grande Área Vermelha do planeta, uma tempestade que tem atormentado o planeta há vários anos.
As imagens permitiram que os cientistas percebessem que esta área está a diminuir, a um “ritmo mais acelerado do que o normal”. A tempestade está a ocupar menos 240 quilómetros do que a última vez que foi medida.
Os investigadores puderam também perceber que a Grande Área Vermelha tem uma zona alaranjada e que, dentro da tempestade, há uma espécie de “filamento fino”, que se contorce e gira em torno de um vórtex.
“Sempre que olhamos para Júpiter descobrimos pistas tentadoras de que algo verdadeiramente empolgante está acontecer”, afirmou Amy Simon, uma das cientistas da NASA. “Esta vez não é excepção”. Fonte
Júpiter é apenas o primeiro dos vários planetas captados pelo telescópio espacial Hubble, que vai tirar retratos anuais aos planetas do sistema solar.
Sem comentários:
Enviar um comentário