Páginas

sábado, 30 de setembro de 2017

Catalunha: Onde está a Democracia?

Catalunha:  Onde está a Democracia? 




Como se pode chamar Democracia a algo onde o povo está ausente ou é proibido de participar?


Por estes dias o mundo está de olhos postos na Catalunha... Está em causa um referendo popular que está a dividir a fracturar Espanha e a causar brechas na estrutura política central de Espanha. 

No Entanto, o que está aqui em causa, acima de tudo, é a Democracia ou a falta dela... O governo central, na pessoa do ditador "Mariano Rajoy Maduro Erdogan", acha que o povo não tem direito a ter opinião nem pode fazer referendos de qualquer espécie, contrariando assim a verdadeira Democracia participativa do povo. Onde está afinal a Democracia em Espanha? Hoje, a Democracia é uma utopia! 



Definição de Democracia:  Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — directamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais, económicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política.

Definição de Cleptocracia: Cleptocracia, é um termo de origem grega, que significa, literalmente, “governo de ladrões”, cujo objectivo é o do roubo de capital financeiro dum país e do seu bem-comum. A cleptocracia ocorre quando uma nação deixa de ser governada por um Estado de Direito imparcial e passa a ser governada pelo poder discricionário de pessoas que tomaram o poder político nos diversos níveis e que conseguem transformar esse poder político em valor económico, por diversos modos


Ora, o que se passa em Espanha actualmente parece apontar mais para a segunda opção, Cleptocracia!




Saramago tinha razão! Vivemos numa falsa Democracia!

“…Tudo se discute neste mundo, menos uma única coisa: não se discute a democracia. A democracia está aí como uma espécie de santa no altar, de quem já não se esperam milagres mas que está aí como uma referência, uma referência: a democracia! E não se repara que a democracia em que vivemos está sequestrada, condicionada, amputada, porque o poder do cidadão, o poder de cada um de nós, limita-se, na esfera política a tirar um governo de que não se gosta e a pôr um outro de que talvez se venha a gostar. Nada mais (Clique!). As grandes decisões são tomadas numa outra esfera e todos sabemos qual é: as grandes organizações financeiras internacionais, os FMIs, a organização mundial do comércio, os bancos mundiais, a OCDE, tudo isso. Nenhuma dessas organizações é democrática e, portanto, como é que podemos continuar a falar de democracia se aqueles que efectivamente governam o mundo, não são eleitos democraticamente pelo povo? Quem é que escolhe os representantes dos países nessas organizações? Os respectivos povos? Não! Onde está, então, a democracia?” (veja mais aqui, com vídeo de Saramago!)

José Saramago 














Sem comentários:

Enviar um comentário