Páginas

sábado, 15 de março de 2014

Calçada Portuguesa, em Risco

António Costa, quer Destruir a Calçada Portuguesa!




António Costa, Presidente da Câmara de Lisboa, em guerra aberta à calçada Portuguesa...!

"António Costa, prometeu durante a Redacção Aberta do Negócios, para o actual mandato na Câmara de Lisboa, o objectivo de limitar a calçada portuguesa às zonas históricas. E vai reforçando as razões.


"A calçada é muito bonita para ver, mas péssima para andar. É escorregadia e é desconfortável". A promessa é, por isso, colocar pavimentos "confortáveis para as pessoas e mais económicos"... Aqui! e Aqui."




"A Associação de Defesa do Património de Lisboa (ADPLx) repudiou nesta quinta-feira a intenção anunciada pelo presidente da Câmara, António Costa, de retirar a calçada portuguesa das ruas de Lisboa, mantendo-a apenas em algumas zonas turísticas.
Numa nota, a ADPLx revela que “irá encabeçar uma petição para a manutenção da calçada portuguesa em Lisboa”.
“A calçada portuguesa é a herdeira directa das pavimentações romanas e a expressão portuguesa dessa tradição, embora os desenhos geométricos conhecidos na actualidade, com pedra escura e branca, tenham sido implementados só em 1842”, escreveu a ADPLx.
Destacando que a calçada portuguesa é uma “’imagem de marca’ de Portugal, concretamente de Lisboa”, a presidente da associação, Aline Hall de Beuvink, defendeu que “não faz qualquer sentido” a remoção da calçada “ao invés de tirar partido desta mais-valia a nível cultural e turístico”.
Aline Hall de Beuvink considerou ainda que “a profissão de calceteiro, uma das ainda poucas profissões típicas da cidade de Lisboa, deveria ser dignificada e fomentada, de forma a criar trabalho em tempo difíceis”.
“A falta de profissionalismo que se tem verificado na colocação da calçada nos últimos anos é que faz com que esta tenha buracos e se danifique com facilidade, acrescentando-se, para isso, a negligência da Câmara Municipal, no que concerne a fiscalização, manutenção e limpeza das mesmas”, acrescentou.
A ADPLx considerou que “dever-se-ia pagar um estudo para melhorar o revestimento da calçada e aperfeiçoar a formação dos calceteiros, e não um estudo para a retirar e substituir, descaracterizando cada vez mais a cidade, e passar a criar guetos turísticos”.

A associação sugeriu ainda para “uma maior mobilidade em Lisboa” a “manutenção e limpeza dos passeios, a proibição de estacionamento de carros e uma melhor fiscalização das zonas pedestres”."




A calçada portuguesa ou mosaico português (ou ainda pedra portuguesa no Brasil) é o nome consagrado de um determinado tipo de revestimento de piso utilizado especialmente na pavimentação de passeios, de espaços públicos, e espaços privados, de uma forma geral. Este tipo de passeio é muito utilizado em países lusófonos.


A Calçada Portuguesa até já tem um QR code...!

A ideia era simples; fazer um QR Code, uma da mais inovadoras tecnologias do SEC XXI, com pedras de calçada portuguesa, uma das mais antigas tradições portuguesas.



A história da calçada Portuguesa. 

Créditos Laura Garcês


É uma tristeza e mesmo um atentado ao património Português, o que o Sr. António Costa quer fazer à calçada Portuguesa em Lisboa... Desculpando-se com os velhinhos, que escorregam na calçada, fazendo deles um bode expiatório, para lançar obras sem necessidade alguma na cidade arrancando a calçada para pavimentar passeios com mosaicos lisos sem sentido nenhum... Se a preocupação é os velhinhos escorregarem, então que mande reparar os buracos e endireitar o pavimento feito de calçada, ou mesmo substitui-la por calçada nova. Há calçada Portuguesa em Lisboa à séculos e nunca foi um problema, vem agora o Sr. António Costa levantar um problema onde não o há!
A calçada em Lisboa é um cartão de visita para o turismo de todo o Mundo. O Sr. António Costa que não faça mais atentados contra o património em Lisboa, porque já foram feitos muitos!!

Se não tem nada que fazer, que tape os buracos em Lisboa, que são muitos, isso sim!



Sem comentários:

Enviar um comentário