«Este blog não respeita o acordo ortográfico (AO90), por ser um atentado inaceitável à língua de Camões e de todos os Portugueses! E você, vai fazer parte deste atentado à língua Portuguesa, escrevendo segundo a aberração do AO90?»
“A Inércia” de um povo;
"Um dos males de um país é a inércia dos cidadãos e a incapacidade da sociedade civil para se afirmar e ser um contra-poder às instituições".
Um feliz ano novo para todos os seguidores deste blog, que o ano de 2018 seja melhor que o ano de 2017, muito melhor! Happy New Year 2018 to all.
"Feliz Ano Novo! Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo antes considerado impossível se torna realidade." (Albert Einstein)
Novo ano, novo aumento na electricidade de 2.5% na EDP Comercial... No entanto, o regulador olha para o lado, enquanto o governo assobia como se não tivesse nada a ver com o assunto. Já os Chinocas, enchem os bolsos com o dinheiro roubado aos otários dos tugas que aceitam tudo sem protestar...
Eis os deputados eleitos pelo povo, os mesmos que dizem que a república Portuguesa é uma democracia... Mas será mesmo assim, será mesmo uma democracia? Quando os senhores deputados, representantes do povo, decidem esconder dos seus eleitores alterações a uma lei que requer total transparência e sem ocultismos... Não será isto já uma Cleptocracia?
Isto é uma pouca vergonha, é insulto ao povo! A casa do povo, a Assembleia da Republica, passou a ser a casa onde se cozinha os devaneios financeiros partidários. E é claro que o PM Sr. António Costa, concordou!
"As mais recentes alterações à lei do financiamento dos partidos e das campanhas eleitorais foram desenhadas e acordadas num consenso parlamentar pouco habitual nesta legislatura entre PS, PSD, PCP, BE e PEV, em nove reuniões de um grupo de trabalho realizadas à porta fechada (entre Abril e Outubro deste ano). No entanto, não existem registos — nem sequer atas — sobre as discussões, nem mesmo informação sobre quem propôs cada uma das medidas ou até por que motivo as alterações foram além do que estava inicialmente estipulado. As dúvidas sobre a “transparência” do processo legislativo levam Pedro Bacelar Vasconcelos (independente pelo PS), presidente da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais a revelar “alguma apreensão” e admitir “averiguar os procedimentos” depois de ter tido conhecimento do que se passou através da Comunicação Social, como admitiu aoObservador." Aqui também e aqui no Público!
Maria de Lurdes Rodrigues (Ex-ministra da Educação), a ministra que achava que todos os professores deveriam ser avaliados numa prova, mesmo os que não estavam activos e não leccionavam. Assim era a ex-ministra prepotente e arrogante...
Então não é que agora, Maria de Lurdes Rodrigues, pretende ser reitora no ISCTE mas ao que parece, recusou-se ser avaliada e assim chumbou!
Mas que falta de profissionalismo, oh Sr.ª Maria de Lurdes... Então a avaliação é só para os outros, é isso? Mas que falta de vergonha...
E, para quem já se esqueceu, a senhora Ex-ministra da Educação foi condenada por prevaricação de titular de cargo politico/público, tendo sido condenada a 3 anos e 6 meses de prisão com pena suspensa. É esta a mesma senhora, ex-condenada, que agora quer ser reitora no ISCTE (clique, aqui e aqui!).
Lá diz o ditado: não faças aos outros o que não queres que te façam a ti mesmo.
"Maria de Lurdes Rodrigues prepara-se para avançar na corrida à reitoria do ISCTE, onde se recusou a ser avaliada tendo, por isso, sido ‘chumbada’. O outro candidato é Nuno Guimarães, ex-presidente da Faculdade de Ciências que foi multado pelo Tribunal de Contas por ter violado a lei em actos de gestão. O prazo para entregar as candidaturas a reitor termina a 4 de Janeiro." fonte
Raríssimas: o deputado João Galamba a aponta o dedo ao Denunciador
É de uma maldade atroz... A falta de vergonha, a ligeireza com que determinados políticos falam de casos que os deveriam deixar corados de vergonha. Ao existir uma promiscuidade, visível, entre os cargos públicos que ocupam e associações, como aconteceu na Rarissímas, simplesmente deveriam estar calados... Mas não! Ainda se atrevem a comentar o indesculpável e a atirar areia para os olhos das pessoas, como se elas fossem incultas e muito burras.
Tudo isto depois de ter havido seis denúncias à tutela, que caíram em saco roto, que foram ocultadas e não investigadas no tempo certo. Ó Sr deputado João Galamba, tenha lá um pouco sensatez... Sim? Isto é um insulto aos portugueses que são obrigados a pagar uma brutalidade de impostos!
Sintra venceu! De uma beleza natural sem igual no mundo, património Mundial da UNESCO, património histórico em cada canto, a cada esquina... Assim é a Vila de Sintra e seus parques naturais, com uma Serra também ela única e sobranceira ao mar.
Momento único com Ana Vidovicem guitarra clássica. Um momento de relaxamento, de inércia, para ouvir esta excelente guitarrista virtuosa, espero que gostem. Desde os 5 anos que que Ana Vidovic toca a sua guitarra, clássica.
Raríssimas: para onde vai o Dinheiro que tem Recebido do Estado?
O despesismo, a gestão danosa e o abuso de poder chegou à Raríssimas, instituição subsidiada pelo Estado. O mais grave, é que o Ministro já sabia (clique!) desde Outubro e nada vez, inclusivé uma denuncia feita na Segurança Social que desapareceu, por milagre. Foi preciso vir à praça pública para acontecer alguma coisa... Gestão danosa, abuso de poderes e falsificação de documentos, três crimes puníveis na lei. Veremos no que vai dar... Com uma justiça que temos, nada me admira que a inércia se instale no processo.
Eu, como português que sou e pagador de impostos, muitos impostos, exijo saber para onde vai cada cêntimo dos impostos que sou obrigado a pagar.
É dever e obrigação do estado saber para onde vai o dinheiro dos impostos pagos pelos cidadãos, tanto na Raríssimas, como em qualquer outra instituição financiada pelo Estado... se o Estado tem dúvidas onde é gasto o dinheiro, é seu dever investigar os abusos, para isso existem o Ministério Público e Polícia Judiciária, não há desculpas!
"A TVI revela uma investigação em que centenas de documentos põem em causa a gestão da presidente da associação Raríssimas, Paula Brito e Costa. Esta instituição de solidariedade social vive de subsídios do Estado e donativos.
Em causa, poderão estar mapas de deslocações fictícias, a compra de vestidos de alta costura, gastos pessoais em supermercados.
Soubemos ainda que em 2013 foi contratado o actual secretário de estado da Saúde como consultor."
Veja a reportagem TVI e descubra os abusos que todos nós pagamos!
Crime ambiental de proporções gigantescas no Tejo... A inércia tomou conta dos governantes e ambientalistas portugueses. Enquanto isso, o rio Tejo está a definhar a cada minuto que passa.
Os governantes portugueses negam as evidências de um Tejo a morrer aos poucos, tanto pelos crimes ambientais das descargas ilegais e criminosas de águas contaminadas das empresas de celulose no rio, como os crimes dos "nuestros hermanos" no que diz respeito aos transvases ilegais do rio Tejo para o rio Segura... Certo é, que o Tejo está a morrer, ou melhor, estão a mata-lo!
No entanto, enquanto os governantes políticos olham para o lado e assobiam. Enquanto isso, existe uma União Europeia que fecha os olhos a este crime. Já as nossas organizações ambientalistas, estão numa inércia continuada há muito... No entanto, o Tejo está definitivamente a morrer!
"Como se chegou aqui? Os períodos de seca nas últimas décadas, nomeadamente as mais recentes, como a deste ano, pesaram para a diminuição significativa do caudal do rio – no século XX, segundo vários estudos espanhóis, a diminuição do caudal na zona cabeceira do rio foi de 47%. Mas a seca é, para as populações locais, uma gota de água na tragédia. O principal problema chama-se Tejo-Segura, um sofisticado projecto de engenharia hidráulica de barragens, estações elevatórias de água, tubagens e canais que começou a funcionar em 1981 (ver texto nestas páginas), desviando a água do Tejo desde as províncias de Cuenca e Guadalajara, na região Autonómica de Castela-La Mancha, até uma das barragens do rio Segura, na região de Múrcia, por um percurso de quase 300 quilómetros." fonte
"A máfia da água”
J., um activista da associação Rio Tejo Vivo, marca encontro no Miradouro do Alto de San Julian, à entrada de Sacedón (com cerca de 1500 habitantes) e com vista privilegiada para o “pântano”. Aceita falar sobre a sua associação, se lhe garantirmos o anonimato. “A máfia da água persegue todos os que a denunciam. Tentam identificar-me a mim e aos meus colegas. Se descobrirem quem somos, vão chover processos em tribunal. Se estiveres empregado, vais perder o emprego. Já fizeram a vida negra a muita gente e vão continuar a fazer”, justifica o homem com pouco mais de 30 anos.
