BPN: 5 Anos Passados e a Inércia da Justiça é Brutal !
É escandaloso! Como é possível a justiça funcionar tão mal?
Passados mais de 5 anos e a inércia da justiça é escandalosamente brutal. O caso BPN está quase a prescrever por inércia e inacção, de uma justiça moribunda... uma justiça que é forte com os fracos e fraca com os fortes.
O caso BPN, a maior fraude já mais ocorrida em Portugal (clique), que lesou os cofres públicos em mais de 7 mil milhões de euros, dívida que os Portugueses acabaram por pagar com os seus impostos, e, vergonhosamente a justiça mais uma vez mostra-se incapaz de condenar os culpados dos crimes económicos e condena-los exemplarmente.
Está preto no branco, a PGR dá razão ao Ministério da Educação (governo). Onde há oferta de escola pública é essa que prevalece e, quem quer ter os seus filhos nas escolas privadas, que pague do bolso!
Eles alegam ter o direito à escolha... pois, é um direito que de facto lhes assiste, mas, não têm o direito é que seja os "outros contribuintes todos" a pagarem do bolso as escolhas que uma pequena "elite burguesa" faz!
A Procuradoria-Geral da República deu razão ao Executivo no que toca aos cortes nos contratos de associação com colégios privados.
O que a PGR entende é que “os contratos assinados entre os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo e o Estado comportam a totalidade dos ciclos iniciados em 2015/2016, não permitindo a abertura de novas turmas de início de ciclo todos os anos”, além de que “a celebração de contratos de associação tem de ter em conta as 'necessidades existentes’ de estabelecimentos públicos de ensino como pressuposto legal da celebração dos mesmos”.
“O Ministério da Educação foi hoje notificado do parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República que corrobora a interpretação do Governo relativamente aos contratos de associação”, informou a tutela em comunicado.
Na mesma nota, pode ler-se que “com este parecer, o Ministério da Educação vê assim confirmada a interpretação contratual de não ser devido o financiamento de novas turmas de início de ciclo no próximo ano lectivo em zonas onde exista resposta da rede de estabelecimentos públicos de ensino”. fonte, aqui e aqui!
Irá o Sr. François Hollande sobreviver politicamente ao ter desafiado o seu povo, em nome de uma agenda política oculta?
França está à beira de uma guerra social, tudo por culpa do Sr. François Hollande e do seu programa oculto, contra o povo... É cada vez mais evidente que Hollande mentiu ao povo na sua campanha eleitoral, não cumprindo o programa eleitoral, renegando o seu povo para segundo plano. Ele tem uma agenda oculta para favorecer as ELITES, as MULTINACIONAIS. Muito provavelmente já está a implementar a agenda que o TTIP (Tratado da Escravidão Internacional) irá obrigar os governos a impor contra o seu povo, porque as multinacionais assim o exigem, ou exigirão no futuro...
Mas, o que o Sr. Hollande não esperava era a determinação, resistência e resiliência do povo, em defender os seus direitos laborais e o futuro laboral para os seus filhos em questão de direitos do trabalho.
Hollande corre o riso de ter de se demitir antes de terminar o seu mandato e, irá mesmo perder as próximas eleições, por ser um baixinho incompetente, um político mediocre e arrogante, com uma agenda oculta contra o seu povo!
"A França aproxima-se, cada vez mais, de uma greve geral, em protesto contra a nova lei do trabalho, que o governo fez passar à força no parlamento.
Com a maioria das refinarias fechadas, são cada vez mais as estações de combustível secas.
Os activistas da central sindical CGT começaram também a ocupar as centrais nucleares, como aconteceu aqui perto de Paris.
Um funcionário dos caminhos-de-ferro (SNCF) juntou-se ao protesto: "A escolha democrática foi completamente posta de parte."
“Houve um apelo à greve e vamos fazer assembleias-gerais, como se faz em todas as empresas. Vamos ver os desenvolvimentos. Enquanto o governo se recusar a dialogar, há o risco de que a mobilização se amplifique”, disse Philippe Martinez, secretário-geral da CGT. fonte
Escolas em greve, hospitais em greve, bombas sem combustíveis, táxis e caminhos de ferro parados, auto-estadas bloqueadas, aeroportos a meio gás, centrais nucleares na iminência de pararem de produzir energia... um autêntico caos instalado em França!
O povo Francês não brinca em serviço... Hollande que se cuide.
Desengane-se quem pensa que tem sido um protesto pacifico... porque não o é!
A União Europeia nasceu das cinzas da segunda grande guerra mundial...
Dessas cinzas, ergueu-se também a Alemanha, com a ajuda de toda a Europa e dos Estados Unidos. Mas, será que alguém hoje se lembra como foi? Será que a Srª Angela Merkel ainda tem memória desse facto? Parece que não...
A União Europeia hoje serve os propósitos da sua criação? Não! Então que países ela hoje está servido? Hoje, a U. E. está servido os interesses unicamente da Alemanha e pouco mais...
A Alemanha de hoje, está "cuspindo" no prato de quem lhe deu de comer nos momentos difíceis. E, está fazendo novamente guerra, desta vez uma guerra económica devastadora. Pela austeridade também se mata, os países do Sul da Europa estão sendo esmagados pela "autoridade e austeridade" imposta pela Alemanha.
Se, os covardes dos restantes líderes Europeus não se impuseram contra as politicas que vêem sendo impostas pela Alemanha, a União Europeia vai se auto-destruir, fincando a Europa perigosamente à beira do totalitarismo Alemão, outra vez e, à beira de uma nova guerra dentro de suas fronteiras.... Até quando os "Líderes covardes" vão seguir a Srª Merkel, que nos está a conduzir para o abismo da Europa?... Basta ver a crescente subida da extrema direita por toda a Europa e novamente o fantasma do Nazismo paira no ar... A última foi as eleições na Áustria, foi por um triz, que a extrema direita não foi para o poder... Até quando o "Líderes" cobardes continuam a enfiar a cabeça na areia?
Como nasceu a União Europeia?
Irá a União Europeia sobreviver?
"O início do fim da União Europeia está ai"
Quando a memória colectiva se perde, os erros do passado voltam novamente. Por isso a história é importante, para não voltar-mos a cair nos mesmos erros de outrora.
A Alemanha após a guerra.
Após a derrota do país na Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria, a Alemanha permaneceria dividida por 40 anos, com cada uma das partes integrando blocos económico-ideológicos opostos. Só em 1990, com o colapso da União Soviética e o fim da Guerra Fria, a Alemanha foi reunificada.
Os alemães referem-se muitas vezes a 1945 como a Stunde Null (a hora zero), para descrever o quase-total colapso do país. Na Conferência de Potsdam, a Alemanha foi dividida pelos Aliados em quatro zonas de ocupação militar; as três zonas a oeste viriam a formar a República Federal da Alemanha (conhecida como Alemanha Ocidental), enquanto que a área ocupada pela União Soviética se tornaria a República Democrática da Alemanha (conhecida como Alemanha Oriental), ambas fundadas em 1949. A Alemanha Ocidental estabeleceu-se como uma democracia capitalista e a sua contraparte oriental, como um Estado comunista sob influência da URSS. Em Potsdam, os Aliados decidiram que as províncias a leste dos rios Oder e Neisse (a "linha Oder-Neisse") seriam transferidas para a Polónia e a Rússia (Kaliningrado). O acordo também determinou a abolição da Prússia e a repatriação dos alemães que residiam naqueles territórios, formalizando o êxodo alemão da Europa Oriental.
As relações entre os dois Estados alemães do pós-guerra mantiveram-se frias, até a política de aproximação com os países comunistas da Europa Oriental promovida pelo Chanceler ocidental Willy Brandt (Ostpolitik), nos anos 1970, cujo conceito principal era "Dois Estados alemães dentro de uma nação alemã". O relacionamento entre os dois países melhorou e, em Setembro de 1973, as duas Alemanhas tornaram-se membros da ONU.
"Falta de Produtividade em Portugal é dos Gestores!" E, não dos trabalhadores.
Em Portugal fala-se muito da falta de produtividade laboral, mas porque será? O problema residirá nos trabalhadores que trabalham, 8, 9, 10, 11, 12 (horas) e, por vezes mais horas? Será que os Portugueses são diferentes dos outros povos, mais produtivos? NÃO!
A prova disso mesmo é que os Portugueses que trabalham no estrangeiro, são tão ou mais produtivos que os trabalhadores desses países. Então onde estará o problema? Na gestão! Nos chefes, engenheiros/gestores, o problema está nos líderes, que de liderança sabem muito pouco ou quase nada. Excepto raras excepções, como o Sr. RuiNabeiro da Delta cafés!
Em Portugal temos muito maus líderes/gestores, engenheiros, chefes... Há uma enorme falta de LÍDERES nas empresas em Portugal, por isso temos tão maus resultados de produtividade.
E, para saber o quanto errados andam os nossos gestores (em Portugal), veja o vídeo a baixo, com Rosalinde Torres; uma verdadeira gestora.
"Trabalham-se horas a mais para corrigir problemas. Há falta de planeamento", no Jornal 2António Costa comenta o Barómetro Kaizen de Recursos Humanos. "Trabalha-se muito em portugal mas trabalha-se mal por culpa da gestão, não dos trabalhadores".
No Jornal 2 António Costa, que representa no nosso país o Kaisen Institut, volta a ser crítico da organização do trabalho e da qualidade da gestão na maioria das empresas portuguesas. Problemas que "levam a que no nosso país a produtividade seja efectivamente baixa".
Todos os dias, a formiga chegava cedinho ao seu sector e desatava a trabalhar. Produzia muito e era feliz.
O gerente, o leão, estranhou que a formiga trabalhasse sem supervisão.
Se ela produzia tanto sem supervisão, quanto mais não produziria se fosse supervisionada?
Contratou uma barata, que tinha muita experiência como supervisora e fazia belíssimos relatórios.
A primeira preocupação da barata foi a de estabelecer um horário para entrada e saída da formiga.
Na sequência, a barata precisou de uma secretária para a ajudar a preparar os relatórios e contratou uma aranha que além do mais, organizava os arquivos e controlava as ligações telefónicas.
O leão ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com índices de produção e análise de tendências, que eram mostrados em reuniões chatas, prolongadas e que não levavam a nada…
Foi então que a barata comprou um computador e uma impressora laser e admitiu a mosca para gerir o departamento de informática.
A formiga, de produtiva e feliz, passou a lamentar-se com todo aquele universo de papéis e reuniões que lhe consumiam o tempo e comprometiam toda a produção. Porém, quando tentou falar não foi ouvida.
O leão concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga operária trabalhava.
O cargo foi dado a uma cigarra, cuja primeira medida foi comprar um carpete e uma cadeira ortopédica para o seu gabinete.
A nova gestora, a cigarra, precisou ainda de computador e de uma assistente (que trouxe do seu anterior emprego) para ajudá-la na preparação de um plano estratégico de optimização do trabalho e no controle do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cada dia se mostrava mais enfadada.
Foi nessa altura que a cigarra, convenceu o gerente, o leão, da necessidade de fazer um estudo climático do ambiente.
Ao considerar as disponibilidades, o leão deu-se conta de que a Unidade em que a formiga trabalhava já não rendia como antes;
E contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico e sugerisse soluções.
A coruja permaneceu três meses nos escritórios e fez um extenso relatório, em vários volumes que concluía : “Há muita gente nesta empresa”.
Adivinhem quem o leão começou por despedir?
A formiga, claro, porque “andava muito desmotivada e aborrecida”.
Afinal, a "agenda de Temer" era só uma, aniquilar a investigação da operação "Lava Jato" e controlar o escândalo em que está envolvido, assim como estão muitos outros deputados e políticos no activo.
Os "Líderes do impeachment", Eduardo Cunha e Romero Jucá, tombaram pouco tempo após Dilma ser afastada, o que demonstra bem a "podridão" onde assenta o impeachement a Dilma.
"A gravação [...] mostra o ministro do Planeamento interino, Romero Jucá, defendendo o meu afastamento como sendo parte integrante, fundamental, de um pacto nacional, e tinha por objectivo interromper as investigações da Lava Jato. Deixa evidente o carácter golpista e conspiratório que caracteriza este processo de 'impeachment'", afirmou Dilma Rousseff, na segunda-feira à noite. fonte
Bastaram 12 dias...
É uma vergonha, o Brasil está sendo Governado por BANDIDOS!!
ÁUDIO COMPLETO ENTRE ROMERO JUCÁ E SÉRGIO MACHADO - LAVA JATO - 23/05/2016
Um ano depois, no programa da TVI24 Governo Sombra, RAP voltou às declarações de Junho do ano passado. "A constatação de que sou uma besta, eu faço-a diariamente. E é tão bom e tão raro ter um pretexto para fazer esta constatação", começou por dizer.
“Ao fim de seis anos descobrimos que o Jorge Jesus não presta para nada?”, pergunta Ricardo Araújo Pereira, durante o programa Governo Sombra, na ressaca do tricampeonato. O humorista, adepto do Benfica, criticou Luís Filipe Vieira por ter mudado o que estava bem. Mas também elogiou Rui Vitória. E tudo numa intervenção cheia de humor.
O que ele disse: "Saída de Jorge Jesus é um erro histórico" - Ricardo Araújo Pereira (4-6-2015)
Em 2001, mataram-lhe o filho numa Praxe. Levou o caso a tribunal para que os culpados fossem condenados, mas, a justiça foi incapaz de condenar alguém... Agora, para vergonha dessa mesma "justiça incapaz", foi-lhe movido um processo, interposto pelos suspeitos da morte de seu filho, por difamação. Como é possível isto acontecer na justiça em Portugal?
Quantos mais jovens têem de morrer para a justiça condenar exemplarmente alguém?
(...)Maria de Fátima Macedo defende-se com o que lhe deixaram: a revolta. “Será justo impedir-se uma mãe, cujo filho morreu na sequência de agressões, de expressar a sua revolta, de se manifestar?”, questiona a sua defesa na contestação entregue em tribunal. As suas advogadas, que dizem que Maria de Fátima nomeou os suspeitos da morte do seu filho “imbuída da sua revolta mais que justificada”, sublinham ainda que a “sociedade não poderá entender como a manifestação de revolta da arguida, o desabafo por ela proferido, as expressões utilizadas, poderão ser consideradas crime”.
Processo-crime arquivado
"Diogo, que frequentava o 4º ano de arquitectura, morreu com 22 anos, na noite de 7 de Outubro de 2001. Saiu de casa dizendo que iria resolver a sua vida na tuna e nunca mais voltou. Apesar de estar no quarto ano, continuava caloiro na tuna. Agressões durante a praxe ditaram-lhe o destino, concluiu um juiz num processo cível, conclusão que em 2013 o Supremo Tribunal de Justiça confirmou. Mas os culpados directos nunca foram julgados. Por falta de provas, o processo-crime acabou arquivado. Três anos de investigação sucumbiram a um muro de silêncio imposto na tuna." Fonte aqui!
Grande Reportagem - Investigação sobre a morte de Diogo Macedo.
Praxe no Meco, leva à morte de vários jovens.
As deploráveis praxes... onde a dignidade humana não existe!
A imensidão do universo é colossal, tão grande que só é conhecido nas imediação do nosso sistema solar. E, a prova disso mesmo é que ainda não foi encontrado um fim, se é que tem um fim, o Universo.
Mas, estamos a começar a descobrir coisas interessantes, com novas tecnologias de observação e com a ajuda de milhares de astrónomos, profissionais e amadores. E, foi com essa ajuda que recentemente foi descoberto algo gigante em redor de uma estrela, uns dizem ser alienígena outros desfazem-se em "explicações teóricas" afirmando o contrário, mas ao certo, certo, ninguém sabe o que é.
"É enorme, com cerca de 1.000 vezes a área de terra, algo está bloqueando a luz proveniente de uma estrela distante, conhecida como 8462852 de KIC, e ninguém tem a certeza que é. Como astrónoma, Tabetha Boyajian investigado este objecto celestial desconcertante, uma colega sugeriu algo inusitado: pode ser uma megaestrutura-alien construído? Tal ideia extraordinária exigiria provas extraordinárias. Nesta palestra, Boyajian nos dá uma olhada em como procurar cientistas e teste de hipóteses quando confrontada com o desconhecido."
ROR é um podcast de vídeo diário das melhores palestras e apresentações do TED Conference, onde principais pensadores e fazedores do mundo vão dar a palestra de suas vidas em 18 minutos (ou menos). Procure por palestras sobre tecnologia, entretenimento e Design..-- além de ciência, negócios, questões globais, as artes e muito mais.
O maior evento musical em Portugal e no Mundo já começou, e, começou em grande com Bruce Springsteen, é ele o Rock In Rio. Muitos milhares por estes dias vão-se divertir, ouvindo e vendo os seus artistas preferidos, com total euforia.
ROCK IN RIO-LISBOA 2016, com a RFM 19 de Maio - Bruce Springsteen,Xutos e Pontapés e Stereophonics, O Musical 20 de Maio- Queen e Adam Lambert, Mika e Fergie, O Musical 27 de Maio – Hollywood Vampires,Korn, Rival Sons, O Musical 28 de Maio – Maroon 5, Ivete Sangalo, D.A.M.A com Gabriel o Pensador, O Musical 29 de Maio - Avicii, Charlie Puth, Ariana Grande, O Musical
Vamos Continuar a Pagar a PPP dos Colégios Privados?
A política é feita de escolhas, sem dúvida! Mas, há aqui grandes diferenças: uns defendem um Estado mínimo; com menos escolas públicas, menos tribunais, menos apoios sociais e, vergonhosamente, querem mais dinheiro para os privados.
Outros, a meu ver, e bem, defendem precisamente o seu contrário. Para bem da maioria da população portuguesa. O fanatismo ideológico do anterior (des)governo já faz parte do passado. Agora, à que restaurar os desequilíbrios, provocados pelos fanatismos e ideologias NEO-LIBERAIS de alguns, e, separar o que é Estado do que é privado. Pois, nem o Estado é sector privado, nem o sector privado é estado!
É necessário apontar a luz para a nossa direita esquizofrénica. Aquela que ainda há pouco tempo apoiava um governo que fazia a apologia e a aplicação prática da austeridade e da poupança em tudo o que era sector do Estado.
Não andaram essas pessoas com as sua ideologias a lembrar, a sublinhar, que estávamos a gastar acima das nossas possibilidades e que era preciso cortar nas despesas inúteis ou redundantes?
Não andaram a bramar contra os gastos nas obras públicas, na saúde, no ensino, na segurança social, em todos os apoios sociais?
Com que cara é que agora essas mesmas pessoas podem achar perfeitamente normal que o Estado vá continuar a gastar muitos milhões a subsidiar colégios privados?
Para onde foi a sua monomania da poupança? E onde está o sacrossanto princípio do utilizador-pagador, com que nos massacraram os ouvidos nos 4 anos anteriores, para combater a gratuitidade das Scut e de outras fontes de gastos públicos?.... Mas, no entanto aumentaram a despesa com os colégios privados, numa altura em que a demografia estava em queda acentuada.
O que mais sobressai nesta polémica em torno do corte de financiamento estatal aos colégios privados, é que as mesmas pessoas que andaram a pregar a cruzada contra os gastos excessivos, contra os subsídios de inserção dos mais pobres e outras prestações sociais, surjam agora muito alinhados no coro de protestos daqueles que pedem ao Estado que continue a dar 80.500€ por cada turma às escolas privadas (cerca de 1700 turmas). Mesmo, existindo escolas públicas logo ali ao lado, completamente vazias... então onde está agora a preocupação dos maus gastos públicos dessa gente?
Mas, a falta de vergonha da direita é enorme... Eles, gozaram e querem continuar a gozar com o comum do cidadão, com o contribuinte que trabalha diáriamente e não pode fugir ao fisco, como muitos endinheirados o fazem declarando o salário mínimo fugindo ao fisco ou levando o dinheiro isento de impostos para offshores ou zonas mais favoráveis em questão de impostos. Oportunistas!
Esta tarde de quinta-feira, no Parlamento, a interpelação do CDS ao ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, por causa dos contratos de associação."Fonte, aqui!
É muita a falta de descaramento e de vergonha da direita, em acusar o governo de favorecer a escola pública... Estes direitistas de pacotilha, não sentem o mínimo de vergonha em fazer uma acusação destas? Afinal o Estado deveria favorecer quem? O que não é do Estado, os privados?
Todos nós sabemos qual eram as políticas de educação do (des)governo PSD/CDS, o que eles pretendiam era acabar com o serviço público de Educação e favorecer os privados, com os dinheiros públicos (80,500 por turma). BASTA!
Não está de acordo que o seu dinheiro vá para os privados (colégios privados)? Então assine a Petição Pela Escola Pública!
O que diz a Constituição da Republica em relação ao tema?
Artigo 75.º
Ensino público, particular e cooperativo
1. O Estado criará uma rede de estabelecimentos públicos de ensino que cubra as necessidades de toda a população.
2. O Estado reconhece e fiscaliza o ensino particular e cooperativo, nos termos da lei.
A explicação no Prós e Contras da RTP.
A Constituição da Republica Diz também...
Artigo 74.º
Ensino
1. Todos têm direito ao ensino com garantia do direito à igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar. 2. Na realização da política de ensino incumbe ao Estado: a) Assegurar o ensino básico universal, obrigatório e gratuito; b) Criar um sistema público e desenvolver o sistema geral de educação pré-escolar; c) Garantir a educação permanente e eliminar o analfabetismo; d) Garantir a todos os cidadãos, segundo as suas capacidades, o acesso aos graus mais elevados do ensino, da investigação científica e da criação artística; e) Estabelecer progressivamente a gratuitidade de todos os graus de ensino; f) Inserir as escolas nas comunidades que servem e estabelecer a interligação do ensino e das actividades económicas, sociais e culturais; g) Promover e apoiar o acesso dos cidadãos portadores de deficiência ao ensino e apoiar o ensino especial, quando necessário; h) Proteger e valorizar a língua gestual portuguesa, enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades; i) Assegurar aos filhos dos emigrantes o ensino da língua portuguesa e o acesso à cultura portuguesa; j) Assegurar aos filhos dos imigrantes apoio adequado para efectivação do direito ao ensino.
Descalabros financeiros num país, onde o FMI já aterrou por três vezes. Num país onde falta dinheiro para a educação pública, na saúde (onde se morre por falta de medicamentos) e, onde se corta nas reformas, no subsídio de desemprego, apoios sociais e no investimento público, etc, etc, ...
Mas, vergonhosamente, há sempre dinheiro para o regabofe das fundações. A Fundação Mário Soares é uma das principais!
A Fundação Mário Soares é, na verdade, uma fundação criada e financiada com capitais públicos e, não só... Mas o que é e para que serve (clique)?
Fundação Soares recebeu 1,8 milhões. Montante atribuído pelo Estado até 2014. Aqui e aqui!
"A questão do subsídio dado anualmente à fundação pela Câmara Municipal de Lisboa causou alguma polémica em 2002, depois de a Inspecção-Geral da Administração do Território ter considerado que os pagamentos efectuados consubstanciavam uma "infracção financeira", pelo não cumprimento pela instituição das contrapartidas a que se comprometeu no protocolo com a câmara." Mas, tem mais...aqui!
«Desde 2011, o BES atribuiu à Fundação Mário Soares um apoio financeiro de 570 mil euros. O grupo liderado por Ricardo Salgado é assim o maior financiador da instituição do ex-Presidente da República, avança o Correio da Manhã.
"Um multimilionário chinês foi detido nos EUA, acusado de branqueamento de capitais e de corromper um ex-presidente da Assembleia Geral da ONU. Chama-se Lap Seng, tem passaporte português e está ligado à Fundação Mário Soares, onde garantem não saber de quem se trata e como foi lá parar." E se puxarmos as pontas soltas de Macau? fonte aqui!
Mas... não é só uma fundação... elas proliferam como cogumelos numa floresta...
O Regabofe das Fundações - «O papel das fundações em Portugal»
Alunos Portugueses Campeões Mundiais de Cálculo Mental
Não é um, nem dois, nem três; mas sim quatro alunos Portugueses que se destacaram mundialmente, conquistando os primeiros lugares do cálculo mental. Portugal pode não ter o melhor ensino do mundo, nem os melhores métodos de ensino, mas têm os melhores alunos em cálculo mental !
(...)Rita Mascate, estudante do 4º ano na escola da Chainça, do Agrupamento de Escolas nº 2 de Abrantes, João Bento, do 8º ano da secundária Solano de Abreu, pertencente ao Agrupamento de Escolas nº 1 de Abrantes, Matilde Santos Lourenço, do 1º ano do Centro Social Padres Redentoristas, de Castelo Branco, e Miguel Diogo Ruivo, do 5º ano da escola Básica António Bento Franco, em Ericeira, Mafra, foram os mais rápidos do mundo na resolução das 15 equações da competição.
João Bento, de 14 anos, conquistou o 1º lugar no seu escalão e o segundo melhor tempo mundial de sempre, no total das 10 edições do concurso, com um tempo de resolução de 34,1 segundos às 15 equações que lhe foram apresentadas, o 2º melhor tempo da história da competição, e com um tempo médio de resolução de 2,27 segundos por equação.
João Silva Bento, estudante do 8º ano na Escola Secundária Solano de Abreu, sagrou-se campeão mundial de cálculo mental pelo terceiro ano consecutivo. O recorde mundial da prova já lhe pertence e este ano gastou mais sete centésimos de segundo relativamente ao ano passado.
O 2º classificado, um aluno coreano (47' 11"), ficou a uma distância de 13 segundos de João Bento. O terceiro lugar foi para a Escócia, com um tempo de 47,40 segundos.
No ano passado, João Bento conseguiu um tempo de resolução de 33,66 segundos às 15 equações que lhe foram apresentadas. A vitória nos últimos dois anos deu a João Bento dois troféu de cristal e a possibilidade de jantar duas vezes com o então Presidente da República, Cavaco Silva, a convite deste.
Rita Mascate, de 10 anos, no primeiro ano em que participou, e perante milhares de concorrentes de todo o mundo, foi a mais rápida, com um tempo de resposta de 41,44 segundos às 15 equações, dando um avanço de 5,45 segundos à segunda classificada, (China), com 46,89 segundos, e mais de seis segundos ao terceiro classificado (Malta), que gastou 47,40 segundos. (...) Confira, aqui! E, aqui na RTP com vídeo.