Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2016

Colégios Privados: A "Verdade Inconveniente"

Colégios Privados: A "Verdade Inconveniente"








O debate impõe-se, numa altura em que o Governo se prepara para mudar a lei que até agora esteve na génese dos contratos de associação. Não é admissível que continue a haver transferência de milhões para os colégios privados, quando há escolas públicas ao lado e ao abandono, com todas as condições. Vamos continuar a financiar os privilégios de alguns? 

Assista à reportagem em baixo para perceber como foi possível !  



O governo de Passos Coelho/Portas (PSD/CDS), o que se pretendeu foi implementar a chamada liberdade de escolha, abrindo-se caminho ao chamado cheque-ensino de Nuno Crato, o destruidor da escola pública.

Cheque esse, que tem sido pago por todos os contribuintes, que nunca foram consultados para se saber se estavam de acordo com tal transferência de dinheiros públicos para colégios privados; havendo escolas públicas ao lado desses colégios quase vazias. Foram milhões gastos nestes esquemas, pagos pelos contribuintes, muitas vezes sabe-se lá com que dificuldades... O Deputado Passos Coelho, ainda hoje continua a defender acerrimamente este descalabro de desvio de dinheiros públicos, para interesses privados (clique aqui!).

Ver a esquerda radical a ofender os interesses dos mais carenciados não pode deixar de representar uma ironia que, no entanto, não nos dá grande prazer constatar", acrescentou o líder do PSD.


Assista à reportagem em baixo para perceber como foi possível tal crime com dinheiros públicos!  




Ao todo, são 81 colégios pagos por todos nós. Muitos deles autorizados ao lado de escolas públicas que conseguem dar resposta. Uma equipa da TVI percorreu o país e encontrou escolas públicas vazias, em risco de fechar, cercadas por colégios privados que nunca deveriam ter tido autorização para serem construídos.

Uma teia de cumplicidades que abrange ex-governantes que, depois de exercerem os cargos, passaram a trabalhar para grupos económicos detentores de muitos desses colégios, ou ex-directores regionais de educação que fundaram depois colégios que são pagos com o dinheiro dos contribuintes.

Uma grande investigação que mostra o retrato de um país que se prepara para pagar, até ao fim deste ano, mais de 154 milhões de euros em contratos de associação (em 4/11/2013). Confira, aqui!







«Verdade Inconveniente» é uma grande reportagem da jornalista Ana Leal, com imagem de Gonçalo Prego e montagem de Miguel Freitas, emitida no «Jornal das 8».

2 comentários:

  1. Na minha opinião estou totalmente de acordo que as escolas publicas deverão melhoras e acabar com financiamentos aos privados,quem quiser por os filhos no privado terão que pagar, caso contrário vão para o publico,eu tb trouxe os meus no privado e paguei sem terem qualquer contrato de associação, para além do mais alguns privados mesmo a pagar recusam-se a aceitar crianças complicadas ou que lhes possa dar mais trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, Maria Freitas! Além deles receberem dinheiro do Estado, ainda por vezes, recusam crianças problemáticas que lhes possam alterar as médias. E, recusam crianças com problemas físicos ou mentais, que possam dar mais trabalho!

      MAS, Pululam por aí, alguns, muitos “iluminados”, a dizer que os “fins” do Ensino Privado são os mesmos do Ensino Público.

      Será que se esqueceram que os Colégios Privados têm donos, accionistas (ou o que quer que seja), e o que os move é simplesmente a obtenção de lucros e proveitos? Nada Mais!!

      Eliminar