Robótica vai tirar Milhões de Empregos no Futuro
Crises económicas? Desemprego aos milhões? Os pobres cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos? Esqueçam, que o pior ainda está para vir!
A robótica será a maior ameaça à sociedade em questão de emprego e não só. Num futuro próximo muitas centenas de milhões de pessoas irão ficar sem emprego e sem fonte de rendimentos para a sua subsistência mais básica ou para isso não acontecer terá que haver uma "guerra" contra as máquinas robotizadas e, contra os governos, se permitirem a tomada de empregos em larga escala pelas máquinas e não acautelarem uma fonte se subsistência digna às pessoas que perderem o seu emprego para os robôs. Porque para os donos das multinacionais (accionistas) o que interessa é o lucro, as pessoas para eles são descartáveis. E, não esperem distribuição de riqueza, como alguns sugerem, porque não vai haver!
Veja-se o exemplo no vídeo em baixo, onde a robótica faz 95% do trabalho na construção e montagem de um determinado equipamento...
O mais interessante é notar que a fabricação do equipamento em si é toda automatizada, com robôs e seus braços e plataformas mecânicas se movimentando rapidamente a fim de soldar circuitos, fabricar e colocar botões um a um, criar a carcaça e depois juntar tudo em uma peça única.
E o sistema avançado não para por aí. Além de até mesmo a movimentação das peças entre um ponto e outro da linha de montagem ser feita pelos robôs, o controle tem sua parte física testada pelas máquinas e sai ao final do circuito totalmente embalado. Eles agrupam várias embalagens dentro de uma caixa maior, empilham e selam diversas caixas, deixando tudo pronto para o transporte. Aos seres humanos, resta abastecer as máquinas com aquilo que elas precisa — e óbvio, supervisionar todo o processo.
O economista chefe do Banco da Inglaterra, Andy Haldane, alertou que as máquinas podem deixar 80 milhões de americanos e 15 milhões de britânicos desempregados ao longo dos próximos 10 ou 20 anos. Isto corresponde a cerca de 50% da força de trabalho dos Estados Unidos e da Inglaterra.
Haldane acredita que o fato dos computadores terem se tornado mais sofisticados pode fazer com que eles “substituam os cérebros humanos”. Ele quer dizer que os robôs modernos podem colocar em risco de automação trabalhos que foram previamente pensados como exclusivos para seres humanos.
De acordo com o Banco da Inglaterra, que age como Banco Central do Reino Unido, os funcionários de setores administrativos, de escritório e de produção são os que mais correm riscos de ser substituídos.
Apesar de divulgar estes números alarmantes, Haldane disse que o aumento da presença de robôs não significa necessariamente uma disparada do desemprego. “Os seres humanos vão adaptar as suas competências às tarefas onde continuam a ter vantagem competitiva sobre as máquinas”, disse. Fonte aqui e aqui!
Bill Gates alerta que inteligência artificial é ameaça à humanidade
O fundador da Microsoft, Bill Gates, uniu-se a outras figuras influentes que demonstram seu medo da inteligência artificial...
No último ano, a inteligência artificial foi vítima de ataques sem precedentes. Dois vencedores do Prémio Nobel, um empreendedor da exploração espacial e dois fundadores da indústria dos computadores pessoais - um deles o homem mais rico do mundo - vieram a público, com uma regularidade sinistra, para nos alertar sobre uma era em que os humanos vão perder o controle das máquinas inteligentes e serão escravizados ou exterminados por elas. É difícil pensar num paralelo histórico para essa torrente de ansiedade científica. Grandes mudanças tecnológicas sempre causaram inquietude. Mas quando gente tão versada em tecnologia e tão proeminente se mostrou tão alarmada?
(continue lendo aqui.)
Sem comentários:
Enviar um comentário