Suspensos todos os cursos de Comandos!
Finalmente alguém de bom senso, fez o que tinha de ser feito. O Ministro da Defesa suspendeu novos cursos de Comandos até apurar responsabilidades.
É lamentável ter de morrer jovens, para se parar os cursos e reavaliar a situação em que morreu um jovem militar, outro está em estado grave e mais 5 continuam hospitalizados a recuperar (clique!).
Estes cursos já estiveram suspensos há alguns anos atrás por situação idênticas. Foram reactivados novamente e mais uma vez se prova que há problemas graves na forma como os treinos são conduzidos, com falhas graves na capacidade de avaliação de riscos por parte de quem conduz os cursos. A prova disso mesmo está à vista!
Se os formadores não têm a capacidade de avaliar os riscos e não conhecem os limites da resistência humana, que sejam suspensos de formadores e que sejam definitivamente suspensos estes cursos. Para acabar com esta mortandade sem sentido nos dias de hoje. Ninguém tem o direito de tirar a vida a outro, mesmo que seja por negligencia grosseira!
Afinal para que servem tantas forças de elite em Portugal?
«Ministro da Defesa afirma que esta suspensão "não resulta, por ora, na extinção do curso de comandos". Atual curso não foi suspenso
O ministro da Defesa anunciou, em declarações à RTP 3, a suspensão de todos os cursos de comandos até ao fim do inquérito sobre a morte de um militar, registada no domingo.
"Estão suspensos todos os cursos de comandos até ao fim do inquérito técnico às condições" em que se realizam estes cursos, afirmou Azeredo Lopes.
"Em articulação com chefe do Estado-Maior do Exército acabei há minutos de ser informado que foi determinado um inquérito técnico especial sobre a formação e treino dos comandos e que além disso, até que esse inquérito específico sobre o modo como são treinados e formados comandos, estão suspensos os cursos de comandos", explicou o ministro.
Há ainda cinco militares internados. Segundo informação do Exército, "o Soldado Dylan Araújo da Silva, mantém-se internado no Hospital Curry Cabral. Apesar da melhoria progressiva do ponto de vista global, mantém comprometimento da função hepática, sem aparente compromisso neurológico". "Encontra-se em lista de espera para eventual processo de transplante hepático", indicou o porta-voz, Vicente Pereira.» Fonte e aqui!
Mas afinal como apareceram os Comandos? E para que serviam na altura? Hoje fazem sentido?... Uma tropa de elite com origem na Ditadura, na PIDE?!
Andamos a formar esta tropa de elite, as guerras que não são nossas?
Afeganistão, Iraque, Bósnia, etc, etc... Quais os custos em recursos e em vidas humanas? Um país falido com desvarios militares...?
Sem comentários:
Enviar um comentário