Avião da equipa do Chapecoense cai por Falta de Combustível !
Inconcebível, inadmissível, intolerável! Fica agora provado que o avião, que transportava a equipa do Chapecoense, caiu devido a falha grave dos controladores aéreos. Criminosamente, alguém matou 71 pessoas; sejam os controladores aéreos ou os responsáveis da companhia aérea!
"Um áudio de cerca de 11 minutos, divulgado esta quarta-feira pela Blu Radio, da Colômbia, revela que o avião que transportava a equipa do Chapecoense estava em "falha total", com falhas eléctricas devido à falta de combustível.
A gravação, daquela que foi a última conversa do piloto com a torre de controlo, mostra o Miguel Quiroga a relatar a falta de combustível e a pedir várias vezes para aterrar, momentos antes do acidente que provocou a morte de 71 pessoas.
O primeiro pedido é feito logo aos dois minutos de gravação. À solicitação do piloto, a torre de controlo responde que a aterragem seria feita na "oportunidade" seguinte, sete minutos depois, porque havia uma emergência com outra aeronave - um airbus da Viva Colombia. Por isso, é dito ao piloto do avião do Chapecoense para que se mantivesse no ar, sendo autorizada a aproximação da tal aeronave." fonte
Ao minuto nove, ouve-se o piloto a gritar que o avião "está em falha total, falha total eléctrica, sem combustível".
Chape: "Avião ia com pouco combustível para lucrar mais", diz mecânico
«Um antigo funcionário da companhia aérea Lamia garante que é prática recorrente na empresa viajar com combustível no limite mínimo.
O alegado mecânico refere também que há precisamente uma semana chamou um dos seus advogados e mandou uma carta a tentar impedir a operação daquela aeronave, mas o aviso não terá "chegado a tempo", e por isso, "conseguiram permissão para o voo".» fonte
Como é possível acontecer tal tragédia, por falta de combustivel?
Segundo as leis da aviação civil, e eu não sou perito na matéria, mas um avião deve levar combustível para no caso de não poder aterrar no destino previsto, ter combustível para uma alternativa. Refiro-me por exemplo se um avião não puder aterrar no Porto por motivos imprevistos poder ir até Lisboa ou até Faro.
Segundo as leis da aviação civil, e eu não sou perito na matéria, mas um avião deve levar combustível para no caso de não poder aterrar no destino previsto, ter combustível para uma alternativa. Refiro-me por exemplo se um avião não puder aterrar no Porto por motivos imprevistos poder ir até Lisboa ou até Faro.
Claro que nunca enchem os tanques, pois quanto mais peso de combustível levar, mais consome, mas pelo menos levar o necessário para manter os passageiros em segurança. É a lei da concorrência que em nada dignifica esta transportadora e com toda a certeza temos em Portugal operadoras a funcionar da mesma maneira. Cabe aqui em Portugal, responsabilizar a autoridade da aviação civil pela falta de fiscalização.
Vídeo completo do áudio final do Piloto nos últimos momentos antes da queda do Avião da Chapecoense! Novo áudio mostra piloto do avião insistindo para pousar em sua última conversa!
Parte da conversa traduzida em português:
Piloto: Senhorita, Lamia 933 está com falha total, falha elétrica total, sem combustível.
Torre de controle: Pista livre e esperando chuva (...) Lamia 933, bombeiros alertados.
Piloto: Vetores senhorita, vetores na pista.
Torre de controle: O sinal de radar foi perdido, não o tenho, notifique rumo agora.
Piloto: Estamos rumo 360, com rumo 360.
Torre de controle: Vire à esquerda 010 proceder ao localizador da borda Ríonegro, uma milha na frente da p Bora (...) no momento se encontra, correto, te confirmo pela esquerda com rumo 350.
Piloto: À esquerda 350 senhorita.
Torre de controle: Sim, correto, você está a 0,1 milha da borda Ríonegro.
Torre de controle: Não o tenho com altitude Lamia 933.
Piloto: 9 mil pés senhorita.
Piloto: Vetores, vetores.
Torre de controle: Você está a 8,2 milhas da pista.
Torre de controle: Que altitude tem agora?
Torre de controle: Lamia 933, posição?
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"Falha total": áudio mostra piloto do avião da Chape insistindo para pousar!
Um áudio de cerca de 11 minutos, divulgado na tarde desta quarta-feira pela Blu Radio, da Colômbia, revela pedidos insistentes para pousar do piloto do avião que transportava a delegação da Chapecoense no que seria a última conversa que ele teve com a torre de controle do aeroporto José Maria Córdova, em Medellín.
A gravação mostra Miguel Quiroga, que pilotava o Avro RJ85, relatando problema de combustível no avião e pedindo várias vezes para pousá-lo momentos antes do acidente que provocou a morte de 71 pessoas na madrugada de segunda para terça-feira.
No diálogo com o piloto, uma controladora repete várias vezes que o pouso precisaria ser adiado porque uma emergência com outra aeronave estava sendo atendida no aeroporto. Por isso, deu ordens para que o avião desse algumas voltas pela região antes de pousar.
Segundo a controladora informa ao piloto, o avião da Chapecoense estava a 8 milhas do aeroporto – ou seja, a cerca de 13 quilômetros do local de pouso.
A conversa se estende por nove minutos até o pedido final de Quiroga:
– O avião está em falha total eléctrica e de combustível.
Depois, o piloto não se comunica mais. Então, alguns controladores começam a chamar pelo piloto por cerca de mais dois minutos, mas não obtêm resposta.
O avião perdeu contato com a torre de comando quando sobrevoava as cidades de La Ceja e Aberrojal, à 0h33 de Brasília, e a queda ocorreu à 1h15 no Cerro El Gordo – segundo informações do aeroporto de Medellín. Áudio da caixa preta! Áudio oficial e original! Sem cortes!