«Este blog não respeita o acordo ortográfico (AO90), por ser um atentado inaceitável à língua de Camões e de todos os Portugueses! E você, vai fazer parte deste atentado à língua Portuguesa, escrevendo segundo a aberração do AO90?»
“A Inércia” de um povo;
"Um dos males de um país é a inércia dos cidadãos e a incapacidade da sociedade civil para se afirmar e ser um contra-poder às instituições".
Nave Russa, será um meteorito em rota de colisão com a Terra; não se sabendo muito bem onde vai cair.
Uma nave cargueiro, com destino à estação orbital, subiu, subiu, até que um problema na comunicação com a nave, acabou por se perder o contacto com a estação operacional em terra, acabando por ficar desgovernada, sem controle. Agora a gravidade terrestre se encarregará de a fazer descer, irá se incendiar na reentrada na atmosfera terrestre, acabando por cair em algum lugar, habitado ou não. Esperamos que seja num lugar não habitado...!
"A nave russa, que servia de cargueiro espacial para levar mantimentos e materiais para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla internacional), deixou de obedecer aos comandos dos controladores, que no Cosmódromo de Baikonur (no Cazaquistão) mais não podem fazer do que esperar.
Atraída pela força da gravidade terrestre, a ‘Progress 59’ deverá continuar a girar, descontroladamente, numa viagem rumo ao inferno da Terra: vai incendiar-se e explodir quando colidir com a atmosfera terrestre". fonte
Por estes dias, o vulcão Calbuco deixou o seu estado de aparente "inercia" e entrou em erupção. Este fenómeno, ao que parece está relacionado com gigantescas tempestades solares, que atingiram a terra por estes dias; tempestades que perturbaram o núcleo ferroso da terra, provocando vários terremotos e despertando alguns vulcões pelo Mundo, como o vulcão de Calbuco.
A mãe Terra às vezes acorda mal disposta. "A atmosfera evolui todos os dias. Temos dias bons, dias maus, dias de tempestade, dias de sol. A mãe terra, lá em baixo, também tem esses humores, também tem essas reacções", diz o vulcanólogo Victor Hugo Forjaz.
Por isso, estas erupções vulcânicas, como as que aconteceram na Costa Rica e no Chile são mais ou menos imprevisíveis.
O que é certo é que estamos a viver um período de agitação solar que interfere no coração da Terra: "As tempestades solares originam movimentos mais rápidos e mais violentos do magma que está a 40 ou 50 km de profundidade e depois isso tem consequência nos vulcões que estão mais à superfície".
Em Portugal, diz o professor da Universidade dos Açores, não há nenhuma situação preocupante.
No Faial, houve "nos últimos três dias 42 pequenos sismos, depois outros a norte dos Açores", mas, sublinha, "é a tal evolução natural da abertura do Atlântico. O fundo do mar Atlântico não é um mar morto, é um mar que está em contínua expansão". fonte, aqui.
As cinzas expelidas pelo vulcão são uma dor de cabeça para os habitantes próximos do vulcão.
"Em Ensenada, localidade chilena mais próxima do vulcão Calbuco, habitantes e Exército trabalham em conjunto para remover as toneladas de cinza depositadas na sequência das violentas erupções registadas na semana passada.
No entanto, apesar da acalmia, as autoridades advertiram que o vulcão continua instável e que poderão registar-se novas erupções, mantendo-se o alerta vermelho na região circundante do Calbuco.
Nalguns casos, a cinza acumulada nos tectos provocou danos importantes, como neste restaurante de Ensenada. Ainda assim, o dono do estabelecimento não desespera e garante que se voltarem a registar-se erupções, terá de “esperar, mais assim que for possível começará a construção de um novo restaurante”. fonte
Então não é que a UGT vem agora concordar que seja permitido a continuação dos cortes salariais até 2017, a UGT está em sintonia com o governo e "aceita reposição gradual de salários proposta pelo PS"... É este um sindicato (UGT) que defende os direitos dos trabalhadores?
Quanto à CGTP-IN, exige a reposição dos salários na totalidade em 2015, de acordo com o Tribunal Constitucional.
É evidente e fica mais uma vez provado (claro como água), que a UGT é um sindicato "lambe botas" dos governos e o lacaio do partido Socialista (PS). fonte
O PS apresentou o seu plano para a economia às centrais sindicais. Na questão dos salários dos funcionários públicos, a UGT aceita a proposta para uma reposição gradual até 2017. A CGTP considera que o adiamento pode ser inconstitucional.
“A actividade física regular reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, demência e algumas formas de cancro em até 30%”, defende um grupo de investigadores no “British Journal of Sports Medicine”.
O texto, assinado por três especialistas da Grã-Bretanha, EUA e África do Sul, responsabiliza o problema da obesidade no elevado consumo de açúcar e hidratos de carbono nas dietas modernas. E ataca a indústria alimentar por incentivar a percepção equivocada de que o exercício possa compensar os efeitos negativos da má alimentação.
“A Coca-Cola, que gastou 3,3 mil milhões de dólares em publicidade em 2013, empurra a mensagem de que ‘toda a caloria vale'; associam os seus produtos com o desporto, sugerindo que é aceitável consumir as suas bebidas desde que se faça exercício. A ciência diz-nos que isto é enganoso e equivocado. O que é crucial é a origem das calorias. As calorias do açúcar promovem depósitos de gordura e fome. As calorias da gordura promovem saciedade”, salientam.
Os cientistas dizem que até 40% dos indivíduos com peso considerado normal enfrentarão anormalidades metabólicas associadas com a obesidade por causa de hábitos alimentares inadequados. Também observam que a obesidade representa «apenas a ponta do icebergue» dos efeitos adversos da má alimentação na sociedade: “Segundo o relatório sobre o peso global das doenças da (publicação científica) Lancet, uma dieta pobre já gera mais doenças que a inactividade física, o álcool e o tabaco juntos”.
Para o cardiologista Aseem Malhotra, da Academy of Medical Royal Colleges, na Grã-Bretanha – um dos médicos que assina o artigo – “uma pessoa obesa não precisa de fazer nenhum exercício para perder peso, só precisa de comer menos”. “A minha maior preocupação é que a mensagem que está a ser transmitida ao público sugere que você pode comer o quanto quiser, desde que faça exercício físico. Isto não tem base científica. Não se pode compensar os efeitos de maus hábitos alimentares com exercício”, salientou. (fonte, aqui e aqui)
«Alimentação Saudável... Comer bem ao longo da vida, é o segredo!»
«Alimentação Saudável...Comer bem ao longo da vida» é o mote para o vídeo de cariz pedagógico, elaborado pelo Gabinete de Nutrição da Administração Regional de Saúde do Algarve IP, co-financiado pelo projeto de cooperação transfronteiriça Portugal -- Espanha (POCTEP) 2007-2013, com o apoio da União Europeia -- FEDER, destinado à população em geral, com vista a promover uma alimentação saudável, ao longo das diferentes fases do ciclo de vida, e desta forma obter ganhos em saúde.
Porque nunca se deve esquecer o que aconteceu no 25 de Abril de 1974, porque foi e continua a ser demasiado importante para se esquecer, porque muitos deram o seu suor e lágrimas e a própria vida, numa ditadura à qual a revolução do 25 de Abril 74 pôs fim.
Muitos hoje, esforçam-se para esvaziar os feitos e conquistas do 25 de Abril de 74, tentam esconder, condicionar e manipular, toda e qualquer informação relativa àqueles tempos. Hoje é quase tabu falar-se abertamente nos meios de comunicação social, sobre o 25 de Abril, e mesmo o estado, quase erradicou as referências e conteúdos nos programas escolares, do ensino em Portugal.
Um documentário que tão bem relata a revolução de Abril e os acontecimentos posteriores, onde se discutiam de forma tão pura as ideologias que melhor defenderiam os interesses dos portugueses. Um momento de discussão ideológica que acabou por entregar nas "mãos" do socialismo de Mário Soares os verdadeiros valores da liberdade e da democracia.
Documentário de Joaquim Furtado, José Solano de Almeida, Cesário Borga, Isabel Silva Costa - RTP
Telescópio Hubble, 25 Anos a Mostrar-nos os Confins do Universo
Telescópio Hubble foi há 25 anos para o Espaço, 25 anos a nos brindar com belíssimas imagens dos confins do Universo, mostrou-nos que o Universo não está num estado de "inércia" permanente, mas sim, em constante mutação, com uma dinâmica que muito poucos conseguem imaginar.
Hubble, há 25 anos a fotografar para lá da "última fronteira"
O telescópio Hubble, que revolucionou a astrofísica com as imagens que captou a partir do espaço, comemora esta sexta-feira 25 anos sobre a sua colocação em órbita pelo vaivém espacial Discovery.
As Imagens fantásticas que o Hubble nos mostrou.
Imagens fantásticas tiradas ao longo de 25 anos, de um Universo desconhecido, que passou a ser conhecido com imagens tiradas pelo Hubble.
A Mentira que a Angela Merkel Contou ao Alemães sobre a Grécia
Esta é a mentira contada pelo Governo alemão (Angela Merkel) aos cidadãos Alemães, sobre a crise Grega e as supostas ajudas que a Alemanha deu à Grécia.
A crise grega e a história que contaram aos alemães.
Esta é uma reportagem da televisão pública alemã sobre a crise na Grécia, sobre o dinheiro que foi de facto emprestado e sobre a história da carochinha que foi contada aos alemães.
"A crise da zona euro tem beneficiado bastante, e não prejudicado, a maior economia da moeda única, segundo dados revelados recentemente pelo governo de Angela Merkel.
A Alemanha arrecadou 41 mil milhões de euros com a crise da zona euro devido à redução dos pagamentos de juros. A forte procura pela dívida alemã tem levado à diminuição dos juros a pagar para Berlim se financiar, reduzindo assim a factura". fonte
O Estado pode vir a ser processado por gestão ruinosa na TAP; por prejuízos de 800 milhões (aqui). Esta é a história triste de mais uma empresa do estado (empresa que é bandeira Nacional), arruinada pela má gestão ao longo dos tempos, onde os sucessivos governos nunca pediram responsabilidades aos gestores, pela má gestão, sendo cúmplices.
É mais um descalabro, uma vergonha, para os políticos no governo, que foram coniventes com a administração TAP nos negócios ruinosos feitos por Fernando Pinto (administrador), numa gestão desastrosa ao longo de anos. O objectivo sempre foi destruir a TAP o mais possível, para a vender aos privados bem baratinha.
A expansão para o Brasil começa, exactamente, com a compra da empresa de manutenção da VARIG, a VEM. Um negócio pensado e concretizado em 2005, pela administração de Fernando Pinto. Um negócio que, em dez anos, acumulou 500 milhões de euros de prejuízo. As razões do grande buraco financeiro do grupo TAP devem ser encontradas, desde logo, na TAP ME BRASIL. fonte
"...Em entrevista ao «Diário Económico», Manuel dos Santos Cardoso refere que, «esta diminuição iria reverter para o accionista ou para encobrir os erros de gestão e perpetuaria efeitos da austeridade para os pilotos, mas agora na esfera privada».
Sindicato admite processar TAP por gestão ruinosa, em causa estão 800 milhões de euros.
Tudo isto acontece pela "inércia" dos Portugueses, que permitem tudo sem contestação... por estarem mal informados!
Não TAP os Olhos, a TAP é rentável, precisa é de ser bem gerida!
Compra da VARIG foi um negócio super ruinoso para a TAP! (ao minuto 1:50)
Fernando Pinto sublinha importância da TAP para o Brasil e traça a história do crescimento paulatino da importância do Brasil para a TAP. Por outro lado, assume que a bondade do investimento da TAP na compra da Varig está ainda por demonstrar, embora confie que essa demonstração virá a ser feita.
Este é um país "pobre" que esbanjou milhares de milhões (sem os ter; contraiu dívida) em projectos megalômanos, sem benefícios para os cidadãos, em muitos dos casos. Portugal é um país onde se pratica crimes económicos, mas onde ninguém vai preso!
Hoje alguns dos projectos estão ao abandono por terem sido interrompidos por falta de dinheiro, mas os cidadãos continuam a pagar os juros altíssimos de uma dívida contraída para este despesismo (Socialista), com uma dívida impagável num país sem crescimento económico (já vai em 234.6 mil milhões de euros), que já atinge 131.4% do PIB, e ainda temos a dívida contraída ao FMI/Troika de 75 mil milhões de euros para pagar. "À que relembrar, que no final de 2011 estava em 107,2% do PIB, com uma dívida de 183,3 mil milhões(aqui)".
Dívidas contraídas por governantes irresponsáveis e incompetentes, principalmente do PS, na pessoa do Sr. Sócrates!
Hoje temos um partido Socialista liderado por António Costa, que está a fazer novamente promessas irrealizáveis, sem contrair novamente mais dívida, para voltar cair nos mesmos erros; que é de gastar o que o país não tem, para depois o povo ser massacrado novamente com mais cortes, quando o FMI/Troika voltar... (aqui)!
Neste Sexta às 9 fazem-se as contas aos projectos lançados pelo estado sem que tivesse havido nenhum benefício para os cidadãos e, o que ainda é pior, sem haver ninguém responsabilizado por este desbaratar de dinheiro.
"De notar que a muitos destes projectos estão associadas fraudes tais como a a compra de terrenos a baixo preço, com conhecimento interno dos projectos, que mais tarde o estado terá de expropriar para passar uma estrada ou construir uma estrutura".
Este é um país martirizado pela incompetência de uma elite política que ao longo dos anos andou a gastar o que não tinha, mergulhando o país numa falência em 2011 (pela terceira vez), levando o país a retroceder muitos anos, para uma pobreza inimaginável.
Hoje temos ai o PS a prometer uma quarta falência, na pessoa de Sr. António Costa, que foi o braço direito de Sócrates no governo anterior, que como sabemos levou o país à ruína económica. Programa PS, aqui.
Será que o povo ainda não abriu de vez os olhos? Ainda não percebeu que estes partidos do ARCO da GOVERNAÇÃO (ps, psd e cds) não estão minimamente preocupados com o bem estar do povo???
Atenção, pode Estar a ser Enganado pela Galp e EDP
Atenção que pode estar a ser vitima de roubo. A liberalização do mercado da energia em Portugal está a dar frutos "podres", aos consumidores Portugueses.
Não basta estarmos a pagar as "rendas excessivas" na energia da incompetência política (governo Sócrates), senão agora as empresas de energia (GALP e EDP) ainda defraudarem os consumidores, com contagens irregulares, ou mesmo a não aceitação das contagens que o consumidor dá às empresas de energia (EDP e GALP).
É uma vergonha, o consumidor trabalha de borla para estas empresas (dando as contagens) e ainda é enganado/lesado nas facturas, e ainda tem que pagar a chamada para dar a referida leitura.
A Galp ignora leituras dos clientes e emite as facturas sem considerar os consumos reportados pelos consumidores. A EDP não cumpre os procedimentos a que está obrigada quando os clientes decidem trocar de fornecedor. E ambas as empresas estão a rejeitar de forma irregular pedidos de tarifa social, mais barata, por famílias que têm direito a este apoio na conta da energia.
Estas situações foram apuradas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e levaram o Conselho de Administração do supervisor a abrir inquéritos sancionatórios às duas empresas, a 15 de Abril.
Em comunicado, a ERSE explica que a investigação a “dois dos mais representativos comercializadores” de energia em Portugal se deve a “indícios de incumprimentos legais ou regulamentares no âmbito da mudança de comercializador, da aplicação das tarifas sociais e do apoio social extraordinário ao consumidor de energia, bem como a desconsideração de leituras comunicadas pelos clientes”. Fonte
A entidade que regula o sector da energia suspeita que várias empresas de electricidade limitaram a atribuição de tarifas sociais a famílias que tinham o direito ao regime. Por causa deste e de outros indícios de más práticas, a ERSE acaba de abrir processos contra várias empresas de electricidade e gás.
A fraude da electricidade em Portugal - lucros excessivos e indevidos.
As rendas excessivas...
E quem beneficia com esta sobrecarga dos consumidores? O relatório revela: 2.133 milhões vão para as centrais e barragens da EDP, 1.521 milhões para as empresas que desenvolveram as energias renováveis e centrais de co-geração e 271 milhões paras as centrais do Pego e da Tapada do Outeiro da International Power.
"Em comunicado, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) adiantou que, desde a entrada em vigor do regime sancionatório do sector energético, em Janeiro de 2013, analisou 69 casos de potenciais ilícitos contra-ordenacionais, abriu 26 processos de contra-ordenação, deduziu 12 notas de ilicitude e proferiu quatro decisões de condenação e um arquivamento.
Entre as condenações, destaca-se a sanção de 15 mil euros aplicada à Galp Power, empresa do grupo Galp comercializadora de gás natural em mercado livre, por interrupção indevida do fornecimento de gás natural a um cliente.
A mesma empresa também foi multada em 5.000 euros por não discriminar os custos de interesse económico geral (CIEG) na factura.
A terceira sanção, no valor de 2.500 euros, foi aplicada à EDP Comercial por não ter fornecido o livro de reclamações a um consumidor.
A ERSE condenou ainda a Goldenergy por práticas concorrenciais ilegais, o que mereceu uma admoestação à empresa que opera no mercado liberalizado de electricidade e de gás natural.
Todas as condenações partiram da denúncia de consumidores individuais.
O regulador do mercado de energia participou infracções da competência de outras entidades, nomeadamente ao Ministério Público, à Direcção-Geral do Consumidor, ao Instituto de Seguros de Portugal e à Direcção-Geral de Energia e Geologia". (Fonte, Lusa)
INDIGNAI-VOS
NÃO VOTEM EM PARTIDOS CORRUPTOS, QUE PERMITIRAM E PERMITEM ESTES ABUSOS!
“Entre um governo que faz o mal e o povo que o consente, há uma certa cumplicidade vergonhosa.” Victor Hugo
Relatos e memórias, do antes de Abril de 1974. Histórias reais relatadas na primeira pessoa, por pessoas que sofreram na pele as dificuldades de uma escravatura imposta pela ditadura, onde os direitos mais básicos não existiam, mas havia deveres e mais deveres... o único direito que existia, era o direito a trabalhar e a ficar calado!
Hoje existe, um esquecimento quase obrigatório, tanto na sociedade civil, como no ensino institucional.
Para muitos hoje, o 25 de Abril é assunto tabu, têm medo que as pessoas percebam que estão a perder direitos e a regredir no tempo a passos largos.
Povo, acordai; deixai-vos de "inercias", perder direitos não é natural, perder direitos é regressar ao passado!
Foto de: João Chambel
"Um dos males de uma Sociedade, é a "inércia" dos seus cidadãos, e a sua incapacidade em se afirmar, enquanto sociedade civil, e ser um contra-poder às instituições que destroem um país e o seu povo/sociedade". Ramalho Eanes
Você é um dos indignados? É dos que já não acredita nos políticos e deixou de votar? E por não votar acha que está a fazer uma revolução?
Está totalmente errado!
Ao não votares, estás a alimentar o sistema corrupto do "ARCO DA DESGOVERNAÇÃO", porque mesmo que continues a não votar eles continuaram a ser eleitos com a tua ajuda. Pensa com consciência, sobre o resultado da tua inconsciência... Diz não à inércia e vota; vota com consciência!
Já imaginaram o perigo que seria, para os corruptos, se os milhões de portugueses indignados, um dia se dirigissem ás urnas e votassem contra os que criticam e aos que querem derrubar? Já imaginaram? Claro que é isso que eles mais temem. Que um dia sejam escorraçados do poder, que há 40 anos dominam.
São horas de votar!!!
Nas últimas Europeias, dois terços dos eleitores não foram votar. O PSD ganhou e o país foi transformado num protectorado de Angela Merkel e do FMI. E agora?
Sabias que nas legislativas de 2009, mais de metade dos eleitores não votaram nos partidos que nos governam há mais de 30 anos? A abstenção, o voto nulo e o voto branco reforçam os partidos dominantes e ajudam a que fique tudo na mesma. Se queres protestar, VOTA!
Juntem-se os melhores e rompamos com o passado e com o que nos trouxe até aqui!
Os fundamentos da União Europeia estão totalmente pervertidos; onde anteriormente no inicio da UE (CEE), prevalecia a protecção do Mercado Comum e da sua Sociedade Europeia, os cidadãos. Hoje a União Europeia promove e protege os lobbies de uma elite que explora todos os cidadãos, de toda a Europa.
A privatização da água é um exemplo vergonhoso, em que a União Europeia protege os lobbies em detrimento dos cidadãos, o mesmo se passa em Portugal, com a privatização das águas com graves prejuízos para a população.
A água é um bem publico e universal de primeira necessidade. Diz não à inerciae deixa de apoiar partidos e governos que continuam a privatizar bens públicos de primeira necessidade, como a água, energia e os transportes públicos.
Reportagem alemã sobre o processo de privatização da distribuição de água em Portugal. Julgam os povos do norte da Europa que estão a salvo. Enganam-se. Nós somos apenas o laboratório de um saque há muito sonhado. Pena que para este assunto ser assunto tenhamos de procurar na comunicação social alemã. (legendado)
"...Foi aceso o debate, ontem à noite na RTP-Informação, a propósito da reforma do sector das águas a Associação de Municípios e as Águas de Portugal trocaram duras acusações. Os autarcas garantem que a fusão das várias empresas é um golpe monopolista. O presidente do grupo Águas de Portugal afirma que não há qualquer plano de privatização e que a fusão pretendida garante poupança aos consumidores". (Aqui na RTP)
A TAP, como empresa pública, é património que pertence a todos nós, portugueses.
Todos os cidadãos portugueses deveriam estar contra a privatização da TAP, e dispostos a lutar pela manutenção da nossa companhia aérea de bandeira, é um erro irreversível perder este património tão importante.
É uma necessidade manter uma companhia que assegure a proximidade entre continente e regiões autónomas, assim como para os países da Lusofonia.
O governo tem milhares de milhões de euros para salvar bancos privados, mas não tem alguns milhões para salvar uma empresa de referência e de estrema importância estratégica Nacional.
2014 - TAP - Manutenção e Engenharia Brasil. Esta unidade, que nos últimos anos foi responsável pelo agravar das contas do grupo, registou um prejuízo de 22,6 milhões de euros, uma melhoria de 17,7 milhões de euros face ao ano anterior (45%). (aqui)
2013 - TAP -- Manutenção e Engenharia Brasil, que gerou um prejuízo de 50,2 milhões de euros, que compara com 62,7 milhões de euros do ano anterior, resultado da execução de um plano para melhorar o desempenho da empresa. (fonte aqui)
Fernando Pinto, um administrador que só apresenta prejuízos à TAP, tem direito a 420.000€ anuais, pelo seu excelente desempenho empresarial (?), com um governo que permite tudo, premiando a má gestão. (Fonte, aqui!)
O governo é um dos principais responsáveis nas perdas do grupo TAP!
Oposição responsabiliza Governo pelo cancelamento de centenas de voos da TAP.
A esquerda parlamentar responsabilizou esta (01/10/2014) o Governo e a administração da TAP pelas irregularidades nos voos que se verificaram nos últimos meses. Já a maioria PSD-CDS desvaloriza o problema e considera que houve um alarmismo à volta do assunto.
BE sugere referendo sobre venda da TAP e ministro Pires de Lima exalta-se.
É mais um momento insólito do Parlamento. Uma acesa troca de argumentos que começou quando a deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua sugeriu ao ministro da Economia, Pires de Lima, que se faça um referendo sobre a venda da TAP. "Acho que os Governos devem obedecer a programas e não ir atrás de populismos", sustentou Pires de Lima.
Presidente do Banco Central Europeu foi interrompido por uma mulher que saltou para a mesa de Draghi e lhe atirou 'confeti', enquanto gritava contra a "ditadura" da instituição.
Veja o vídeo.
15 de Abril - Um manifestante interrompido de hoje conferência de imprensa pelo presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi , gritando de Bloomberg Alessandro Speciale estava na sala e oferece um relato de primeira mão da situação e examina os detalhes da segurança em torno Mario Draghi " acabar ditadura BCE. " . Ele fala em " In The Loop ".
Será que os portugueses que vivenciaram o período antes do 25 de Abril de 74 ainda se lembram de como era naqueles tempos?
Os que nasceram depois do 25 de Abril 1974, certamente poucos saberão como era viver naqueles tempos de pobreza extrema, de escravatura e falta de liberdade. A maioria dos jovens hoje não sabe nada de como era viver sem liberdade. O Estado Português tem vindo a promover o esquecimento daqueles tempos ao nível do ensino escolar em Portugal, para assim poder tirar direitos sem contestação nas ruas. Hoje é mais uma cleptocracia, do que uma verdadeira democracia; é uma democracia capturada, onde impera livremente a promiscuidade e a corrupção no Estado e nos meandros da política, passando impune, como confirma a OCDE.
As pessoas não fazem ideia de como era o nosso país antes da democracia, excepto, claro, as que sentiram dolorosamente e todos os dias, os horrores de uma vida pobre, miserável, sem respeito, sem dignidade, sem liberdade.
Hoje pergunta-se, se não estamos a regredir no tempo? Com perda de emprego, perda de salários, perdas de apoios sociais, conquistados com o 25 de Abril... Hoje temos governos a destruir tudo o que é saúde, educação, justiça e a levar o povo novamente à pobreza extrema, em muitos casos. Uma verdadeira Cleptocracia.
Será que valeu a pena os nossos país e avós terem lutado tanto pelos direitos e a liberdade, que agora se está a perder, dia a dia...?
Esta é a história do melhor CEO da Europa e arredores, que se transformou no pior CEO da Europa a destruir empresas...
"Querem saber como se destrói uma empresa? Perguntem a Zeinal Bava e a Henrique Granadeiro (afundou 900 milhões à PT). O que teve lugar na Portugal Telecom, nos últimos anos, devia ser compilado e dar origem a um manual de instruções para afundar empresas".
Por: Mariana Mortágua
"Zeinal Bava pode dizer que sai pelo seu pé, mas deixa atrás de si os cacos do que foi a mais prestigiada empresa nacional.
Durante décadas a maior empresa portuguesa, e a primeira de dimensão internacional, a PT, era também a companhia que mais investia em tecnologia e investigação no nosso país. Era, digo. Porque é este o legado de Bava à frente da empresa que o Estado privatizou: todas as notícias positivas sobre a PT estão no passado.
A PT, fruto do seu investimento no centro tecnológico de Aveiro, foi a primeira empresa mundial a criar um cartão pré pago. Foi com ele que reagiu à entrada das multinacionais de comunicações no nosso país e retomou a liderança no sector móvel. Foi com esse cartão que revolucionou o mercado brasileiro e tornou a VIVO o maior operador móvel da América latina. O mesmo aconteceu com os acessos à Internet, rede 3 G e um sem número de produtos nascidos da articulação entre uma empresa com capitais públicos e uma universidade do Estado.
Há quatro anos a PT tinha a liderança do mercado móvel da América latina. Hoje, é uma empresa endividada até ao pescoço, sem capacidade de investimento, escorraçada pelo obsoleto parceiro brasileiro, e à beira de ser comprada por um fundo especulativo. O mesmo fundo que, depois de adquirir a Cabovisão, fez do despedimento de 100 funcionários o seu primeiro ato de gestão.
Não será certamente coincidência que a queda livre da PT coincida, temporalmente, com a alienação da Golden Share do Estado na empresa. Ou que o momento chave da destruição de valor, a venda da Vivo, tenha acontecido com a oposição do Estado, que acabou por se vergar à pressão do maior accionista da PT: o BES.
O banco de Ricardo Salgado precisava de liquidez e o futuro de uma empresa estratégica portuguesa era a sua última preocupação.
Foram essas necessidades de liquidez que fizeram com que a PT, durante anos e anos a fio, fosse a empresa que mais generosos dividendos foi distribuindo. A distribuição de dividendos muito acima das suas possibilidades, foi o esquema encontrado por Zeinal Bava e Henrique Granadeiro para gerirem uma complexa teia de interesses. O resultado está à vista. A sua ligação umbilical às necessidades da finança, leia-se Banco Espírito Santo, acabou por colocar o futuro da empresa em risco.
Não é a queda de um anjo, incensado até há pouco tempo pelos sucessivos governos, pela finança e até colunistas da imprensa especializada, que nos deve preocupar. O que nos preocupa é o futuro do operador incumbente de comunicações, o futuro de milhares de trabalhadores ou do investimento em infraestruturas vitais para a modernização do país.
Não nos esquecemos que a alienação da Golden Share foi um dos temas da campanha interna do PSD, juntando todos, à vez, na defesa desta irresponsabilidade.
E por isso está na altura de confrontar Passos Coelho com as suas próprias garantias.
Dizia o primeiro-ministro que o fim das Golden Share do Estado teria lugar acautelando os interesses estratégicos do país. Das duas, uma: ou Passos Coelho, na sua forma distorcida de ver a economia e a sociedade, entendia que o interesse estratégico do país passava por entregar uma das mais importantes empresas nacionais a um pequeno fundo internacional, sem nenhum conhecimento e capacidade de investimento; ou estamos perante um ato consciente de favorecimento dos interesses privados. Em ambos os casos, é o interesse nacional que, mais uma vez, sai lesado.
PSD, PS e CDS foram-nos garantindo que as privatizações não iriam colocar em causa a permanência dos sectores estratégicos em mãos nacionais. O actual Governo jurou-nos, depois, que o fim das golden share não hipotecava os interesses do país. Tudo furado.
Não só as privatizações de sectores como a energia ou combustíveis não trouxeram os proclamados benefícios da concorrência, como monopólios naturais fundamentais para a soberania nacional foram parar às mãos de regimes ditatoriais ou aos bolsos de fundos especulativos sem nenhum interesse de médio ou longo prazo.
O que está em causa é a irrelevância da PT. O que está em causa é o posto de trabalho de milhares de pessoas e a previsível deslocação ou desinvestimento no centro tecnológico de Aveiro, onde se concentra a maior fatia do investimento privado em investigação no país.
Não há como olhar para o que está acontecer, aqui e agora, mesmo à frente dos nossos olhos, e insistir, com certeza acrítica de quem está toldado pelo seu próprio radicalismo ideológico, que nada correu mal, que isto não poderia ter sido evitado, ou que não há lições para o futuro.
Sim, está a correr mal. Sim, podia ter sido evitado. Sim, há lições para o futuro: os sectores estratégicos nacionais têm que estar em mãos públicas, a começar pela TAP, que o governo tenta vender à pressão sobre os escombros da PT, que tanto contribuiu para destruir". (fonte aqui)
OBS: O texto em cima, é a transcrição do do vídeo que se segue, em baixo.
"Durante décadas a maior empresa portuguesa, e a primeira de dimensão internacional, a PT, era também a companhia que mais investia em tecnologia e investigação no nosso país. Era, digo. Porque é este o legado de Bava à frente da empresa que o Estado privatizou: todas as notícias positivas sobre a PT estão no passado". |08-10-2014|
A queda do "homem que era um Ferrari".
"Durante décadas a maior empresa portuguesa, e a primeira de dimensão internacional, a PT, era também a companhia que mais investia em tecnologia e investigação no nosso país. Era, digo. Porque é este o legado de Bava à frente da empresa que o Estado privatizou: todas as notícias positivas sobre a PT estão no passado". |08-10-2014|
Zeinal Bava, o amnésico. Será que de repente ficou com alzheimer??
"Não sei, não me lembro, não tenho memória, não consigo precisar".
Deputados indignados com desconhecimento de Zeinal Bava.
Da esquerda à direita, os Deputados ficaram indignados com o "desconhecimento" manifestado por Zeinal Bava durante a audição na comissão de inquérito ao BES. Alguns recusaram-se mesmo a fazer mais perguntas ao antigo presidente executivo da Oi e da Portugal Telecom.