A Rio Tejo Vivo actua através de uma página no Facebook onde denunciam “transvases ilegais” e “descargas de todo o tipo de lixo no rio”. Na página há vídeos feitos na parte portuguesa do Tejo. A “máfia da água”, ou os “murcianos do transvase” são, segundo J., “os poderosos que lucram com a água que é do povo”, os que “estão a matar o rio para encherem os bolsos, os políticos corruptos”.
“Estão a matar o rio e eles sabem que o estão a fazer, mas enquanto houver água no Tejo vão sugá-la, transformá-la em euros e têm poder suficiente para mandar abaixo todos os que se atravessarem no caminho”, afirma.
A CONTAMINAÇÃO QUE NINGUÉM VÊ OU FAZEM DE CONTA QUE NÃO VÊEM ...
Uma vergonha! Há portugueses de primeira e portugueses de segunda em Portugal!
Enquanto a maioria dos portugueses levaram os seus salários e progressões nas carreiras congeladas pelo anterior desgoverno (como os professores e outros) e assim continuam congelados hoje... No entanto, hoje há alguns "barões púlhiticos" que têm o direito de se aumentarem a si próprios e com salários escandalosamente altos, com a permissão do actual governo PS. Isto passa-se na assembleia municipal da Câmara de Lisboa!
Não fosse a existência da Geringonça Governativa (PS com o apoio do BE e PCP), não tenho dúvidas de que os desvarios do governo PS já eram incontroláveis, por esta altura. Espero que o povo tenha aprendido a lição e nas próximas eleições não venha a cai na tentação de dar a maioria parlamentar ao PS...
"A proposta de Helena Roseta foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Lisboa. Todos os grupos parlamentares da Assembleia Municipal de Lisboa têm direito a contratar assessores e secretárias com ordenados acima da média. O jornal Sol denuncia os ordenados acima da média para assessores e secretárias dos deputados do município de Lisboa. Por exemplo, um assessor dos deputados do município de Lisboa ganha 3752 euros por mês, quase tanto como um deputado da Assembleia da República, que ganha, em média, 3816 € mensais. Já as secretárias auferem cerca de 2800 euros, com um salário acima da média dos professores universitários, médicos ou diplomatas. O Sol recorda ainda que todos os partidos recebem, dando o exemplo do PAN, que elegeu dois deputados, e recebe 7 mil euros por mês para assessores e/ou secretárias. A proposta de apoio técnico aos grupos políticos com assento na Assembleia Municipal, foi aprovada na última sexta-feira 23 de Novembro, por unanimidade. No total, durante este mandato, em salários para assessores dos deputados municipais, é gasto 66.419,25 euros a que se somam 14.573 euros com remunerações mensais para secretárias. Significa isto que só em despesas com salários para apoio técnico são gastos todos os meses 80.992,25 euros. No final do ano, a factura sobe para 971.907 euros (contabilizando 12 meses). Fora destas contas estão todos os salários com secretárias e assessores do Presidente da Assembleia Municipal e dos dois secretários. Com estes são gastos mais 20.615 euros mensais. Estas despesas são suportadas pelo orçamento da autarquia que foi apresentado na quarta-feira e que irá ser apreciado em reunião de Câmara no dia 14 de Dezembro. Para 2018 a autarquia aponta para uma despesa total de 1.099 milhões de euros.» Fonte ZAP, notícia do jornal o Sol
TACHOS, DESPESISMO, O REGABOFE DA CÂMARA DE LISBOA... CONTINUA!
Zé Pedro, era de facto "único a olhar o céu" como ele o olhava. Ele partiu, deixou-nos, mas não é um adeus, é um até já. Voltaremos a nos encontrar!
Zé Pedro, um dos fundadores dos Xutos e Pontapés, uma das figuras míticas do rock português. Uma lenda que perdurará nos tempos, com o seu longo reportório musical que nos deixou.
Black Friday, mais uma parvoeira importada das terras do tio Sam ou de outro lugar qualquer... E, como muitos portugueses gostam de ser enganados, invadem as lojas de bugigangas electrónicas das grandes superfícies comerciais, onde a maioria das vezes acabam por ser enganados, aldrabados, com produtos que na maiorias das vezes estão mais caros que nos dias anteriores à promoção, ou então, acabam por comprar bugigangas que de todo não necessitam. Muitas vezes, acabam por se arrepender de ter comprado alguns dias depois, do dito Black Friday engana tolos.
É assim o consumismo à portuguesa, 6 anos depois de Portugal ter entrado em falência, bancarrota, com o FMI/Troika a impor o garrote aos tugas... É caso para dizer: os Portugueses nunca mais a prendem! Assim não vamos lá... Não tarda teremos ai os agiotas do FMI/Troika, outra vez!
NASA Mostra como o Ofélia Afectou os Incêndios em Portugal
NASA mostra a dinâmica dos furações sobre o Oceano Atlântico.
A agência espacial norte-americana, divulgou este vídeo que ilustra o impacto dos furacões que atingiram o Oceano Atlântico nos últimos meses, mostrando em particular como o Ofélia teve influência nos grandes incêndios que abalaram Portugal em Outubro.
Aconteceu na manhã de quarta-feira (3 horas), cidadã Brasileira foi morta por engano em Lisboa, dizem polícias da PSP... Morta por engano? Como pode haver engano quando um policia decide disparar a sua arma contra alguém? No limite, quando tem dúvidas não deve disparar! Ou não?
Não serão estes polícias que atiraram sobre a vítima polícias por engano, também?
Tudo isto aconteceu depois de um alegado roubo de uma ATM na margem sul e que supostamente os assaltantes teriam fugido para Lisboa... No entanto, os polícias decidiram mandar parar um carro na 2ª circular parecido com o carro dos assaltantes e este ao não parar, os polícias decidiram disparar mais de 20 balas indiscriminadamente, uma delas lamentavelmente acertou nas costas da vítima.
Era uma filha de cidadã brasileira, mas poderia ter sido um filho ou filha de um qualquer cidadão Português...
Mas, há algo que não bate certo... Sendo o carro dos assaltantes um Seat Leon preto... No entanto, o carro baleado com 20 tiros era um Renault. Ora, como é que os polícias decidem atirar a matar, alvejando um carro de supostos assaltantes, que alem de não saberem a matricula do carro foragido, nem sequer sabiam a marca do carro dos assaltantes. E mesmo assim, existindo dúvidas, decidiram atirar para matar!
Posto isto, poderemos confiar nos nossos polícias e nos seus métodos de actuar em caso de dúvidas? Ou, isto já é uma espécie de faroeste onde impera a lei do BANG BANG, onde ninguém poderá confiar mais no discernimento dos polícias que deveriam proteger os cidadãos dos criminosos?...
Ó Senhores polícias, caso não saibam, isto aqui ainda não é o Brasil, onde os polícias atiram primeiro e pergunta depois. É certo que a maioria dos polícias em Portugal são bons polícias, não tenho dúvidas! Mas, basta um mau polícia para denegrir a boa imagem de todos os bons polícias. Basta uma ovelha negra para manchar todo o rebanho!
Há ainda a questão de não haver vestígios de tiroteio no carro dos assaltantes, entretanto encontrado, como afirma a PSP. Há aqui gato escondido com o rabo de fora...
O que diz a Lei? "A lei 457/99, de 5 e Novembro de 1999, clarifica as circunstâncias em que as forças policiais podem recorrer à sua arma de fogo. Diz logo, no artigo 2.º, que “o recurso a arma de fogo só é permitido em caso de absoluta necessidade, como medida extrema, quando outros meios menos perigosos se mostrem ineficazes, e desde que proporcionado às circunstâncias”, acrescentando que “em tal caso, o agente deve esforçar-se por reduzir ao mínimo as lesões e danos e respeitar e preservar a vida humana”. fonte
Simplesmente vergonhoso! Os fantasmas de uma Europa de outrora, de tempos tenebrosos, erguem-se novamente... Para vergonha dos actuais políticos Neo-Liberais que comandam a União Europeia e os outros que assobiam para o lado sem nada fazer ou simplesmente batem palmas.
Indigno, repugnante! Neste país já vale de tudo, até profanar os mortos e a sua memória, dos heróis nacionais que descansam em paz no Panteão Nacional, em Lisboa. Entre eles, figuras como Humberto Delgado, Amália Rodrigues e Sophia de Mello Breyner.
Em causa uma orgia gastronómica, um jantar da Web Summit no interior do Panteão Nacional, autorizado pelo DGCP e uma Lei (Diário da República, 2.ª série — N.º 122 — 27 de Junho de 2014 16647), lei que foi aprovada pelo anterior (des)Governo psd/cds, na figura do ex-secretário de Estado da Cultura Jorge Barreto Xavier, que agora vem descartar responsabilidades, como já é costume... Que falta de vergonha têm estes políticos!
"Despacho aprovado por Barreto Xavier prevê eventos até 800 pessoas no Panteão Nacional
No despacho aprovado por Jorge Barreto Xavier em 2014, é prevista a realização de jantares no corpo central do Panteão Nacional, com um preço de 3000 euros, aos quais deve ainda ser acrescido o IVA. Na mesma tabela, consta que aquele espaço tem capacidade para 400 pessoas sentadas e 800 de pé — ambos números significativamente inferiores às pessoas que estiveram presentes no jantar daWeb Summit." Fonte
Imagem em baixo, extraída do despacho aprovado pelo anterior (des)governo, PSD/CDS.
Chocolate Preto e Vinho Tinto, o Segredo da Juventude
Cacau e vinho tinto ou uvas pretas, o elixir da juventude... Será? É o que diz um estudo... Pelo menos assim é, até alguém vir desmentir esse milagre da juventude. É mais um, estudo, entre muitos outros e vale o que vale... Sem milagres, aparentemente... No entanto, é certo que o cacau puro ou o chocolate preto contem propriedades benéficas para a saúde!
"Foram descobertas as propriedades rejuvenescedoras de uma substância presente no chocolate preto e no vinho tinto, oresveratrol.
Presente naturalmente em uvas tintas, cacau e amoras (entre outros), opolifenolcom propriedades antioxidantes presente nas uvas consegue devolver às células antigas o aspecto e o comportamento que tinham quando eram novas, revela um estudodas universidades de Exeter e de Brighton, no Reino Unido." Continue lendo, aqui!
Stephen Hawkings é mais um dos muitos VIP a marcar presença (por videoconferência), na Web Summit Lisboa 2017. Ele, partilhou os seus pensamentos, ideias e receios sobre o futuro da IA (inteligência Artificial).
Ele diz: "Eu sou um optimista..." Ele insta as pessoas a desenvolver a tecnologia IA e as políticas necessárias para garantir que a IA é desenvolvida e usada para o bem da humanidade e da sociedade.
Segundo o professor norte-americano, as novas ferramentas podem vir a abrir a possibilidade de “desfazer alguns dos danos que foram feitos pela última revolução tecnológica, a industrialização”. Stephen Hawking deixou ainda a nota de que se tentará “erradicar a doença e pobreza”.
JUSTIÇA AJUDA INCENDIÁRIOS... HÁ ORDEM PARA INCENDIAR!
Tudo ajuda os incendiários em Portugal, até a nossa justiça! Além de uma legislação branda, opaca, juízes moles e sempre dispostos a perdoar e a dar segundas, quintas e sétimas oportunidades aos arguidos criminosos e há ainda, um Estado que não quer gastar dinheiro com gente presa e assim os deixa em liberdade para destruírem a vida de muitos e um património que é de todos, a floresta. A justiça está pervertida, não tem moral!
E assim estão criadas as condições para Portugal arder todos os anos cada vez mais... Enquanto esta confluência de factores continuar, nunca haverá meios suficientes... Não há bombeiros sapadores ultra-profissionalizados, nem drones, nem aeronaves de combate a fogos que nos valham, com uma justiça como a nossa e com governantes que assobiam para o lado ignorando os incendiários criminosos. Até quando? Quando é que o povo acorda?
"Assumiu ter sido o autor de um incêndio florestal junto a casa, em Gamil, Barcelos. Fez uma reconstituição quando foi detido pela Polícia Judiciária de Braga, na segunda-feira, mas ontem o Tribunal de Barcelos decidiu libertar o madeireiro, de 53 anos, sobre quem recaem suspeitas de cerca de uma dezena de fogos florestais – com vista a favorecer o seu negócio.
Tem de se apresentar duas vezes por semana à GNR. E, em Torres Novas e Trancoso, a GNR identificou mais dois incendiários. Só a PJ já deteve este ano 114 suspeitos de incêndio florestal." Fonte, CM. Vídeo, aqui!
HÁ CRIMINOSOS INCENDIÁRIOS À SOLTA...
PORQUE ARDE PORTUGAL?
Os CARTÉIS DE FOGO são uma realidade e um TERRORISMO que ninguém quer ver.
quinta-feira, 2 de novembro de 2017
O enigmático "Vazio" no interior da Grande Pirâmide Queops
Alguns milhares de anos depois da sua construção, a pirâmide de Queops no Egipto, ainda guarda segredos insondáveis que resistiram séculos. Quantos mais segredos nos reservará o mundo antigo dos Egípcios?
"Numa investigação publicada pela revista Nature, um grupo internacional de arqueólogos (Franceses, japoneses e egípcios) afirma ter descoberto uma câmara com pelo menos 30 metros na grande pirâmide de Queops, em Gizé, no Egipto.
A descoberta foi apenas possível através de uma técnica com raios cósmicos, que permite detectar cavidades em estruturas maciças." fonte
A grande Pirâmide, a edificação mais importante do Império Antigo, foi construída há cerca de 4500 anos durante o reinado do faraó Queops, khufu em egípcio antigo.
O acórdão da vergonha da Justiça Nacional... Senhora ministra da justiça, estes juízes da Relação do Porto ainda estão em funções para envergonhar Portugal perante o mundo? É que isto já está a tomar proporções internacionais... A Amnistia Internacional já se prenunciou, mostrando profunda preocupação.
Assine a petição a enviar Para: Conselho Superior da Magistratura; Provedor de Justiça "Nós, cidadãos abaixo-assinados, chocados com a argumentação expressa num Acórdão do Tribunal da Relação do Porto a 11 de Outubro de 2017, sobre um caso de violência doméstica (Processo nº 355/15.2 GAFLG.P1), vimos manifestar o nosso repúdio e apelar à tomada de posição do Conselho Superior da Magistratura (e do seu Conselho Plenário) e do Provedor de Justiça." (...)Continue lendo aqui!
Os governantes políticos dos governos PS, PSD e CDS deviam corar de vergonha, se tivessem alguma vergonha na cara, por terem deixaram arder o pinhal do Rei. Mandado plantar pelo Rei D. Afonso IIIe aumentado por D. Dinis em Leiria, com o propósito de fixar as dunas. O maior pulmão da região ardeu por incompetência dos políticos (des)governantes. O Rei está às voltas no seu túmulo!
700 anos depois, cerca de 80% da grande floresta de pinheiro bravo desapareceu, consumida pelas chamas em menos de 24 horas.
Imagens assustadoras onde mostra o Pinhal Real de Leiria muito devastado com o Fogo da noite passada 15/16 de Outubro 2017.
"A mata a sul de São Pedro de Moel, a Mata de São Pedro, a Ponte Nova, o Ponto Novo, o ribeiro de São Pedro, a maior parte do Tremelgo, o Pilado, a Garcia e muitos dos seis quilómetros de floresta de pinhal que separam o Rio Lis da Praia do Pedrógão já não existem", revela fonte da autarquia.
"O pinhal foi inicialmente mandado plantar pelo rei D. Afonso III (1248-1279) (e não por D. Dinis I (1279-1325), como se julga habitualmente), no século XIII, com o intuito de travar o avanço e degradação das dunas, bem como proteger a cidade de Leiria e o seu Castelo e os terrenos agrícolas da sua degradação devido às areias transportadas pelo vento, que se tornara uma grande preocupação para os habitantes da região. Procedeu-se assim à sementeira duma área extensa que acompanha o litoral. Alguns autores atribuem até o começo da plantação do pinhal a D. Sancho II (1223-1248). Seria, então, mais tarde, entre 1279 e 1325, aumentado substancialmente pelo rei D. Dinis I, para as dimensões actuais." fonte, Wikipipédia
"Púlhiticos" sem vergonha! Secretário de Estado (PSD) em 2013.