On


«Este blog não respeita o acordo ortográfico (AO90), por ser um atentado inaceitável à língua de Camões e de todos os Portugueses! E você, vai fazer parte deste atentado à língua Portuguesa, escrevendo segundo a aberração do AO90?»

A Inércia” de um povo;


"Um dos males de um país é a inércia dos cidadãos e a incapacidade da sociedade civil para se afirmar e ser um contra-poder às instituições".
R. Eanes




quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O Cacau, O Super Alimento

O Cacau, O Super Alimento





Ele é doce (algum) e faz bem à saúde, seja em estado puro ou em chocolates, em bolos, ou em bebidas à base de Cacau. Há um mito de que o cacau engorda... Não, não engorda; o que engorda são os açucares adicionados aos vários tipos de produtos onde o cacau entra.



O cacau é um fruto que teve origem na América Central, mas se popularizou no Brasil no século XVIII. É mais facilmente cultivado na Bahia, e em alguns estados do nordeste. Quase tudo do fruto é bem aproveitado. A casca é utilizada para artesanato, a polpa para fabricação de sorvetes e doces e as sementes são torradas e trituradas para se transformarem em cacau em pó, de sabor amargo, e que se transformará no amado chocolate que conhecemos. Esse pó puro e de sabor amargo que carrega as propriedades benéficas para a saúde.



O Cacau e as propriedades antioxidantes:

Existem algumas especulações de que os flavonoides do chocolate, em particular a epicatequina, possa promover a saúde cardiovascular como resultado directo do efeito antioxidante sobre os mecanismos antitrombóticos. O consumo desse tipo de chocolate resulta no aumento da capacidade antioxidante total no plasma sanguíneo, assim como no conteúdo de (-) epicatequina, contudo esses efeitos são nitidamente reduzidos quando o chocolate é consumido com leite ou quando é consumido directamente o chocolate ao leite. Neste casos, o leite parece interferir na absorção dos antioxidantes, o que pode neutralizar os benefício do consumo moderado de chocolate amargo. Outros estudos também observaram que ocorre uma pequena diminuição na pressão arterial com o consumo até 3 vezes por semana de chocolate amargo. A protecção do sistema cardiovascular advém do fato de que esses compostos impedem a deposição de gordura nas artérias. Além disso, há uma diminuição da tendência à agregação plaquetária.

Os flavonóides, categoria de compostos que também estão presentes no vinho, no chá verde,

nas frutas e nos vegetais, também têm a capacidade de reduzir o LDL e elevar o HDL. Isso ocorreria porque eles aumentariam os níveis da apolipoproteína A1, principal componente do HDL ("colesterol bom"), e diminuem a apolipoproteína B (ApoB), principal componente do LDL ("colesterol ruim"), no fígado e no intestino.

Além disso, existem alegações de que esses compostos estimulam a comunicação entre os neurônios e evitam o envelhecimento celular.

Contudo, é ressaltado que o consumo excessivo é prejudicial, por causa do alto índice de açúcar e gordura, o que fazem com que as pessoas ganhem peso, o que pode neutralizar os ganhos proporcionados pelos antioxidantes. Fonte, Wikipédia.




Pontos abordados pela Reportagem do Globo Repórter - Super Alimentos:



No chocolate cru, as amêndoas não são torradas o que mantém uma quantidade maior de nutrientes.



Inúmeras vantagens do Cacau e Chocolate Amargo: Prevenção das doenças degenerativas e cardiovasculares, além de combater a depressão.

Presenças de substancia chamadas polifenóis, tornando o cacau o produto natural com MAIOR capacidade antioxidante.

Priscilla Efraim, engenheira de alimento Unicamp, afirma que a torração é uma das etapas que elimina uma boa parte dos polifenóis. Então, é bastante provável que um chocolate que tenha sido feito com amêndoas de cacau cruas tenha maior teor polifenóis.






Os Benefícios do Nibs de Cacau Cru - Comida Viva - Super Alimento.




Tenha sempre em atenção, que o consumo de cacau em excesso pode trazer problemas, como com qualquer outro alimento. Para tirar dúvidas, consulte um nutricionista!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Poderá gostar Também: