Páginas

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Os Fantasmas do Passado Erguem-se na Europa, Novamente

Os muros  da Vergonha Erguem-se na Europa, Novamente!



Em homenagem aos milhares que morreram no muro de Berlim.



A vergonha na Europa generaliza-se... Erguem-se novamente os fantasmas do século passado; os problemas sociais agravam-se, o desemprego, a pobreza, a fome vai-se instalando a pouco e pouco...

Para agravar tudo isto, temos uma catástrofe anunciada a longo prazo; a entrada de muitos milhares de refugiados na Europa, que fogem dos seus países, que foram desestabilizados pelas politicas de guerra de alguns países Europeus, Estados Unidos da América e Russia (quem não se lembra da famosa reunião entre Jeorge W. Bush e Durão Barroso?).

Muro de Berlim
E, como resposta a este problema erguem-se novamente os muros da vergonha por vários países da Europa (Hungria, Bulgária, França-Calais, etc,.). Problema esse que existe por "inércia" da União Europeia, que preferiu enterrar a cabeça na areia, do que tentar resolver atempadamente os problemas na origem, nos países de onde fogem os refugiados. Agora por incompetência dos lideres Europeus vão-se erguendo novos muros da "vergonha" em alguns países, tentando empurra o problema para o país vizinho.



Eis que, quando se pensava que a Europa tinha posto fim aos muros da vergonha em 1989, se  erguem outros hoje novamente, numa absurda e ineficaz tentativa de evitar que milhões de humanos procurem sobreviver.





Muro da vergonha Húngara!! 






Os muros  da vergonha europeia  e ocidental


Perante uma tragédia humanitária como a que se vive à sua porta, a Europa constrói muros, ergue vedações, manda as tropas vigiarem e, regra geral, mostra muito pouca empatia ou compaixão com as vidas que se perdem pelo caminho.







Milhares protestam contra 'muro da vergonha' em Calais.








Na década de 60 do século passado era assim na Alemanha. A construção do muro de Berlim...  Hoje estão a  construí-los novamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário