Vergonhoso! CGD: uma novela com uma história dramática, de tanta incompetência!
O Tribunal de Contas, entidade idónea, veio agora pôr preto no branco, de como foi possível a CGD chegar ao ponto que está hoje... Incompetência, negligência, inércia e falta de controlo absoluto por parte do anterior (des)governo, com Maria Luís de Albuquerque à cabeça no descontrole, tendo sido à altura dos factos Ministra das Finanças.
Como pode ter havido tanta incompetência e irresponsabilidade Governamental, sendo o Estado o único accionista da CGD?
Eles (políticos Governantes), são pagos com o dinheiro público dos impostos dos cidadãos para Governar e Gerir o bem público com competência! E, é isto que acontece? Não são responsabilizados criminalmente porquê?
Afinal os esqueletos deixados nos armários pelo anterior (des)Governo não são só os do BES/Novo Banco e Banif, mas sim também a CGD; como agora se veio a saber.
Nota: Relembro aqui o que Passos Coelho disse sobre a CGD este verão; "eu estive uns anos no Governo, tenho uma noção, razoável, do que é a situação da CGD e não entendi nada do que o ministro das Finanças disse".
A noticia:
«Num relatório de auditoria sobre o controlo do Sector Empresarial do Estado efectuado pelo Ministério das Finanças entre 2013 e 2015, divulgado hoje, o Tribunal de Contas considera que houve uma "falta de
controlo pelo Estado" do banco público nesse período, após a
recapitalização de 2012 (no montante de 1.650 milhões de euros).

"O controlo da CGD carece de transparência,
particularmente evidenciada pela não remessa ao accionista dos documentos
exigidos pelo regime jurídico do Sector Público Empresarial", afirma a
entidade, concluindo que "a aprovação de contas da CGD foi efectuada com
lacunas de informação".» Fonte
Na TVI:
"O Tribunal de Contas acusa o Ministério das Finanças de “falta de controlo” na Caixa Geral de Depósitos, entre 2013 e 2015. Num relatório de auditoria sobre o controlo do Setor Empresarial do Estado (SEE) por parte da tutela, divulgado hoje, o TC diz mesmo que o Estado aprovou documentos de prestação de contas sem ter a informação completa." Fonte
CGD: Um historial de incompetência e não só...
Sem comentários:
Enviar um comentário