Fenómeno Raro na Ásia
Fenómeno muito raro, aconteceu em Taiwan. Nesta altura do ano as temperaturas costumam ser de 20 graus, mas aconteceu que caíram de repente baixo de zero, acabando por morrer 85 pessoas com o frio. O clima está completamente louco, virado do avesso... isto é um alerta mundial !
Algo vai muito mal no nosso clima, fenómenos raros como este, estão a acontecer com demasiada frequência e com maior amplitude térmica.
Taipé, 25 Janeiro (Lusa) -- Uma vaga de frio em Taiwan causou já a morte de mais de 85 pessoas na ilha, a maioria com mais de 65 anos e devido a problemas cardíacos e respiratórios desencadeados pelas baixas temperaturas, segundo dados dos bombeiros.
A ilha, com temperaturas que nesta época do ano rondam habitualmente os 20 graus, foi atingida por uma rara vaga de frio que levou os termómetros a cair abaixo de zero, algo a que os taiwaneses não estão habituados.
Só na cidade de Taoyuan, no norte, junto ao aeroporto da capital, Taipé, morreram 35 pessoas por complicações relacionadas com o frio, como hipotermia e problemas de coração, devido à descida repentina das temperaturas.
Até na cidade de Kaohsiung, no sul, e de clima semi-tropical, se registaram temperaturas próximas dos cinco graus, que levaram à morte de 16 pessoas, com paragens cardíacas.
Nas cidades contíguas de Taipé e Nova Taipé morreram, pelo menos, 31 pessoas, com as temperaturas a baixar para os zero graus.
Espera-se que a onda de frio passe na quarta-feira e que as temperaturas voltem a chegar aos 20 graus. Fonte
A vaga de frio atinge vários países do Oriente, entre os quais, China, Japão e Coreia do Sul.
O aeroporto de Jeju foi fechado e os voos cancelados por tempo indeterminado. Trata-se do inverno mais rigoroso dos últimos anos.
A vaga de frio fez descer a temperatura em Seul, a capital, aos -18ºC no domingo o dia mais gelado desde janeiro de 2001 e nos próximos dias irão rondar os 15º abaixo de zero.
A China enfrenta temperaturas de -30ºC as mais frias em 30 anos. fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário