Autarca acusa Governo de «gestão danosa» 2013-11-27, aqui, na TVI
Citação: "Vim cá ao grupo parlamentar do PS para solicitar uma comissão de inquérito para este caso, porque acho que este é um caso de polícia", disse José Maria Costa em declarações aos jornalistas.
"José Maria Costa afirmou que "o Estado vai gastar 30 milhões de euros nas indemnizações de um despedimento colectivo e vai receber da subconcessão 7,5 milhões", considerando tratar-se de "um caso de polícia" e de "gestão danosa dos dinheiros públicos".
O autarca lamentou que o processo do Estaleiros Navais de Viana do Castelo se tenha arrastado durante dois anos "para parir 620 desempregados" e disse que isto é "uma calamidade social" para o concelho, que, de forma indirecta, afecta pelo menos mais 4.000 trabalhadores. " Aqui, No Jornal o Noticias!
Segundo Miguel Sousa Tavares a privatização dos estaleiros de Viana do Castelo, não parece coerente...
- -O governo recebeu a pasta com o alerta para a urgência de medidas...
- -Era um caso que envolvia mais de 630 postos de trabalho...
- -Uma empresa num sector estratégico, onde Portugal já foi um dos lideres mundiais...
- -Uma empresa que já custou muito dinheiro aos contribuintes
- -Merecia certamente respeito e urgência por parte do governo,
- Mas o governo apenas se limitou a deixa-la afundar. Ao fim de 10 meses no poleiro, com um caso urgente para resolver, deixou arrastar a situação até ao caos, para ter uma desculpa afirmando que não há outra solução para além da privatização.
Miguel Sousa Tavares realça ainda o estranho caso dos navios que foram encomendados pela Venezuela há 6 meses e que ainda nem começaram a ser construídos porque os estaleiros precisam de 3 milhões de euros para iniciar a obra. Obra esta que daria 128 milhões ao estado português e aos estaleiros...?
Intervenção de Heloísa Apolónia, sobre os Estaleiros de Viana no Parlamento!
Conclusão de tudo isto; é mesmo um caso de polícia!
Desde o Sr. Sócrates, com a atribuição de muitos milhões (181 milhões) de ajudas estatais ilegais aos Estaleiros de Viana, que veio a dar numa investigação por parte da União Europeia.
“Com base nas informações fornecidas por Portugal no contexto da privatização, afigura-se que a ENVC pode ter beneficiado de diversas medidas de auxílio no passado. Algumas dessas medidas parecem ter sido prestadas pela Empordef ou pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças, a fim de cobrir os custos de operação e/ou os prejuízos da ENVC entre 2006 e 2012, num total superior a 181 milhões de euros”...
Agora este governo quer fazer um negocio de venda em que vai haver perdas brutais para o Estado Português, para os contribuintes pagarem com os seus impostos!
E ainda falta saber o que vai acontecer com a não entrega dos navios asfalteiros à Venezuela em 2015 como acordado... "Os dois navios asfalteiros encomendados aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), cuja construção arranca na segunda-feira, deverão ser entregues à Venezuela em 2015, disse hoje à lusa fonte da administração da empresa." Provavelmente haverá indemnizações a pagar por incumprimento de contracto...
É mais um escândalo semelhante às PPP, BPN, etc, onde impera a gestão danosa dos sucessivos governos e seus administradores, para os Portugueses pagarem!!!
É isto o resultado da corrupção existente dentro dos sucessivos governos, que atiraram o país para o "pântano financeiro" em que nos encontramos e depois quem paga é o povo com altos impostos, desemprego, fome miséria e saída dos jovens para outros países... É deplorável... Onde ninguém é investigado por gestão danosa (ou corrupção) e destruição do bem público!
Sem comentários:
Enviar um comentário