Cuba: O Fim do Embargo e Isolamento Económico
Por estes dias está a acontecer algo que definitivamente ficará para sempre na história, pela positiva; Estados unidos e Cuba chegam finalmente a um entendimento, a um compromisso que põe fim ao embargo e à normalização das relações diplomáticas entre os dois países.
Chevrolet Bel Air de 1958 em uma das ruas da cidade de Trinidad. |
Cuba, um país que ficou parado no tempo, com carros dos anos 50, 60, um desenvolvimento estagnado, mas, é um país onde as relações humanas entre cidadãos são o seu bem mais precioso, coisa que não se vê nos países altamente industrializados, onde muitas vezes os próprios vizinhos não se conhecem; podem ter tudo o que há de mais evoluído ao nível material, mas não têm o carinho humano do próximo, do vizinho, de uma pessoa amiga, que tanta falta faz. Mas os cubanos têm essa riqueza, que é algo de extraordinário, que se vê em muitos poucos lugares pelo Mundo...
Agora com esta aproximação, com este abrir de portas ao mundo, será bom por um lado, mas, por outro estará muito em risco, algo de único que o povo Cubano tem, uma peculiaridade única; a proximidade do individuo, o carinho do próximo, a amizade... Pois, onde há o interesse económico a qualquer custo, tudo o resto se perde!
"A Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou uma resolução de apoio à «normalização» das relações bilaterais entre os EUA e Cuba, após divergências na negociação do texto motivadas por países como a Venezuela que pediram para incluir o «bloqueio» económico. " (Clique)
"Bienvenido a Havana - Cuba!"
HAVANA Com cerca de 2,4 milhões de habitantes, Havana é a capital e o principal porto de Cuba, sendo a segunda maior região das Caraíbas.
Fortemente marcada pelo fumo do tabaco, pela doçura da cana-de-açúcar e repleta de sensualidade na sua música, Cuba abre as portas para mais uma viagem do Portugueses pelo Mundo.
Cuba, um país onde a Saúde é o mais importante!
"...Em Cuba, a prestação de serviços relacionados à saúde é totalmente gratuito para residentes da ilha, o que se espelha em seus indicadores padrão. Segundo dados da Organização mundial da saúde (OMS), em 2005, a taxa de mortalidade infantil para crianças abaixo de cinco anos de idade foi de sete para cada mil nascidos, índice superado na América apenas pelo Canadá, onde o índice correspondia a seis crianças a cada mil nascidos.
A expectativa de vida ao nascer em Cuba é de 75 anos para os homens e de 79 para as mulheres, índice semelhante ao dos Estados Unidos, que é de 75 e 80 respectivamente.A mortalidade adulta, de 15 a 60 anos, é em Cuba de 128 para homens e de 83 para mulheres, índices superados, na América, pelo Canadá e pela Costa Rica.
Em 25 de maio de 2011, foi anunciado na nona edição do Congresso sobre Longevidade Satisfatória, em Havana, que Cuba é o país com a maior proporção demográfica de pessoas com mais de 100 anos, à frente até do Japão. Cuba conta com aproximadamente 1.551 centenários em uma população de 11,2 milhões de habitantes. Esses dados mostram que quintuplicaria a proporção existente no Japão, país com maior número de centenários em termos absolutos." Fonte, Wikipédia!
Sem comentários:
Enviar um comentário