Noticia da TVI provocou Terramoto no Banif
O Banif descambou, afundou a pique, por culpa da TVI!
Há aqui muita matéria a ser investigada, as inopinadas fugas de informação, as opções de venda ao SantanderTota a preço de saldo, a separação da carne do osso (banco bom e banco mau), ficando os ossos para o Estado que é o povo. Muitos factos que não são meras coincidências, mas actos porventura criminosos.... desde logo a CMVM deve investigar e aplicar uma coima à TVI e Jornal o Publico. Pois, houve manipulação do mercado accionista e depositante!
Não basta os maus políticos que temos e a má gestão do caso Banif por parte do anterior desgoverno, senão agora termos canais de informação a praticar terrorismo económico/financeiro?
«"Houve "imprecisões iniciais" passadas pela TVI que "poderão ter induzido conclusões erradas e precipitadas sobre os destinos" do Banif. Motivo pelo qual o canal de Queluz (TVI) veio lamentar publicamente o sucedido.
A TVI pede desculpas pelas notícias, em nota de rodapé, que difundiu na noite de domingo e que indicavam que o banco estava preparado para fechar e que haveria uma intervenção esta semana. Algo que a instituição financeira logo desmentiu de forma "categórica" (aqui).
O que disse a TVI no domingo em rodapé:
- "Banif: A TVI apurou que está tudo preparado para o fecho do banco";
- "A parte boa vai para a Caixa Geral de Depósitos";
- "Vai haver perdas para os accionistas e depositantes acima dos 100.000 e muitos despedimentos";
- "Banif poderá ser intervencionado esta semana".
«Esclarecimento da Direcção de Informação da TVI (clique)»
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsyJRKgM5vdCZyeoENVyxmkeeiDuSNOvzy0t6h7UvzgaPHJnmszHgV7wpkrDclB_YIsSu7MQ2kngyOaarCIG6Ng0MU6pEIogxyhHHA0x9TjBwex8EUcAD7ktEM-ZVbTpEgVv35JZQ7X64/s200/Banif+Ativos+toxicos.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUWugXAAmi9M8ZUpCeSMWAmzNy9bGcE8lCfNICewfg8fiRZO6eH89O_pLK16WoMYBWZv1ka1yec59aXvP1_dLIXqg5C5VUp-8OQu4UnhHvOqguz7P3JMED3U23M3aENxvSb3v6sTgZR3E/s320/Grupo+Prisa.jpg)
Porque será que António Costa não esperou, para acautelar os interesses da maioria do povo, que nada tem a ver com estas falências fraudulentas do Banif?
Este é o seu primeiro tiro no pé, que António Costa dá, pois demonstrara aqui a continuação da protecção da banca e dos accionistas e, mais uma vez deixa o povo totalmente desprotegido dos danos financeiros causados por falências bancárias fraudulentas, a que o povo é alheio.
"As novas regras de resolução de instituições financeiras, que se tornam obrigatórias a partir de Janeiro, prevêem que detentores de dívida sénior e depósitos acima de 100 mil euros – em que sejam chamados a contribuir para compensar as perdas das instituições antes que qualquer dinheiro público seja usado. No caso do BES todos os depositantes, assim como a dívida sénior, ficaram de fora e transitaram, sem perdas, para o Novo Banco. Este é um dos factores a considerar na decisão sobre o que fazer com o Banif caso não se encontrem investidores interessados em ficar com a instituição, substituindo o Estado como accionista." fonte, aqui!
“PSD e CDS puseram 5 mil milhões dos contribuintes no BES e Banif”
Mariana Mortágua aponta a contradição do CDS e PSD sobre o Banif, tentando fazer esquecer a sua presença no anterior governo e o que fizeram na resolução do BES, criando instabilidade financeira no país.
“O que se passou no Banif foi desleixo consciente”
Mariana Mortágua acusa PSD e CDS de terem posto os contribuintes a pagar a “saída limpa” e critica a solução apresentada no Orçamento Rectificativo.
"A TVI lança a noticia... Na semana seguinte, a instituição Banif perdeu 900 milhões de euros em depósitos. No domingo, 20 de Dezembro, António Costa anunciou a extrema urgência na venda do BANIF.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiD9lRcnW8R21aPsN8cQWdGdGgboqwfdOvl4cabnGrYP_NCtnRDJ5MkeBlK5FbRRLVerzgf5N_p5zZo1OqhsBKHAgUGS04wbv2Co6i4QRl90z4If-d4EjqMT2qG5vNK3sjlz7D6NWjgceE/s320/prisa.png)
Passados 8 dias sobre a notícia dada pela TVI, detida desde 2007 pela Prisa, que tem como accionista o banco Santander, o Banco de Portugal comunicou a venda do BANIF ao banco espanhol, por 150 milhões de euros, envolvendo uma sobrecarga para os contribuintes na ordem dos 3 mil milhões de euros. Em 2013, o banco valia 1,400 milhões de euros."
Para os mais cépticos, há aqui algo que dá que pensar.
Horta Osório diz que é “chocante” e defende auditoria externa
"Acho que é um assunto chocante e que tem de ser devidamente explicado", afirmou Horta Osório, em declarações aos jornalistas à margem do Conselho da Diáspora, que decorreu no Palácio da Cidadela, em Cascais. fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário