Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2016

Novas Regras nos Terminais Multibanco...

Visa ou Multibanco?





Em Portugal funciona tudo ao contrário, primeiro altera-se as regras, só depois o cidadão é informado. É o que está acontecer com as últimas alterações no sistema multibanco, onde é pedido ao consumidor para indicar o tipo de cartão Multibanco.


Agora, além do código (PIN), passa a ser preciso, por exemplo, indicar se o cartão é da Visa, da MasterCard, da American Express ou do Multibanco (ainda que em Portugal a expressão "multibanco" seja usada para designar genericamente os cartões de débito), o que com tanto cartão e forma de pagamento, é certo que vai induzir em erro os detentores dos cartão multibanco, onde em alguns cartões normais de multibanco existe escrito no cartão "Visa Electron". Consulte aqui, para saber mais sobre cartões!

Mas, esta trapalhada toda deve-se aos bancos que não informam cabalmente os seus clientes por escrito. O Banco de Portugal também não sai isento de culpas, porque é ele a entidade reguladora e deveria obrigar os bancos a esclarecer os seus clientes!

Afinal o Banco de Portugal serve para quê? Ele não vê, não ouve, não regula... Continua a não saber de nada, nem descobre nada. Então para que serve? Serve para pagar "gigantescos salários" a várias personalidades, incluindo o Governador (clique!)!  



Aqui na SIC!


Na impressa escrita: Os pagamentos com multibanco estão ligeiramente diferentes. Antes de marcar o código, o consumidor terá de escolher se quer pagar com visa ou multibanco.


Em Portugal é normal o consumidor ir às comprar e pagar com o cartão de débito. No acto de pagamento, via multibanco, é-lhe solicitado que confirme o valor e introduza o PIN para confirmar o pagamento. Mas, desde o início deste mês, este método mudou e “poderá prejudicar a sua carteira”.


Sabe que pode estar a pagar as suas compras por cartão crédito e não de débito?


No início deste mês entrou em vigor uma nova norma que vem complicar um pouco os pagamentos por multibanco. Se reparar há já em muitos locais um novo passo a dar na hora de pagar a conta. Por isso fique atento pois terá que escolher o modo pagamento.

No terminal multibanco terá como opção pagar com cartão de crédito ou o tradicional cartão bancário de débito. Esta opção poderia não ter qualquer impacto se não houvesse custos extra associados, mas é importante confirmar que de facto não os há!



Mas que opção aparece predefinida?

A opção que as máquinas trazem por predefinição é o pagamento por crédito. A explicação refere que é pelo facto de se tratar da forma de pagamento mais utilizada internacionalmente, mas isto tem levado a que alguns consumidores optem, sem dar fé, por este meio de pagamento.

Estas alterações têm sido feitas de acordo com uma regra europeia sobre pagamentos com cartões e esse regulamento prevê que as mudanças não tenham associados quaisquer custos para os consumidores. No entanto, segundo a SIC, a Deco já recebeu vários pedidos de esclarecimento por parte de consumidores que pagaram por este meio sem serem informados, o organismo diz estar atento à situação.



No Jornal o  Público:
"Em comunicado, a Sibs esclarece que de acordo com o regulamento da União Europeia, publicado em finais de Abril de 2015, o pagamento a crédito só pode ser “efectuado caso o cliente utilize um cartão com esta modalidade para efectuar a operação”. Ou seja, se o cartão é de débito, a transacção é feita a débito, “estando o consumidor apenas a escolher fazer a compra através da marca”. “A opção dada ao consumidor não é, portanto, entre a operação ser realizada a débito ou a crédito, mas sim entre a marca Multibanco ou outra marca internacional. A selecção referida não tem implicações para o cliente”, continua a empresa.

Também numa nota que fez chegar aos clientes, a Caixa Geral de Depósitos explica que “os pagamentos feitos com cartão de débito são debitados na conta à ordem e os pagamentos feitos com cartão de crédito são debitados na conta cartão”. “Independentemente da rede que escolher, em nada muda a forma de funcionamento dos seus cartões”, indica o banco público." Fonte, clique!


Nota: O certo, é que ninguém sabe quem vai sair prejudicado, se o consumidor ou o comerciante. Os bancos é que não vão ser, de certeza!
E, como em Portugal nada se faz sem segundas intenções, é só esperar pela factura, pois os bancos estão de cofres vazios... Alguém vai pagar!





E depois, ainda temos as comissões de contas e cartões multibanco com anuidades cada vez mais caras... Um autêntico roubo! Mas, há bancos em que estas coisas não têm custos nem anuidades. Veja o vídeo!

Sem comentários:

Enviar um comentário