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A Inércia” de um povo;


"Um dos males de um país é a inércia dos cidadãos e a incapacidade da sociedade civil para se afirmar e ser um contra-poder às instituições".
R. Eanes




segunda-feira, 4 de maio de 2015

TAP: A Gestão Ruinosa que Levou a Empresa à Ruína

A Gestão Ruinosa que Levou a TAP à Ruína 






A TAP... A menina dos olhos dos Portugueses, a empresa emblemática de Portugal, que esteve e está encarregue de transportar o bom nome de Portugal e levar a "bandeira" de Portugal a todos os cantos do mundo, assim como promover a marca "Portugal" e dá-la a conhecer por todo o Mundo.


Mas, a TAP enfrenta agora um grave problema "político"; querem-na vender a todo o custo e a qualquer preço, sem se preocuparem com o que isso implica para Portugal e para os Portugueses (economicamente). É uma vergonha!

Dizem (os políticos), que os pilotos tem destruído a empresa com as greves... Dizem que a empresa não é viável por ter uma divida enorme por perdas, e apontam o dedo aos pilotos. É mentira!! 

Como se vê na reportagem em baixo, o que levou a TAP à ruína económica foi o seu gestor, Fernando Pinto, com os negócios ruinosos ligados ao Brasil, com a compra da VARIG, VEM e a compra das oficinas do Brasil, empresas essas cheias de dívidas (mais de 500 milhões), que são um sorvedouro de dinheiros da TAP (ao minuto 35:00). Mas como se não basta-se, ainda compraram a Portugália ou PGA. Já a Groundforce, alguns anos deu lucro, outros prejuízos, com os inexplicáveis malabarismos contabilísticos de Fernando Pinto (ao 1:02:10).

«"O que tem prejudicado gravemente a TAP é a gestão ruinosa desta administração, com a conivência e o beneplácito dos sucessivos governos. Danos superiores a 800 milhões já deveriam ter suscitado uma reacção do accionista ao que se tem passado na última década e o respectivo apuramento de responsabilidades", (Aqui).» 


No meio disto tudo sempre tivemos os sucessivos governos que tudo permitiram à administração da TAP, sem lhe exigir responsabilidades pela má gestão; pelo contrário, ainda o premiaram com um salário fora de comum numa empresa pública. Quanto mais Fernando Pinto arruinava a TAP, mais recebia... em 2008 duplicou o salário, recebendo mais de 816 mil euros (Fernando Pinto reconhece que nem tudo correu bem).


Por muito que se escreva não dá para acreditar... só mesmo vendo esta excelente reportagem da SIC dá para entender um pouco melhor como se deixou chegar a TAP a este ponto.


Grande Reportagem sobre a TAP, mostrando uma investigação sobre os dois negócios que terão provocado a ruína da TAP.


A TAP enfrenta um momento de viragem. O novo processo de privatização da companhia aproxima-se de um desfecho e o sindicato dos pilotos marcou uma greve de 10 dias a partir de sexta-feira. Num trabalho de investigação, a SIC apresenta-lhe a TAP por dentro.


Sindicato dos pilotos admite processar TAP por «gestão ruinosa» (aqui).

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