O Cartel dos Livros Escolares em Portugal
Por certo já se perguntou, porque é que os livros escolares não são reutilizados? Pois bem, porque existe de facto um cartel nas editoras!
O negócio dos livros escolares e o cartel das editoras é gigantesco!
Os pais dos alunos são autênticas vitimas desse cartel e do sistema, do governo, que deveria exercer efectivamente a regulação do sector e não exerce (dos livros escolares), abstendo-se de o fazer... Porque será?
Enquanto isso, há uma associação de pais que colabora com as editoras, em vez de defender os seus associados, os pais... Mas, há também escolas e professores que ajudam à festa, sucumbindo aos interesses das editoras, desprezando o interesse dos pais. Um autêntico escândalo!
Em Portugal não existe o cartel do petróleo, mas, existe outros cartéis... Este é um problema grave, que tem como cúmplices, o PS e o PSD/CDS!
Veja os vídeos a baixo, para ver a pouca vergonha que grassa na educação em Portugal.
“Existe um poderoso cartel no sector”, alavancado pelo “compadrio, laxismo e oportunismo lusitanos”, disse João César das Neves, defendendo que a mesma situação não se verifica na maioria dos outros países. fonte
1ª parte do Cartel dos livros escolares.
Uma grande reportagem de Alexandra Borges, com imagem de Ricardo Ferreira e edição de Miguel Freitas, TVI.
Os manuais escolares são obrigatórios e se os alunos não os levam para as aulas têm falta de material. Por isso, todos os anos, a maioria das famílias suporta elevados custos com a compra desta imprescindível ferramenta escolar. Uma grande reportagem de Alexandra Borges, com imagem de Ricardo Ferreira e edição de Miguel Freitas; TVI.
2ª parte do Cartel dos livros escolares.
Parte 1 e 2 da reportagem!
Sem comentários:
Enviar um comentário