Páginas

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

A Maior das Bombas Atómicas... Yellowstone

Supervulcão de Yellowstone é 2,5 vezes maior que se pensava, diz estudo.


Se por acaso, se este Supervulcão entrasse em erupção a América do Norte ficaria irreconhecível... o centro dos Estados Unidos desapareceria por completo e mergulharia todo o hemisfério Norte na escuridão total provocada pelas cinzas vulcânicas, a vida na terra iria ter alterações profundas e muitas extinções em massa!!! Aqui!

Lagos de água quente são provas da magma quente que está abaixo da superfície em Yellowstone Foto: AFP
Lagos de água quente são provas da magma quente que está abaixo da superfície em Yellowstone 

"A Caldeira de Yellowstone é uma caldeira vulcânica situada no Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos, por vezes designada como Supervulcão de Yellowstone.
Yellowstone é considerado um supervulcão, pois uma possível erupção sua poderia durar semanas provocando efeitos globais, que persistiriam por meses ou até por anos. Sua cratera tem 90 quilômetros de extensão, e sua caldeira é 40 vezes maior do que a do Monte Santa Helena, sendo que boa parte de seu magma é eruptivo.

Ficheiro:MSH80 eruption mount st helens 05-18-80-dramatic-edit.jpg
Vulcão do Monte Santa Helena em erupção em 18 de maio de 1980

O vulcão e sua caldeira situam-se no Parque Nacional de Yellowstone, que ocupa grande parte da região noroeste no Wyoming, além de pequenas partes dos estados de Idaho e Montana, nos Estados Unidos da América. Uma erupção de tal magnitude teria efeitos catastróficos em todo o planeta. Seus efeitos durariam décadas para se normalizar e trariam mudanças bruscas na Terra, desde a morte de milhões de pessoas à extinção em massa de plantas e animais." Aqui!


Sem comentários:

Enviar um comentário