Amianto causa morte de 39 pessoas por ano em Portugal!
A Incúria e Inércia dos sucessivos Governos, em remover as coberturas de Amianto e todo o tipo de materiais com Amianto nos edifícios, causa em média 39 mortes por ano e com tendência a aumentar, por a doença se manifestar só ao fim de alguns anos... Proibido desde 2005 pela União Europeia em território Europeu!
As doenças relacionadas com o amianto, utilizado em larga escala na construção civil e noutras aplicações até aos anos de 1990, mataram pelo menos 231 pessoas em Portugal entre 2007 e 2012, segundo dados da Direcção-Geral de Saúde, avança hoje o Público. No entanto, Portugal está longe dos países com maior taxa de mortalidade por amianto. Aqui, Diário Digital!
A doença é por vezes referida como uma bomba-relógio: como o período para que se manifeste é longo, é agora que os casos aparecem em maior quantidade. No Reino Unido, o número de mortes aumentou de 500 em 1980 para os cerca de 2300 actuais. A curva continuará a subir, mas espera-se que os números comecem a decrescer a partir de 2020, segundo a agência britânica de segurança no trabalho (Health and Safety Executive). Aqui no Público!
Aqui, Diário de Noticias!
A incúria do Sr. Primeiro Ministro, diz que não conhece casos de mortes... Aqui na TVI!
31/01/2014 - Heloísa Apolónia confronta Passos Coelho com casos de cancro em trabalhadores da DGE, por exposição prolongada ao amianto. Questiona sobre inventariação de edifícios públicos com amianto e sobre a data concreta da mudança de instalações destes trabalhadores.
5/02/2014 - Heloísa Apolónia acusa os sucessivos Governos de não fazerem nada para resolver este problema de saúde pública. A Lei 2/2011, aprovada por unanimidade pela AR, obriga o Governo a fazer um levantamento que, até agora, 2 anos depois de terminado o prazo, ainda não foi feito, com a desculpa de que não há dinheiro. Afinal, quanto custa fazer o levantamento de edifícios públicos com amianto?
Continue vendo mais artigos sobre o Amianto, aqui e aqui, aqui também!
Está na hora de quem corre riscos de vida por estar exposto ao Amianto (Escolas Hospitais, etc,.) exigir ao Governo o cumprimento das directivas Europeias na remoção do Amianto e dizer, BASTA!
Se mesmo assim se o governo continuar na sua "Inércia" em relação ao assunto, à que o levar a tribunal Europeu, por desobedecer às directivas Europeias e pôr em risco a vida das pessoas.
Lute pelo que é justo, lute pela sua saúde!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário