TTIP e CETA faz Bruxelas Pegar Fogo por Estes Dias
Enquanto Bruxelas pega fogo, onde milhares se manifestam contra o TTIP e o CETA, por cá em Portugal, nem se ouve nem vê, nada sobre o assunto. Como convém, claro!
Temos uma Comunicação Social portuguesa que é uma nojice autêntica; submissa ao NEO-LIBERALISMO. Não informam os portugueses cabalmente, sobre o que é o TTIP/CETA, nem as implicações que estes Tratados de Livre Comercio Transatlântico nos vão trazer no futuro ao nível do emprego e economia, de si já em situação debilitada.
Temos uma comunicação social alienada, em perfeita sintonia com o "Capitalismo Selvagem" e com os "agiotas" que nos têm levado o país à miséria, com uma dívida impagável.
«"Os manifestantes temem que os acordos nivelem por baixo os "direitos dos trabalhadores e dos consumidores", bem como as regras de protecção ambiental.
Um manifestante disse que “a medicina pode tornar-se muito mais cara se aceitarmos a TTIP. Talvez seja benéfico para quem tem o negócio, mas para as pessoas não será bom”.
Sindicatos, associações de defesa do consumidor e ambientalistas argumentam que as multinacionais serão quem mais beneficia e que estas farão pressão sobre os governos.
Outro manifestante pergunta se “será que estamos de acordo em sacrificar qualidade de vida para ter um débil crescimento económico? Essa é a questão em causa, e devemos perguntar se não há outros sistemas que permitam criar emprego, especialmente para os jovens”.
O acordo com o Canadá está terminado ao nível da negociação diplomática. No caso do acordo com os Estados Unidos, 14 rondas negociais não chegaram ainda a consensos.
A correspondente da euronews, Efi Koutsokosta, acrescenta que “a contestação da sociedade civil ao TTIP e CETA continua muito acesa. Uma sondagem recente, em França, mostra que sete em cada 10 pessoas considera estes acordos comerciais perigosos. O Eurobarómetro da Comissão Europeia também mostra que a aprovação caiu 20% na Áustria e 26% na Alemanha”.» Fonte
Nove mil pessoas, segundo a polícia belga, manifestaram-se em frente às instituições europeias, em Bruxelas, contra o tratado de livre comércio actualmente negociado entre a União Europeia e os Estados Unidos (TTIP, sigla em inglês), bem como contra o acordo equivalente com o Canadá (CETA), que tem assinatura prevista para o próximo dia 27 de Outubro. Os organizadores do protesto dizem, por seu lado, ter reunido 10.000 a 15.000 manifestantes. Fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário