Eclipse Total, na Indonésia
O nosso sistema solar brindou-nos com mais um espantoso eclipse total, desta vez no Pacífico central e parte da Oceania.
Uma grande área do Pacífico, abrangendo a Indonésia, Malásia, mas também grande parte do Sudeste Asiático e Austrália, em 9 de Março de 2016 presenciou um eclipse solar parcial. Foi um eclipse total na Indonésia e no Pacífico central, a partir do nascer do sol sobre Sumatra e terminando no pôr do sol ao norte do Havaí. No Oceano Pacífico nordeste, a totalidade excedeu uma duração de mais de 4 minutos.
"O eclipse começou a observar-se na ilha de Samatra, no oeste da Indonésia, às 06:20 (23:20 de terça-feira em Lisboa), e foi avançando para leste para dezenas de províncias nas ilhas do Bornéu, Célebes e Molucas, antes de entrar no Pacífico adentro.
Um dos lugares onde foi possível observar o eclipse total foi Palu, na região central das Célebes, até onde se deslocou uma equipa de astrónomos liderada pelo espanhol Miquel Serra-Ricart, do Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC)." fonte
E, como sempre, atrai muitos curiosos e turistas para ver este fenómeno raro.
Sem comentários:
Enviar um comentário