Ter Passaporte Diplomático dá Direito a Matar?
Há uma semana um cidadão Português foi brutalmente agredido em território nacional por dois filhos do embaixador do Iraque, que levaram Rúben quase à morte... Um crime hediondo contra um cidadão nacional.
Ter imunidade, dá direito a matar? Não pode ser isto considerado um acto de guerra contra Portugal? E, o Governo Português acobarda-se?
Os dois gémeos suspeitos de terem agredido na quarta-feira (dia 17) um jovem de 15 anos em Ponte de Sôr são filhos do embaixador do Iraque em Portugal e têm, por isso, imunidade diplomática, tendo sido libertados pela Guarda Nacional Republicana (GNR), confirmou esta quinta-feira (18/08) fonte ligada ao processo.
A vítima, de 15 anos, sofreu múltiplas fracturas ao ser agredido numa rixa em Ponte de Sôr, distrito de Portalegre, alegadamente por outros dois rapazes de 17 anos, e foi transferido para Lisboa, segundo disseram à agência Lusa; fontes do INEM e da GNR.
Fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disse à Lusa que o rapaz "apresentava múltiplas fracturas, escoriações e perda de conhecimento" no momento em que foi assistido.
Contactado pela Lusa, o oficial de relações públicas do Comando Territorial de Portalegre da Guarda, José Moisés, relatou que as autoridades começaram por registar, durante a madrugada, um desentendimento entre a vítima e os supostos agressores junto a um bar daquela cidade alentejana.
Mais tarde, segundo o oficial, os dois rapazes terão agredido a vítima na avenida da Liberdade, em pleno centro de Ponte de Sôr.
O rapaz de 15 anos, que foi mais tarde encontrado inanimado por trabalhadores do município que recolhiam o lixo, foi assistido no centro de saúde de Ponte de Sôr, mas teve de ser transportado de helicóptero para o Hospital de Santa Maria.
Estado clínico reservado
Contactada pela Lusa, a unidade indicou não poder dar informações sobre o estado clínico por se tratar de um menor.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre indicou que o alerta foi dado às 3h 55m, tendo sido mobilizados para o local cinco bombeiros, uma ambulância, uma viatura de suporte imediato de vida (SIV) de Ponte de Sôr, além de elementos da GNR.
Segundo José Moisés, os dois suspeitos menores de idade ficaram à guarda da GNR até à chegada da Polícia Judiciária (PJ), que foi chamada a investigar o caso.
A imunidade diplomática é uma forma de imunidade legal que assegura às Missões diplomáticas inviolabilidade e aos diplomatas salvo-conduto, isenção fiscal e de outras prestações públicas, bem como de jurisdição civil e penal e de execução.
Com a Lusa
Amigo de Rúben: "Nunca provocámos, nunca começámos agressões nenhumas"
Ex-embaixador do Iraque em Portugal "envergonhado" com espancamento em Ponte de Sôr
Num email a que a Renascença teve acesso, Hussain Sinjari expressa “a maior raiva, choque e tristeza por esta violência bárbara”.
Num email enviado a amigos e colaboradores portugueses e iraquianos, a que a Renascença teve acesso, Hussain Sinjari expressa “a maior raiva, choque e tristeza por esta violência bárbara”.
O diplomata iraquiano, que é hoje embaixador na Roménia, diz-se “horrorizado” e “envergonhado” com as agressões de que foi alvo Rúben Cavaco na última quarta-feira de madrugada. O jovem encontra-se nos cuidados intensivos no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e já foi alvo de uma intervenção cirúrgica à cabeça e ao rosto. Está em coma induzido. fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário