Páginas

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

A Xenofobia de Regresso à Europa

A Xenofobia de Regresso à Europa






Uma tragédia anunciada... é o que está a acontecer na Europa. Com uma União Europeia moribunda, sem "políticas inteligentes" e sem consensos políticos sobre a imigração oriunda de fora da Europa, está a provocar o "CAOS" dentro da Europa. A falta de consenso político Europeu sobre imigração é já o "pão" que alimenta os grupos xenófobos/racistas que proliferam um pouco por vários países da Europa e estão a aumentar quase diariamente.


Em pleno século XXI é "VERGONHOSO" ver uma incapacidade gritante e uma total "inércia" política da "(des)União Europeia" (que já não existe), em resolver este problema grave que está a entrar pelas fronteiras da Europa. Esta é a Europa que está a sucumbir à austeridade e a arrastar muitos outros países fora da Europa com esta "doença" chamada de austeridade louca!

As sucessivas guerras nos países de origem destes refugiados, com o aval de muitos países Europeus e não só, desestabilizaram os países destes povos que agora fogem de condições miseráveis, culminando nesta desgraça... E agora, muitos dos países que foram os causadores da destruição e desestabilização politica dos países de origem dos refugiados; simplesmente olham para o lado como se não tivessem nada a ver com problema, sob-carregando dramáticamente os países periféricos das fronteiras da União Europeia; tais como, a Grécia, Itália, Espanha Hungria, etc, etc,. 

É vergonhoso a miserabilidade política que grassa hoje na União Europeia, totalmente inerte à espera que o problema rebente e leve à desestabilização da própria Europa e a subida ao poder de partidos extremistas/radicais com possíveis consequências nefastas/trágicas, que todos nós conhecemos bem os seus efeitos no século passado e com consequências terríveis.  
Hoje quase cem anos passados os fantasmas dos horrores do holocausto paira de novo no ar. Parece que há vários países no centro da Europa a brincar com a sorte/vida de todos os Europeus novamente, limitam-se unicamente a erguer novamente os muros da VERGONHA.

Os fantasmas erguem-se novamente!!



Os dados do Ministério alemão do Interior mostram que de Janeiro a Julho registaram-se 202 ataques, o que representa o dobro dos registados durante todo o ano passado.
Muitas famílias provenientes do Médio Oriente e do Norte de África chegam à Alemanha, fazendo despertar o monstro do racismo e da xenofobia. fonte, aqui





"Sobre o problema da imigração, o ex-primeiro-ministro português quer uma União Europeia "de portas abertas, mas não escancaradas", precisamente para "evitar dar argumentos aos nacionalistas". Durão Barroso admitiu a incapacidade que dos governos nacionais e das instituições europeias em lidar com este fenómeno, lembrando como o impressionou ver centenas de caixões alinhados numa das visitas a Lampedusa". Fonte



Já o Sr. Junckers, diz... 






Governo da Hungria declara guerra aos imigrantes...

"A polícia foi mobilizada em força para a fronteira. O exército virá breve. A ameaça? Os milhares de pessoas que fogem das guerras e procuram uma hipótese de reconstruir a vida na UE. O Governo húngaro ameaça dar o passo em diante que pode ser o da entrada num inferno: quer ter a autorização do Parlamento para poder usar o exército na fronteira em acções de controlo do afluxo de refugiados". Fonte, aqui!


Euronews on the Frontline - Extrema-direita: Nacionalismo ou xenofobia?





O problema da xenofobia na Europa vem intensificando-se ao longo do tempo. O continente, assim como os Estados Unidos, é um dos locais do mundo que mais recebem imigrantes, além de contar com uma elevada migração interna, graças à livre circulação de pessoas que atinge a maior parte dos países-membros da União Europeia. Com isso, a xenofobia, que é a aversão, o preconceito ou a intolerância para com grupos estrangeiros, aumenta a cada dia.

Assim, aumenta-se a intolerância para com os grupos estrangeiros, motivada pelas diferenças culturais e sociais, com inúmeros casos de intolerância social, racial e religiosa. Não obstante, a população europeia também se considera ameaçada pelos estrangeiros, com o receio de que eles diminuam a oferta de emprego e atrapalhem os rumos da economia, enviando dinheiro ao exterior (geralmente, seus lugares de origem) e diminuindo a circulação económica interna. Tais medos intensificaram-se durante a recente crise económica financeira.

Outra questão que se relaciona com o aumento da xenofobia na Europa é o crescimento de grupos partidários e políticos de extrema-direita que costumam alimentar uma linha ideológica baseada no anti-semitismo, no conservadorismo e outros ideais fascistas, como a “pureza” dos povos europeus. A emergência de posições desse tipo intensificou, inclusive, medidas de Estado envolvendo atitudes xenófobas na Europa, como a construção do Muro de Ceuta, construído pelos espanhóis na África para separar a cidade de Ceuta do território marroquino, dificultando assim a entrada de migrantes.













Porquê tudo isto? Pela INÉRCIA política Europeia, que assiste serenamente às tragédias.

Sem comentários:

Enviar um comentário