On


«Este blog não respeita o acordo ortográfico (AO90), por ser um atentado inaceitável à língua de Camões e de todos os Portugueses! E você, vai fazer parte deste atentado à língua Portuguesa, escrevendo segundo a aberração do AO90?»

A Inércia” de um povo;


"Um dos males de um país é a inércia dos cidadãos e a incapacidade da sociedade civil para se afirmar e ser um contra-poder às instituições".
R. Eanes




sexta-feira, 3 de julho de 2015

Tsipras: “Vamos decidir Viver com Dignidade na Europa”

Tsipras: “Vamos decidir Viver com Dignidade na Europa”




Vista aérea da aliança a favor do não, esta noite em Atenas. Protesto maciço.

No comício que encheu a Praça Syntagma, Alexis Tsipras apelou ao voto contra o medo, a chantagem e a divisão. “No domingo, não iremos simplesmente decidir ficar na Europa, vamos decidir viver com dignidade na Europa”, afirmou o primeiro-ministro grego. Veja aqui imagens do comício e o vídeo da intervenção de Tsipras, com dobragem em inglês.



As imagens da praça em frente ao parlamento grego e nas ruas mais próximas mostram que o comício final da campanha pelo ‘Não’ à proposta dos credores juntou dezenas de milhares de pessoas, bem mais do que as recentes manifestações de ambos os lados da campanha.


Alexis Tsipras fala ao povo, horas antes do referendo à população. 


Hoje não protestamos, estamos aqui para celebrar a democracia” e a oportunidade de “tomarmos o nosso destino nas nossas mãos“, prosseguiu Tsipras, lembrando que “todos os olhos estão postos na Grécia, na Europa e em todo o planeta”. Por isso, “no domingo iremos mandar uma mensagem de democracia e dignidade à Europa e ao mundo”, garantiu.

“No domingo, não iremos simplesmente decidir ficar na Europa, vamos decidir viver com dignidade na Europa”, afirmou o primeiro-ministro grego. “Por muitas vezes na história da Grécia, o povo rejeitou ultimatos. Vamos mais uma vez, todos juntos, fazer história. Este domingo vamos dar um sonoro e orgulhoso NÃO aos ultimatos”, defendeu Tsipras, apelando aos eleitores gregos que “não deixem a Europa ficar nas mãos dos que querem asfixiar a sua tradição democrática”.

“A Europa que defendemos não tem nada a ver com chantagens e ultimatos” e “ninguém tem o direito de dividir a Europa”, acrescentou, antes de deixar um conselho ao povo grego: “virem as costas aos que vos aterrorizam”. O discurso de Alexis Tsipras fez algumas referências históricas e até mitológicas, como quando afirmou que “os tecnocratas querem raptar a Europa deste país como fez Zeus na mitologia”.

“O nosso povo está a lutar sem espadas nem balas. Ao seu lado há algo mais forte: a Justiça. E vamos vencer”, concluiu Alexis Tsipras.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Poderá gostar Também: