Páginas

segunda-feira, 30 de março de 2015

Mariana Mortágua, dá Lição de Economia ao Desgoverno

Mariana Mortágua, Desmascara o Governo






Mariana Mortágua cala Pires de Lima (Ministro da Economia) e dá-lhe uma lição de macro economia, desmascarando-o no plenário, das mentiras reiteradas pelo governo de que "o país está melhor" (?) e em crescimento... E prova-o com dados, de que o crescimento do país está em queda e o desemprego a subir... passados 4 anos está tudo na mesma, ou pior!


Fica a pergunta... Valeu a pena tantos sacrifícios pedidos ao povo? 







Intervenção da deputada Mariana Mortágua no debate sobre a anemia do investimento, estagnação da economia e crise social. |18-02-2015|




O desemprego em Portugal voltou a subir em Fevereiro, a 14,1% da população economicamente activa, contra 13,8% em Janeiro, e afecta especialmente os jovens, indicou nesta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).





Esta estatística rompe uma tendência, já que o desemprego havia caído, com algumas interrupções, desde o primeiro trimestre de 2013.

O INE também reviu em alta o índice de desemprego em Janeiro, inicialmente avaliado em 13,3%.

O desemprego das pessoas com menos de 25 anos é especialmente alto, já que afectava 35% em Fevereiro, contra 34,5% no mês anterior. (aqui)


sexta-feira, 27 de março de 2015

Loucos aos Comandos

Loucos aos Comandos de Aviões






Como é possível alguém com baixa psiquiátrica conseguir chegar perto de um avião e mesmo pilota-lo (Co-piloto da Germanwings estava de baixa psiquiátrica)? 

É ainda mais grave que tenha acontecido numa companhia aérea pertencente a um país tão rígido, como o é a Alemanha. Ou será que deixou de haver regras básicas de segurança e prevalece o "low cost" a todo o custo?


Fica bem claro que não há regras na aviação comercial que controlem eficientemente os pilotos e toda a tripulação. 

Como é possível depois do 11 de Setembro ainda não haver um controle rigoroso sobre os pilotos e toda a tripulação? 

A inércia das autoridades mundiais da aviação continua, e com essa inércia continuará a morrer gente sem culpa alguma!


Este é o assassino de 150 pessoas!
"...Um dos dois pilotos do A320, que caiu nos Alpes franceses com 150 pessoas a bordo, não estava no cockpit no momento do desastre e foi impedido de voltar porque a porta estava trancada. O grupo alemão Lufthansa, ao qual pertence a companhia Germanwings, referiu hoje que não poder confirmar que um dos pilotos do Airbus A-320 que se despenhou nos Alpes franceses não estava na cabine de comando no momento do acidente. O copiloto do Airbus A-320 tinha 630 horas de voo e estava ao serviço desde Setembro".



Andreas Lubitz, o copiloto que terá despenhado intencionalmente o avião da Germanwings nos Alpes franceses, sofreu de depressão no passado e escondeu da empresa que devia estar de baixa médica no dia da tragédia.





"É preciso repensar o modelo de recrutamento”, alerta perito em segurança aeronáutica.

Álvaro Neves, presidente dos Gabinete Prevenção e Investigação Acidentes com Aeronaves, diz que “é preciso repensar o modelo de recrutamento”. Em entrevista no Primeiro Jornal da SIC, o perito em segurança aeronáutica deixou vários alertas, incluindo o facto de os pilotos estarem sujeitos a forte stress e de os testes psicotécnicos, única avaliação psicológica a que estão sujeitos, serem realizados apenas antes da admissão..




Nota: Deixo os meus sentimentos às famílias que lamentavelmente perderam os seus entes queridos.  RIP 

quarta-feira, 25 de março de 2015

O "Melhor CEO da Europa e Arredores"... Zeinal Bava, o Amnésico.

O "Melhor CEO da Europa e Arredores"... Zeinal Bava, o Amnésico!





Zeinal Bava, o homem que foi condecorado por Cavaco Silva... É amnésico!

Zeinal Bava foi depor na Comissão de Inquérito à Gestão do BES e do GES. Interrogado por Mariana Mortágua, o homem que recebeu prémios milionários pela sua alegada competência como gestor engasgou-se, acabando responder de forma cínica e ignorante. Zeinal Bava recebeu 5,4 milhões de euros de indemnização, quando deixou a presidência da Oi, e recebeu um total de 50 milhões euros, entre remunerações e prémios, durante a trajectória na Portugal Telecom e com o processo de fusão com a Oi. 

Zeinal Bava, o gestor que perdeu 900 milhões no BES...  Grande gestor, não é?



Zeinal Bava, o Amnésico!




Mariana Mortágua e o "amadorismo" de Zeinal Bava.

A deputada do Bloco (Mariana Mortágua) questiona Zeinal Bava se sabia dos 900 milhões que a PT aplicou no Grupo Espírito Santo. Veja a resposta do "melhor CEO da Europa e arredores"...





Como pode alguém Atribui Honoris Causa a Zeinal Bava?

Betão Auto-regenerador

Betão Auto-regenerador 






Será que o betão se pode auto-regenerar se estiver rachado? E quais são os mecanismos misteriosos que podem tornar isto possível?



Uma equipa de engenheiros da Universidade de Ghent, na Bélgica, está a preparar uma mistura de betão que, à primeira vista, parece perfeitamente normal. Mas as aparências iludem. Este betão tem a capacidade de se auto-regenerar quando começa a apresentar fissuras.



Investigadores da Universidade Técnica de Delft, na Holanda, estão a desenvolver um tipo de betão que contém na sua constituição bactérias produtoras de calcite, material que permite a selagem lenta de qualquer orifício ou fissura numa estrutura de betão. Fonte: TU Delft




"...Investigadores da Universidade de Newcastle modificaram geneticamente uma bactéria (a BacillaFilla) – existente no solo em quase todo o mundo – que tem a capacidade de regenerar fissuras produzidas na estrutura do cimento. Quando este ser unicelular se encontra em contacto com o material, segrega carbonato de cálcio e uma espécie de cola que, em conjunto, adquirem a solidez da massa usada em construções". fonte







A Democracia em Estado de Coma Induzido

A Democracia em Estado de Coma Induzido







Ao que parece a Democracia já está suspensa... Há várias pessoas que tudo fazem para tentar acabar com ela... Para Diogo Feio, já estamos em ditadura e ele acha que já pode mandar apagar informação "inconveniente" na Internet (vídeos)  que mostra a promiscuidade e corrupção na política, que a justiça não consegue (não quer) investigar e condenar!


"...Não é aceitável que uma investigação se prolongue por mais de oito anos. E que, oito anos depois, o resultado seja um flop. Se tivesse havido acusação, os crimes já tinham prescrito. Ridículo. Não é bom para a imagem da justiça, nem para a credibilidade da investigação criminal. Os suspeitos vão ardendo em lume brando. A democracia exige muito mais. Mas por mais críticas que se faça ao MP, nenhuma crítica autoriza que se pretenda transformar o arquivamento na absolvição dos investigados. E, hoje, esse é o ponto."  Continue lendo, aqui!



Veja o vídeo... em política já se diz de tudo sem pudor algum.

Diogo Feio, dirigente e ex-eurodeputado e governante do CDS, diz que o esquerda.net devia apagar as referências e vídeos sobre os submarinos por irem contra "uma decisão judicial". Este é o vídeo que anda a incomodar o CDS há seis anos. 


A Inércia do povo leva a situações miseráveis na nossa Democracia...


“Entre um governo que faz o mal e o povo que o consente, há uma certa cumplicidade vergonhosa.” Victor Hugo

terça-feira, 24 de março de 2015

BPN; Depois da Fraude, Ficou as Dívidas!

BPN; Depois da Fraude, Ficou as Dívidas!







BPN:  depois do  "assalto" veja como se transferiu as dívidas para o contribuinte...(?) 

À Parvalorem (empresa do Estado) coube a responsabilidade de tentar reavar dívidas deixadas ao BPN (dívidas muitas delas incobráveis), coerciva-mente ou não... e como foram transferidos 300 funcionários do BPN (como se fossem mercadoria tóxica), para o Estado, ficando esses funcionários na Parvalorem completamente desamparados e passando por situações psicologicamente difíceis; passaram de funcionários bancários, a cobradores de dividas incobráveis. 






Contribuintes já pagaram 2206 milhões, mas Tribunal de Contas vem dizer agora que prejuízo total irá até 4691 milhões.



Os contribuintes perderam até à data 2206 milhões de euros com o Banco Português de Negócios (BPN), nacionalizado em 2008, mas o pesadelo financeiro está longe de terminar. O Tribunal de Contas (TdC) diz, explicitamente, que há encargos adicionais de 2485 milhões de euros "que terão de ser suportados pelo Estado no futuro".



Estes são os negócios ruinosos e altamente lesivos para o contribuinte, em que os últimos (des)Governos (PS e PSD) enfiaram o país e com consequências trágicas para o cidadão Português!



"...Em 2013, a SIC exibiu quatro episódios sobre o escândalo BPN.


Num esforço de descodificação da fraude, fizemos a história do banco, criado em 1998, por José Oliveira Costa, um antigo secretário de Estado de Cavaco Silva, um homem simples, de família humilde, natural do distrito de Aveiro. Sobre Oliveira Costa já tudo se escreveu; já tudo se disse. É o rosto de uma história que está a deixar profundas marcas num país a viver em asfixia financeira. Não será, certamente, o único. Os processos judiciais associados ao BPN sucedem-se, destapando outros protagonistas. Seguem ao ritmo lento da justiça. O processo principal começou em Dezembro de 2010, há quatro anos. Envolve 15 arguidos. Ouviu 300 testemunhas. E está para durar. Há outros três processos, igualmente relevantes, em estado de maturação judicial avançado. Mas os inquéritos prosseguem. A história completa do BPN, provavelmente, nunca chegará ao fim."



Veja como o Estado assumiu 300 empregados do BPN que o BIC rejeitou.


A Parvalorem gere uma carteira de dividas de 4, 5 mil milhões de euros. Contudo, gere igualmente os 300 funcionários do BPN que ainda resistem e que não foram contratados pelo BIC quando o banco angolano comprou o BPN. A Grande Reportagem desta quinta-feira mostra-lhe uma empresa doente, que esteve parada, literalmente, durante dois anos. O relato completo de seis anos de angústia. A segunda parte da Grande Reportagem será transmitida esta sexta-feira.

Depois da Fraude (2ª Parte): A Cobrança.
Depois da Fraude, a Cobrança. Neste episódio vamos revelar-lhe onde foi gasto o dinheiro que saiu dos cofres do BPN e que hoje alimenta o buraco do banco de Oliveira Costa.

O relato traduz a história do próprio banco: "distribuiu avultados empréstimos sem cuidar das garantias. Numa sucessão de casos quase caricatural ficamos a perceber como se endividaram figuras próximas do antigo homem forte do BPN e da SLN, José Oliveira Costa. Da lista das personagens escolhidas fazem parte, entre outros, Ricardo Oliveira, Aprígio Santos, Joaquim Coimbra, Emídio Catum e Domingos Duarte Lima" remata a nota de imprensa.









As respostas de gozo, de Oliveira Costa aos deputados.

Alguns dos melhores momentos do depoimento de Oliveira e Costa na Comissão de Inquérito à supervisão no caso BPN.




BPN: o banco dos amigos...

Nas vivendas de luxo da Aldeia da Coelha, têm casa de férias Cavaco Silva e alguns dos administradores que afundaram o BPN. O presidente disse à revista Visão que "não se recorda" de quando fez a escritura da casa nem onde é que a escritura foi feita.

INDIGNAI-VOS!! 

"Um dos males de uma Sociedade, é a "inércia" dos seus cidadãos, e a sua incapacidade em se afirmar, enquanto sociedade civil, e ser um contra-poder às instituições que destroem um país e o seu povo/sociedade". R. Eanes

domingo, 22 de março de 2015

A Natureza de Portugal

A Natureza de Portugal - Documentário










Um documentário sobre a Natureza de Portugal que pretende levá-lo numa viagem que vai desde o Gerês a Montesinho, passando pelos picos mais altos da Serra da Estrela e pelos fantásticos rios que percorrem o nosso território. Descubra também o Montado e as Planícies Alentejanas, desça até à Ria Formosa e atravesse o Atlântico para encontrar as Ilhas dos Açores e da Madeira.

A Natureza em Portugal HD

Neste documentário ficará a conhecer um pouco melhor algumas das espécies mais icónicas da fauna do nosso país.

sábado, 21 de março de 2015

Depois do Eclipse, o Fenómeno das Marés

"A Maré do Século"





Depois do eclipse solar, fica o efeito gravitacional provocado pelo alinhamento da Lua com  o Sol, provocando grandes alterações nas marés, com amplitudes elevadas, entre maré baixa e maré alta.




A região noroeste de França, nomeadamente o monte Saint-Michel ou a região de Saint-Malo, é uma das que mais turistas atrai para assistir a esta maré, a primeira do milénio, que se previa que tenha uma amplitude - de cerca de 14 metros (como um edifício de quatro andares), a diferença do nível de água entre a maré baixa e a maré alta.




Maré super baixa...
Fotografia © REUTERS/Pascal Rossignol
O fenómeno acontece uma vez a cada 18 anos devido ao alinhamento excepcional do sol e da lua.

França, Reino Unido, Canadá e norte da Austrália são as regiões onde o fenómeno pode ser observado hoje, dia em que se regista aquela que é chamada a "maré do século", que acontece devido ao raro alinhamento da lua e do sol - ocorre uma vez a cada 18 anos. fonte



Depois de subir 14 metros.


A "maré do século" inunda Monte Stº Michel de turistas.





Como se explica este fenómeno? Veja o vídeo que explica na perfeição.

A "maré do século" como a prevista para 21 de Março, acontece todos os 18 anos e resulta de vários factores astronómicos como o alinhamento dos astros, distâncias mais curtas das órbitas, etc. As marés resultam da atracção da Lua e do Sol sobre os mares e os oceanos.

“A Corrupção Fede"

“A Corrupção Fede"






O papa Francisco, mais uma vez  contundente, coloca o dedo na ferida da sociedade. Falou da corrupção e de como ela invade as sociedade (principalmente os políticos), provocando problemas graves aos cidadãos e provocando grandes desigualdades.






"A corrupção fede, a sociedade corrupta fede. Um cidadão que deixa que a corrupção o invada não é cristão", declarou Francisco e acrescentou "todos nós temos o potencial de ser corruptos e de escorregarmos para a criminalidade".

O papa também criticou a corrupção na vida pública. "Quanta corrupção há no mundo. Eu espero que nós tenhamos coragem de limpar a cidade e a sociedade para acabar com o fedor da corrupção", disse. fonte


sexta-feira, 20 de março de 2015

Estamos no Ano de 1394?

Estamos no Ano de 1394?




Ano de 1394? Mas não vivem todos no mesmo planeta? 

Com epicentro no Irão, o equinócio da Primavera marca a passagem de ano para muitos dos que vivem nas regiões que um dia constituíram o Império Aqueménida, o Primeiro Império Persa.

"O Noruz, literalmente "novo dia", em persa é celebrado no Irão, mas também no Afeganistão, Tajiquistão, Uzbequistão, Azerbaijão, Cazaquistão, Quirguistão e pelos curdos, nomeadamente na Turquia." fonte





O costume tem mais de 3000 mil anos. Não estranha portanto que quem está “há 40 ou 50 anos” em Londres, diga que nunca se esquece do “ano novo iraniano”. O Noruz recorda a muitos adultos os tempos da infância, “dos presentes” oferecidos pelos familiares.



Eclipse Solar na sua Totalidade, Hoje no Hemisfério Norte

Eclipse Solar na sua Totalidade, Hoje no Hemisfério Norte








Hoje, dia em que aconteceu um fenómeno raro, um eclipse Solar. A nossa Lua tapou o Sol na totalidade, observável  nos países do Circulo Polar Ártico. Um fenómeno raro e perigoso, quando observado sem as devidas precauções (filtros especiais), mas ao mesmo tempo bonito de se ser, porque permite observar a coroa Solar sem grande dificuldade. 

Este é um dia de euforia para todos os cientistas e entusiastas destes fenómenos!

Assista ao vídeo em baixo, que lhe permite ver na totalidade o eclipse, sem queimar/denaficar os seus olhos. São imagens de rara beleza !!





Não acontecia desde 2005 com tais dimensões e só volta a ser visível dentro de 11 anos: o eclipse total do Sol teve um pico, em Portugal, a partir das 9h00.


O fenómeno de hoje, acontece no dia em que começa a primavera no Hemisfério Norte. O equinócio da primavera é às 22h45 (hora de Lisboa). A estação prolonga-se por 92,75 dias, até ao próximo solstício, de verão, que ocorre a 21 de Junho, às 17h38. 

O fenómeno, que se repete a cada período de aproximadamente 18 anos e 11 dias, não deve ser observado directamente sem filtros solares oculares devido ao risco de lesões irreversíveis nos olhos, como a cegueira. 




Um eclipse solar só acontece quando o Sol, a Terra e a Lua, na fase de Lua Nova, estão alinhados. A Lua, satélite natural da Terra, interpõe-se entre o seu planeta e o Sol, tapando total ou parcialmente a luz solar. 



quinta-feira, 19 de março de 2015

«As asas do Vento», último filme de Hayao Miyazaki

«As asas do Vento», último filme de Hayao Miyazaki





Hayao Miyazaki brinda-nos com mais um brilhante filme de animação, desta vez "Asas de Vento", que nos conta a história de um menino que sonhava voar, mas como usava óculos, não podia voar, e assim decide criar os seus próprios aviões de papel. Hayao Miyazaki com 74 anos, não para de nos surpreender com as suas maravilhosas histórias. 




“As Asas do Vento”, dos estúdios Ghibli. Com argumento e realização do mestre de animação japonês Hayao Miyazaki (“Princesa Mononoke”, “A Viagem de Chihiro”, “O Castelo Andante”, “Ponyo à Beira-Mar”), um filme animado que cruza as histórias reais do engenheiro Jiro Horikoshi (1903-1982) e do poeta Tatsuo Hori (1904-1953). “As Asas do Vento” teve uma nomeação para o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e para o Óscar de Melhor Filme de Animação. “As Asas do Vento” estreia hoje nas salas de cinema nacionais.





"...Inspirado pela obra do italiano Gianni Caproni (1886-1957), responsável pela criação de vários bombardeiros usado pelas frotas italianas, francesas, britânicas e americanas durante a Primeira Grande Guerra, o jovem japonês Jiro Horikoshi deseja aprender tudo o que esteja ligado aos aviões. Como usa óculos desde pequeno, não pode ser aviador, pelo que dedica a sua vida ao estudo de aeronáutica. Depois de terminar os estudos superiores, consegue trabalho numa grande empresa da área. Por demonstrar grandes capacidades, é-lhe dada a liberdade para construir os seus próprios protótipos. Jiro acaba por se tornar um dos mais importantes engenheiros de aeronáutica do seu tempo. Percorrendo os eventos mais representativos da vida desta personagem, o filme acompanha os grandes acontecimentos da História, recriando o sismo que teve lugar em Kantō (Japão) a 1 de Setembro de 1923, os terríveis anos da Grande Depressão, a epidemia de tuberculose ou a entrada do Japão na Segunda Grande Guerra." fonte


Treiler mais longo.

Em ASSAS AO VENTO, Jiro Horikoshi vive em uma cidade do interior do Japão. Um dia, ele tem o sonho de estar voando em um avião com formato de pássaro. A partir desse sonho, ele decide que construir um avião e colocá-lo no ar é a meta da sua vida. Durante a busca pelo seu sonho ele conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. No entanto, Naoko fica profundamente doente, sem saber se sobreviverá.



Quando é Negado aos Portugueses uma Habitação Condigna...

Quando é Negado aos Portugueses uma Habitação Condigna...






Num país onde se pode roubar/usurpar, bancos em milhares de milhões de euros (e ninguém vai preso), como o BPN (7 mil milhões) e o BES em mais outros tantos, dinheiros esses que chegava para acabar de vez com a pobreza em Portugal... No entanto as pessoas normais, que perderam tudo, pela irresponsabilidade de alguns governos, é-lhes retirado tudo, até serem despejadas e jogadas no olho da rua com filhos menores, sem apoio institucional; como se pode verificar no vídeo em baixo.






Dezenas de policias de intervenção para despejar 1 mãe e duas crianças menores. A desocupação coerciva de uma mãe e dois filhos menores de uma habitação do bairro novo em Silvalde, Espinho, provoca indignação dos vizinhos.



Ao que chegamos... polícias "implacáveis com os fracos, e fracos com os fortes", como os do BPN (Oliveira e Costa) e com os que levaram à ruína o BES, com Ricardo Salgado à cabeça... Lamentável!!





PSP recorreu à força bruta, para desalojar habitação camarária...

O despejo de uma família de Espinho que ocupava ilegalmente uma habitação obrigou à intervenção da polícia. Alguns moradores e vizinhos acusam a corpo de intervenção de agressões.




quarta-feira, 18 de março de 2015

Acabar com o Populismo... por Gloria Alvarez

Acabar com o Populismo... por Gloria Alvarez





Hoje, com as Democracias em colapso, causado pelas elites corruptas e subservientes ao alto capitalismo, é pertinente ouvir Gloria Álvarez.


Gloria Álvarez é a face de um vídeo que não tem parado de circular pela Internet nas últimas semanas. Ela foi participante do Parlamento Iberoamericano de la Juventud que ocorreu em Setembro em Zaragoza, Espanha, organizado pela Red Iberoamericana Líder, a qual busca unir jovens líderes comprometidos com a democracia, o respeito aos direitos humanos e a liberdade individual.

“É acolhedor e impressionante. Não esperava por isso”, disse sobre a fama que tem tido a filmagem do seu discurso numa defesa ferrenha das instituições republicanas, o qual alcançará [no vídeo original] muito em breve mais de 1 milhão de visualizações.





Ela é cientista política, locutora de rádio e directora de projectos do Movimiento Cívico Nacional da Guatemala (MCN), ONG que promove uma participação cidadã informada, responsável e activa na política nacional.

“Agora surge o desafio do que fazer depois do discurso – explica ela -, como manter essa unidade e fazer algo para desmantelar o populismo”, sustenta.



Poderia ser Álvarez a “Camila Vallejo” do liberalismo?

[Belén Marty/PanAm Post] Acredita que vale a pena adentrar no mundo da política para lutar pelas instituições republicanas que menciona no vídeo?

Sim, eu acredito que vale muito a pena, mas não é algo para todo mundo. Você como cidadão deve se interessar por questões de economia, políticas públicas, história universal, então primeiro deve se definir como indivíduo para saber o que gostaria de ver num governo, e só então poder dele exigir.

Creio que é muito importante nosso papel de cidadãos, ainda que nunca nos envolvemos na política. Somos os guardiões para que estes empregados públicos façam bem seu trabalho.


Qual o rol das novas tecnologias?

No caso da Guatemala tem ocorrido que a tecnologia dos smartphones e tablets estão chegando a lugares onde nem se quer há água potável. Existem aldeias onde as pessoas não tem electricidade em sua casa, então vão até os municípios para carregar seus telefones. Está chegando a tecnologia antes de outros serviços básicos, incluindo a educação.

É importante utilizar, dentro das ferramentas tecnológicas que oferece a Internet, diferentes documentários, tutoriais, cursos e livros em PDF, vídeos; qualquer ferramenta que possamos utilizar para levar a educação que estas populações necessitam.

Oportunidades, como bolsas, que permitem ter uma carreira de forma gratuita, é uma grande aposta. Sobretudo quando vemos que os governos populistas não estão interessados em nos educar: dependem de nossa ignorância para se manterem no poder.

Eu aposto na tecnologia como o substituto de um Ministério da Educação irresponsável, ou de professores que ficaram presos no século passado.


É muito interessante o conceito de gratuidade que menciona em seu discurso. Que quer dizer com aquilo?

O populista em seus discursos sempre fala de entes abstractos, a nação sente, a nação opina, a naçãopensa, e realmente quando se põe a pensar, tanto o Estado como a nação, não são mais que um conjunto de indivíduos tomando decisões.

Quando alguém utiliza essa generalização de abstractos e te diz “o Estado paga“, as pessoas esquecem que o Estado não é um ente que gera dinheiro por si mesmo, mas que são um monte de indivíduos que recebem recursos de outro monte de indivíduos, que decidem como vão se administrar esses recursos.

Nada é grátis. Ou seja, temos que está conscientes de que tudo vem com o custo de algo. E no meu país, de cada 10 actividades económicas só duas pagam impostos. Todo mundo quer exigir do Estado, e é muito fácil exigir sem contribuir.



O que diria as mulheres que estão te lendo?

Em primeiro lugar o mesmo que digo aos jovens. Ser jovem não é uma virtude em si mesmo. Ser mulher tem suas virtudes, mas para questões políticas o que importa é sua capacidade mental para liderar uma nação, o poder de resolver problemas.

Eu sou contra as famosas cotas, creio que cada um merece seu lugar, não pelo aparato reprodutor que tenha, mas por como demonstre que vá melhorar as condições de um país.

A primeira mensagem para a mulher é que não se agarre ao ser mulher para obter espaço: isso não tem validez dado não ter fundamento lógico. A segunda: por ser mulher nos associam muito com o papel das mães, e as mães dão, dão e dão, sem pedir nada em troca. Por isso muitas mulheres utilizam-se das ferramentas populistas na hora de fazer política.

Posso pensar em Eva Perón, Cristina Kirchner, Michelle Bachelet, Angela Merkel e em Michelle Obama. As poucas mulheres que se metem na política caem nesse discurso populista de dar e dar, e são muito bem acolhidas pela população, porque lembram da figura de suas mães.



Por que acredita que não existe uma forte defesa das ideias liberais entre os parlamentares?


O desafio que o liberalismo clássico te impõe é que cada um é livre para buscar o modelo de vida que queira, mas isso exige responsabilidade sobre as consequências dos seus actos.

Então, isso é como que eu te diga que nos vamos a uma festa nos embebedarmos, mas ninguém quer ter a responsabilidade de ir para a cadeia se dirigir um automóvel e atropelar alguém. Todo mundo quer farrear, mas nem todo mundo quer carregar a responsabilidade e a consequência que isso lhe traz.

O liberalismo clássico exige responsabilidade, é a face de uma mesma moeda. E nossos políticos também tem feito um maravilhoso trabalho em dizer as pessoas que elas não são responsáveis por suas vidas, mas que são tão somente vítimas.

Na Guatemala vejo mulheres que engravidam com o propósito de cobrar mais auxílio do Estado. Caem em atitudes completamente irresponsáveis, mas porque, por um lado, o político está aplaudindo. O político te diz, “você não deve se preocupar, isto não é sua culpa”.



Quais são os próximos objetivos do Movimiento Cívico Nacional?

Nosso objectivo é posicionar a República como o antídoto ao populismo, a vacina do mesmo. A República é justamente o sistema que resguarda os direitos individuais e mantém a institucionalidade e o governo das leis.

Para o próximo ano, que é ano eleitoral na Guatemala, nosso desafio é seguir empreendendo as visitas que estamos fazendo as áreas rurais.

Trabalhamos, por exemplo, com comunidades indígenas que tem sido facilmente manipuladas por líderes populistas. Lhes contamos quais são seus direitos, suas obrigações e como funciona o Estado da Guatemala.

E agora, com o boom que tem tido o vídeo, buscaremos fazer uma rede de trocas de informações e conhecimento. Também poderemos fazer, por exemplo, uma colecta massiva de objectos tecnológicos em desuso que se podem doar.

O que a popularidade deste vídeo tem demonstrado é que padecemos de maus muito similares [na América Latina], assim as soluções podem ser as mesmas.



Estão te tentando a participar da política? Políticos tem te procurado por causa do vídeo?

Desde as eleições passadas, como eu trabalha numa rádio, vários partidos políticos tem me procurado buscando que eu lhes desse aval, um selo de aprovação, mas pelo trabalho que sempre tenho feito nos meios de comunicação me mantenho neutra.

Por conta do vídeo, vários partidos políticos tem sim me convidado para participar, mas a verdade é que não me interessa. Tenho visto como eles tem utilizado companheiros meus só para usar seus nomes e limpar o passado sujo de políticos anteriores. Portanto não, não me interessa.


Traduzido e revisado por Adriel Santana. | Artigo original.



A Lista VIP que não Existia & Passou a Existir

A Lista VIP que não Existia & Passou a Existir






A cada dia que passa a pouca vergonha aumenta nos políticos que nos deviam governar, em vez de nos envergonhar constantemente, de nos roubar/usurpar com impostos e mais impostos... Não respeitam os cidadãos que os elegeram, nem o próprio país!


Mas... eis que o desmentido da existência de uma lista VIP nas finanças, passou a ser confirmada com a demissão do Director Geral das Finanças, desta forma não restam dúvidas de que referida "lista VIP" já está a fazer vitimas políticas, mas certamente, a existência da lista VIP não é da responsabilidade deste senhor, mas sim de altas instâncias políticas... e agora como vai ficar o desmentido do Primeiro Ministro da lista VIP?

Tudo isto  é uma pulhice, um gozar com os Portugueses cumpridores dos seus deveres fiscais. Como é possível haver uma lista VIP (os possuidores de cargos políticos , pessoas que fogem às fiscalizações dos inspectores das finanças?), enquanto outros são esmifrados, penhorados, até ficarem sem casa e sem vida... Onde está a Democracia em Portugal??? 


Tudo isto é uma pulhice sem paralelo na nossa Democracia!



"...Na sua edição de amanhã, a VISÃO revela a gravação que contraria a narrativa do Governo e do Fisco sobre a lista VIP. E adianta que os acessos ao cadastro fiscal do Presidente da República também foram investigados pelos serviços de auditoria. OIÇA JÁ EXCERTOS da intervenção de Vítor Lourenço, perante mais de 200 pessoas do Fisco e de vários ministérios, na qual explica como funciona o "pacote VIP". (oiça, aqui, no fim da publicação da Visão)






Uma vergonha!!

"Primeiro-ministro desmentiu, no Debate Quinzenal, a existência de uma lista VIP de contribuintes. Pedro Passos Coelho repetiu as garantias dadas pela Autoridades Tributária..."


Isto é a Democracia a cair aos pedaços, onde os eleitos pelo povo não respeitam os eleitores que os elegeram, temos uma classe de políticos (do arco da governação) que não se dá ao respeito, infringindo as regras Democráticas e chegam mesmo a praticar o intolerável, perante uma sociedade Democrática (?).  


Como diz Miguel Cadilhe:  “Por vezes a democracia escolhe pessoas que não prestam. Como é que a democracia não distingue, a tempo, não segrega os políticos de pouca diligência, débil carácter, o puro sacana, velhaco? Como é que a democracia não distingue isso?”, pergunta.

A solução, para Cadilhe, passa por sermos capazes de “subir a montanha” e “tentar ver lá de cima o que se passa”.

“Já não é o político ‘a’ ou ‘b’ que avistamos. Já não é um Passos ou um Costa – pessoas de bem. Não são esses quem importa. Já estou muito acima disso e cheguei a uma fase da vida em que concluí que é preciso estar bastante acima disso, porque a democracia não está bem”. (Aqui)



Chegamos a um ponto em que temos Portugueses de primeira e Portugueses de segunda!

Alegada lista de contribuintes VIP tinha filtro que disparava quando dados eram consultados pelo fisco.


A alegada existência de uma lista de contribuintes VIP está a gerar receio entre os funcionários do fisco. Depois do desmentido do Governo o jornal Correio da Manhã divulga hoje alguns dos nomes que supostamente fazem parte deste lote de contribuintes.



INDIGNAI-VOS!!



"Um dos males de uma Sociedade, é a "inércia" dos seus cidadãos, e a sua incapacidade em se afirmar, enquanto sociedade civil, e ser um contra-poder às instituições que destroem um país e o seu povo/sociedade".



______________________________________________________________________________

Para que conste, titulares de altos cargos públicos têm que tornar públicos os seus rendimentos.





Lei n.º 4/83, de 2 de Abril, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 38/83, de 25 de Outubro,
Lei n.º 25/95, de 18 de Agosto, Lei n.º 19/2008, de 21 de Abril,
Lei n.º 30/2008, de 10 de Julho e Lei n.º 38/2010, de 2 de Setembro 



A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea d) do artigo 164.º da Constituição, o
seguinte:


Artigo 1.º

Prazo e conteúdo
Os titulares de cargos políticos e equiparados e os titulares de altos cargos públicos
apresentam no Tribunal Constitucional, no prazo de 60 dias contado da data de início do
exercício das respectivas funções, declaração dos seus rendimentos, bem como do seu
património e cargos sociais, da qual constem:

a) A indicação total dos rendimentos brutos constantes da última declaração
apresentada para efeitos da liquidação do imposto sobre o rendimento das pessoas
singulares, ou que da mesma, quando dispensada, devessem constar;
b) A descrição dos elementos do seu activo patrimonial, existentes no País ou no
estrangeiro, ordenados por grandes rubricas, designadamente do património
imobiliário, de quotas, acções ou outras partes sociais do capital de sociedades civis ou
comerciais, de direitos sobre barcos, aeronaves ou veículos automóveis, bem como de
carteiras de títulos, contas bancárias a prazo, aplicações financeiras equivalentes e
desde que superior a 50 salários mínimos, contas bancárias à ordem e direitos de
crédito;
c) A descrição do seu passivo, designadamente em relação ao Estado, a instituições de
crédito e a quaisquer empresas, públicas ou privadas, no País ou no estrangeiro;
d) A menção de cargos sociais que exerçam ou tenham exercido nos dois anos que
precederam a declaração, no País ou no estrangeiro, em empresas, fundações ou
associações de direito público e, sendo os mesmos remunerados, em fundações ou
associações de direito privado.

Artigo 2.º

Actualização
1 - Nova declaração, actualizada, é apresentada no prazo de 60 dias a contar da cessação das
funções que tiverem determinado a apresentação da precedente, bem como de recondução
ou reeleição do titular.
2 - Em caso de substituição de Deputados, tanto o que substitui como o substituído só devem
apresentar a declaração referida no n.º 1 no fim da legislatura, a menos que entretanto
renunciem ao mandato.
3 - Sempre que no decurso do exercício de funções se verifique um acréscimo patrimonial
efectivo que altere o valor declarado referente a alguma das alíneas do artigo anterior em

1
Nos termos do artigo 2.º da Lei n.º 38/2010, de 2 de Setembro, os titulares de altos cargos públicos
que, por força das alterações introduzidas pela presente lei, passam a ficar obrigados à entrega de
declaração de património e de rendimentos no Tribunal Constitucional deverão apresentá-la no prazo de
90 dias a contar da data da entrada em vigor da presente lei.

montante superior a 50 salários mínimos mensais, deve o titular actualizar a respectiva
declaração.
4 - A declaração final deve reflectir a evolução patrimonial durante o mandato a que respeita.

Artigo 3.º

Incumprimento
1 - Em caso de não apresentação das declarações previstas nos artigos 1.º e 2.º, a entidade
competente para o seu depósito notificará o titular do cargo a que se aplica a presente lei para
a apresentar no prazo de 30 dias consecutivos, sob pena de, em caso de incumprimento
culposo, salvo quanto ao Presidente da República, ao Presidente da Assembleia da República e
ao Primeiro-Ministro, incorrer em declaração de perda do mandato, demissão ou destituição
judicial, consoante os casos, ou, quando se trate da situação prevista na primeira parte do n.º
1 do artigo 2.º, incorrer em inibição por período de um a cinco anos para o exercício de cargo
que obrigue à referida declaração e que não corresponda ao exercício de funções como
magistrado de carreira.
2 - Quem fizer declaração falsa incorre nas sanções previstas no número anterior e é punido
pelo crime de falsas declarações, nos termos da lei.
3 - As secretarias administrativas das entidades em que se integrem os titulares de cargos a
que se aplica a presente lei comunicarão ao Tribunal Constitucional a data do início e da
cessação de funções.

Artigo 4.º

Elenco
1 - São cargos políticos para os efeitos da presente lei:
a) Presidente da República;
b) Presidente da Assembleia da República;
c) Primeiro-Ministro;
d) Deputados à Assembleia da República;
e) Membros do Governo;
f) Representante da República nas Regiões Autónomas;
g) Membros do Tribunal Constitucional;
h) Membros dos órgãos de governo próprio das Regiões Autónomas;
i) Deputados ao Parlamento Europeu;
j) Os membros dos órgãos constitucionais;
l) Governador e vice-governador civil;
m) Presidente e vereador da câmara municipal.
2 - Para efeitos da presente lei são equiparados a titulares de cargos políticos:
a) Membros dos órgãos permanentes de direcção nacional e das Regiões Autónomas
dos partidos políticos, com funções executivas;
b) Candidatos a Presidente da República.
3 – Para efeitos da presente lei, são considerados titulares de altos cargos públicos:
a) Gestores públicos;
b) Titulares de órgão de gestão de empresa participada pelo Estado, quando
designados por este;
c) Membros de órgãos executivos das empresas que integram o sector empresarial
local;
d) Membros dos órgãos directivos dos institutos públicos;

e) Membros das entidades públicas independentes previstas na Constituição ou na lei;
f)Titulares de cargos de direcção superior do 1.º grau e equiparados.

Artigo 5.º

Consulta
1 - Qualquer cidadão pode consultar as declarações e decisões previstas na presente lei.
2 - O Tribunal Constitucional define, nos termos do respectivo Regimento, a forma como é
organizada a consulta às declarações e decisões previstas na presente lei.
Artigo 5.º-A
Fiscalização
O Ministério Público junto do Tribunal Constitucional procede anualmente à análise das
declarações apresentadas após o termo dos mandatos ou a cessação de funções dos
respectivos titulares.

Artigo 6.º

Divulgação
1 - A divulgação do conteúdo das declarações previstas na presente lei é livre.
2 - Com fundamento em motivo relevante, designadamente interesses de terceiros, o titular
do cargo pode opor-se à divulgação parcelar ou integral a que se refere o número anterior,
competindo ao Tribunal Constitucional apreciar a existência ou não do aludido motivo, bem
como da possibilidade e dos termos da referida divulgação.
3 - Cabe ao declarante, no acto de apresentação da sua declaração inicial ou posteriormente, a
iniciativa de invocar objecção nos termos e para os efeitos do número anterior.
4 - A violação da reserva da vida privada eventualmente resultante da violação dos números
anteriores será punida nos termos legais, designadamente segundo o disposto nos artigos
192.º e 193.º do Código Penal.

Artigo 6.º-A

Omissão ou inexactidão
Sem prejuízo das competências cometidas por lei a outras entidades, quando, por qualquer
modo, seja comunicada ou denunciada ao Tribunal Constitucional a ocorrência de alguma
omissão ou inexactidão nas declarações previstas nos artigos 1.º e 2.º, o respectivo Presidente
levará tal comunicação ou denúncia ao conhecimento do representante do Ministério Público
junto do mesmo Tribunal, para os efeitos tidos por convenientes.
Artigo 7.º
1 - O Governo, no prazo de 90 dias a contar da entrada em vigor da presente lei, aprovará as
disposições necessárias à execução do disposto na presente lei.
2 - As assembleias regionais aprovarão, dentro de igual prazo, as disposições necessárias ao
mesmo fim, na esfera da sua competência própria.
Artigo 8.º
1 - A presente lei entra em vigor no 90.º dia posterior ao da sua publicação.
2 - Os titulares de cargos políticos à data da sua entrada em vigor apresentarão a respectiva

declaração de património e rendimentos dentro do prazo de 60 dias a contar daquela data.