Aves do Paraíso em Risco
Aves do paraíso, originárias principalmente da Nova Guiné, Ilhas Molucas, Indonésia e Austrália, vivem desde as zonas baixas até às altas montanhas da floresta tropical. Evoluíram em grande diversidade ao longo de milénios para mais de 39 espécies, exóticas, tanto na forma como em tons monótonos a deslumbrantes, com alimentos em abundância e poucos predadores... Mas esbarrando num super predador nos últimos séculos que as levou quase à extinção; o ser Humano!
Foram levadas quase à extinção no século XIX e século XX pelo ser humano, ser humano que não resiste ao contemplar a Natureza sem lhe provocar danos irreparáveis, neste caso das aves do paraíso, as plumas tornaram-se num adorno habitual nos chapéus das senhoras das classes média e alta, enquanto que os museus de história natural e coleccionadores privados competiam pelo maior número possível de exemplares.
Foram abatidas muitas aves-do-paraíso para estes fins e muitas espécies ficaram à beira da extinção. Hoje em dia o IUCN lista apenas 12 aves-do-paraíso, mas todas as espécies do grupo estão protegidas na Papua-Nova Guiné e Irian Jaya. A importação de plumas de aves-do-paraíso é proibida na maioria dos países.
Todas as fotos tiradas por: Tim Laman, para a NG
O sol nascente ilumina o cortejo de uma Paradisaea apoda na ilha Wokam, ao sul da Nova Guiné. Os machos removem as folhas dos galhos no topo a fim de abrir espaço para os rituais de acasalamento
Uma Seleucidis melanoleucus entoa seu canto na Nova Guiné
Um macho de Pliloris magnificus, utiliza a transmutação para impressionar a parceira
Um macho da espécie Paradisaea minor exibe as plumas de seu flanco a fim de atrair as fêmeas
Pliloris magnificus
Conhecidos pelos seis raques rígidos que têm na cabeça e o “saiote de bailarina” formado por penas rígidas, os machos desta espécie exibem as penas iridescentes do peito em sua demonstração para as fêmeas. O macho limpa o chão em cerca de um metro de diâmetro para fazer a sua dança em busca de uma parceira.
Em baixo segue-se alguns vídeos que mostram a actuação destas aves maravilhosas
Para ver em HD, na barra do video em definições alterar para 1080P
Segue-se um documentário mais extenso da BBC, sobre as aves do paraíso.
As florestas tropicais da Nova Guiné estão a ser degradadas e destruídas a um ritmo rápido, devido ao corte de madeira, minas, agricultura de larga escala e agricultura de subsistência.
A Nova Guiné da Indonésia também tem experiências de abate extensivo de madeira e de limpeza de florestas para plantações de palmeiras para produção de óleo de palma. Aqui!
A mineração tem tido um grande impacto na Nova Guiné, destruindo florestas, poluindo rios e o oceano e criando conflitos sociais com os Papuanos nativos.
A ganância é enorme e sem escrúpulos, onde se pensa em sugar os recursos minerais sem olhar às consequências ambientais, destruindo um paraíso para obterem as suas riquezas... Este pequeno video fez-me lembrar o filme "Avatar"!
Faça perguntas sobre os produtos que você e a sua família compram. Será que estes produtos danificam o ambiente? Qual é a origem da madeira da sua mobília? Donde vem o seu papel? Aqui!
É urgente proteger estas florestas tropicais, que estão a sucumbir aos interesses comerciais, aqui!
Nós Humanos temos o dever e obrigação de proteger estas maravilhas da Natureza, denunciando a destruição das florestas tropicais e estar alerta a qualquer tipo de venda de aves do Paraíso. É proibida a sua venda ou comercialização de artefactos com as suas penas em todo o Mundo!
Deixa de parte a "Inércia" e denuncia a destruição do Mundo Natural !!!
Deixa de parte a "Inércia" e denuncia a destruição do Mundo Natural !!!
Os problemas estão além de qualquer governo humano; somente Jeová poderá destruir os que destroem a terra (apocalipse 11:18)
ResponderEliminar