Páginas

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Crime Ambiental de Proporções Gigantescas no Brasil

Crime Ambiental de Proporções Gigantescas no Brasil





O Brasil está sendo liderado por um bando de corruptos, incompetentes e mesmo alguns mafiosos à mistura; com Dilma Ruoseff à cabeça do bando. Ele é/foi o "petrolão" (entre 70 e 100 deputados envolvidos com o petrolão), ele é o "lava-jato", ele foi a corrupção na construção dos estádios de futebol do mundial, etc, etc,...  Agora, rebentou mais um escândalo, o rebentamento das barragens de empresas mineiras. É um autêntico crime ambiental de proporções inimagináveis e incalculáveis em termos humanos, económicos e ambientais. 


Para alem de ter causados várias mortes e muitos desaparecidos, a lama arrasou tudo à sua passagem, arrasou tudo o que mexia e contaminou milhares de hectares de terra e rios que eram o sustento de centenas ou milhares de pessoas/famílias.

Quanto à empresa criminosa, a "Samarco", a Dilma Ruoseff  passa uma esponja sobre o caso e ironicamente nada lhe irá acontecer pelo crime que cometeu...

Paradoxalmente, a alguns dias atrás houve uma manifestação em que 5 jovens lançaram lama (em protesto pelo crime da Samarco), nos "corredores do Congresso e, logo foram presos e acusados de crime ambiental ao abrigo da Lei 9605/98, Lei essa que pelos vistos não serve para prender os responsáveis pelas empresas causadoras do crime ambiental... 




 «À BBC Brasil, Alencar classificou como "paradoxo" a prisão por crime ambiental de manifestantes que criticavam o derramamento de lama.


No Brasil, os crimes ambientais estão dispostos na Lei 9605/98. É interessante notar que a lei de crimes ambientais é o único diploma brasileiro que prevê a responsabilização de pessoas jurídicas na esfera penal.




A lama tóxica 

Como não pensar, a cada dia, que a lama avança?.. Essa lama tóxica que matou gente (e continuará a matar), mata bicho, mata plantas, mata histórias. Essa lama que engoliu um povoado chamado Bento Rodrigues, assassina o Rio Doce, atravessa os estados e segue, avançando em direcção ao oceano onde continuará a matar a vida marinha. 

Essa lama que deixou meio milhão sem água. Essa lama venenosa que vai corroendo o mundo como se fosse um organismo vivo. Essa lama, que é a morte que se move lentamente. E ao se mover, mata! 

Enquanto alguém despreocupada-mente toma um café, pega o ónibus, reclama do trânsito, faz uma selfie, se apaixona, assiste a uma série do Netflix, se preocupa com as contas, faz sexo, se queixa do chefe, sente que o quotidiano não está à altura de suas grandes esperanças, briga no Facebook, faz planos para as festas de fim de ano, engole umas gotas de Rivotril, enquanto a lama avança continuamente, sem parar. 

Enquanto escrevo, a lama avança. Piscamos, e a lama avança. Parece quase impossível pensar em algo além de que a lama avança. E ninguém pode afirmar até onde a lama vai chegar... 

No entanto, o povo brasileiro se limita ao seu dia a dia, como se nada de grave se tive-se passado (muitas vezes intoxicados pelos media). Mas, sair da sua zona de conforto e protestar contra este crime hediondo, horrendo, contra o ambiente e aos interesses do Brasil, parasse estar fora dos planos de uma sociedade que se deixa vencer a cada dia que passa, pelos lobbies intrínsecos ao sistema político corrupto e mesmo nalguns casos de pura máfia colaborando com empresas criminosas, que não respeitam o ambiente. 









"lamaçal literalmente cimentou e matou o quinto rio mais importante do País, o Rio Doce. E a irresponsabilidade praticamente decretou o surgimento do maior deserto brasileiro. O desastre ambiental ocorrido em Mariana, no começo de Novembro, e que se transformou no maior ecocídio ocorrido numa bacia de água doce e potável do Brasil – só perdendo para a devastação da Amazônia e do Cerrado – também gerou uma multa pífia, descaso do governo e transtornos que podem demorar até três séculos para restaurar os biomas atingidos."


O acidente de Mariana, junta-se ao descaso com que o governo brasileiro tem tratado a questão ambiental. Além da Crise Hídrica que aflige o Nordeste há muitos anos, o mega El Niño trouxe inúmeros problemas para as regiões abrangendo os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


Sem dúvida que é um crime Ambiental hediondo contra o povo Brasileiro !!







Sem comentários:

Enviar um comentário