Eclipse Solar na sua Totalidade, Hoje no Hemisfério Norte
Hoje, dia em que aconteceu um fenómeno raro, um eclipse Solar. A nossa Lua tapou o Sol na totalidade, observável nos países do Circulo Polar Ártico. Um fenómeno raro e perigoso, quando observado sem as devidas precauções (filtros especiais), mas ao mesmo tempo bonito de se ser, porque permite observar a coroa Solar sem grande dificuldade.
Este é um dia de euforia para todos os cientistas e entusiastas destes fenómenos!
Assista ao vídeo em baixo, que lhe permite ver na totalidade o eclipse, sem queimar/denaficar os seus olhos. São imagens de rara beleza !!
Não acontecia desde 2005 com tais dimensões e só volta a ser visível dentro de 11 anos: o eclipse total do Sol teve um pico, em Portugal, a partir das 9h00.
O fenómeno de hoje, acontece no dia em que começa a primavera no Hemisfério Norte. O equinócio da primavera é às 22h45 (hora de Lisboa). A estação prolonga-se por 92,75 dias, até ao próximo solstício, de verão, que ocorre a 21 de Junho, às 17h38.
O fenómeno, que se repete a cada período de aproximadamente 18 anos e 11 dias, não deve ser observado directamente sem filtros solares oculares devido ao risco de lesões irreversíveis nos olhos, como a cegueira.
Um eclipse solar só acontece quando o Sol, a Terra e a Lua, na fase de Lua Nova, estão alinhados. A Lua, satélite natural da Terra, interpõe-se entre o seu planeta e o Sol, tapando total ou parcialmente a luz solar.
Sem comentários:
Enviar um comentário