On


«Este blog não respeita o acordo ortográfico (AO90), por ser um atentado inaceitável à língua de Camões e de todos os Portugueses! E você, vai fazer parte deste atentado à língua Portuguesa, escrevendo segundo a aberração do AO90?»

A Inércia” de um povo;


"Um dos males de um país é a inércia dos cidadãos e a incapacidade da sociedade civil para se afirmar e ser um contra-poder às instituições".
R. Eanes




quarta-feira, 26 de agosto de 2015

A Xenofobia de Regresso à Europa

A Xenofobia de Regresso à Europa






Uma tragédia anunciada... é o que está a acontecer na Europa. Com uma União Europeia moribunda, sem "políticas inteligentes" e sem consensos políticos sobre a imigração oriunda de fora da Europa, está a provocar o "CAOS" dentro da Europa. A falta de consenso político Europeu sobre imigração é já o "pão" que alimenta os grupos xenófobos/racistas que proliferam um pouco por vários países da Europa e estão a aumentar quase diariamente.


Em pleno século XXI é "VERGONHOSO" ver uma incapacidade gritante e uma total "inércia" política da "(des)União Europeia" (que já não existe), em resolver este problema grave que está a entrar pelas fronteiras da Europa. Esta é a Europa que está a sucumbir à austeridade e a arrastar muitos outros países fora da Europa com esta "doença" chamada de austeridade louca!

As sucessivas guerras nos países de origem destes refugiados, com o aval de muitos países Europeus e não só, desestabilizaram os países destes povos que agora fogem de condições miseráveis, culminando nesta desgraça... E agora, muitos dos países que foram os causadores da destruição e desestabilização politica dos países de origem dos refugiados; simplesmente olham para o lado como se não tivessem nada a ver com problema, sob-carregando dramáticamente os países periféricos das fronteiras da União Europeia; tais como, a Grécia, Itália, Espanha Hungria, etc, etc,. 

É vergonhoso a miserabilidade política que grassa hoje na União Europeia, totalmente inerte à espera que o problema rebente e leve à desestabilização da própria Europa e a subida ao poder de partidos extremistas/radicais com possíveis consequências nefastas/trágicas, que todos nós conhecemos bem os seus efeitos no século passado e com consequências terríveis.  
Hoje quase cem anos passados os fantasmas dos horrores do holocausto paira de novo no ar. Parece que há vários países no centro da Europa a brincar com a sorte/vida de todos os Europeus novamente, limitam-se unicamente a erguer novamente os muros da VERGONHA.

Os fantasmas erguem-se novamente!!



Os dados do Ministério alemão do Interior mostram que de Janeiro a Julho registaram-se 202 ataques, o que representa o dobro dos registados durante todo o ano passado.
Muitas famílias provenientes do Médio Oriente e do Norte de África chegam à Alemanha, fazendo despertar o monstro do racismo e da xenofobia. fonte, aqui





"Sobre o problema da imigração, o ex-primeiro-ministro português quer uma União Europeia "de portas abertas, mas não escancaradas", precisamente para "evitar dar argumentos aos nacionalistas". Durão Barroso admitiu a incapacidade que dos governos nacionais e das instituições europeias em lidar com este fenómeno, lembrando como o impressionou ver centenas de caixões alinhados numa das visitas a Lampedusa". Fonte



Já o Sr. Junckers, diz... 






Governo da Hungria declara guerra aos imigrantes...

"A polícia foi mobilizada em força para a fronteira. O exército virá breve. A ameaça? Os milhares de pessoas que fogem das guerras e procuram uma hipótese de reconstruir a vida na UE. O Governo húngaro ameaça dar o passo em diante que pode ser o da entrada num inferno: quer ter a autorização do Parlamento para poder usar o exército na fronteira em acções de controlo do afluxo de refugiados". Fonte, aqui!


Euronews on the Frontline - Extrema-direita: Nacionalismo ou xenofobia?





O problema da xenofobia na Europa vem intensificando-se ao longo do tempo. O continente, assim como os Estados Unidos, é um dos locais do mundo que mais recebem imigrantes, além de contar com uma elevada migração interna, graças à livre circulação de pessoas que atinge a maior parte dos países-membros da União Europeia. Com isso, a xenofobia, que é a aversão, o preconceito ou a intolerância para com grupos estrangeiros, aumenta a cada dia.

Assim, aumenta-se a intolerância para com os grupos estrangeiros, motivada pelas diferenças culturais e sociais, com inúmeros casos de intolerância social, racial e religiosa. Não obstante, a população europeia também se considera ameaçada pelos estrangeiros, com o receio de que eles diminuam a oferta de emprego e atrapalhem os rumos da economia, enviando dinheiro ao exterior (geralmente, seus lugares de origem) e diminuindo a circulação económica interna. Tais medos intensificaram-se durante a recente crise económica financeira.

Outra questão que se relaciona com o aumento da xenofobia na Europa é o crescimento de grupos partidários e políticos de extrema-direita que costumam alimentar uma linha ideológica baseada no anti-semitismo, no conservadorismo e outros ideais fascistas, como a “pureza” dos povos europeus. A emergência de posições desse tipo intensificou, inclusive, medidas de Estado envolvendo atitudes xenófobas na Europa, como a construção do Muro de Ceuta, construído pelos espanhóis na África para separar a cidade de Ceuta do território marroquino, dificultando assim a entrada de migrantes.













Porquê tudo isto? Pela INÉRCIA política Europeia, que assiste serenamente às tragédias.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

PIDE/DGS Gestapo à Portuguesa (Há que Relembrar)

PIDE/DGS Gestapo à Portuguesa (O Medo à Espreita)





Porque nunca se deve esquecer... Hoje, muitos já se esqueceram das atrocidades da PIDE/DGS. Num tempo em que o Neoliberalismo está presente na política Portuguesa, principalmente nestes últimos 4 anos de governação psd (Pedro Passos Coelho); há que relembrar aos  distraídos para não voltarem a cair no mesmo ERRO...!!

Dia 4 de Outubro temos eleições à porta, e, é tempo de nos deixarmos de "inercias" e cuidarmos do nosso futuro e daqueles que deixaram de o ter, o futuro. Pensa consciente, vota diferente!!


"No Limite da Dor" é uma série de programas com testemunhos de vários ex-presos políticos que foram torturados pela PIDE e submetidos a todo o tipo de torturas: espancamentos muito violentos, privação do sono, isolamento, chantagem emocional.


São pessoas de diferentes formações políticas: do PCP à FAP, passando pelo MRPP e pelos Católicos Progressistas.

Todos, cada um à sua maneira, queriam um país livre e melhor.

Alguns nunca prestaram declarações à polícia política, outros acabaram por falar quer em nomes de outros companheiros, quer sobre a organização a que pertenciam.

Nas conversas com Ana Aranha, estes homens e mulheres vão ao fundo dessas memórias, um exercício nem sempre fácil e por vezes doloroso.

Falam dos sofrimentos, dos medos, mas também da coragem que sentiram na época e da forma como têm vivido e convivido com esta parte do seu passado.





Em Portugal, ao longo de quase meio século, a PIDE/DGS foi a máquina atemorizadora que alimentou o poder do Estado Novo de Salazar/Caetano. A par dos quadros de inspectores e agentes efectivos, a polícia política recorria aos serviços dos “informadores”. Cidadão comum tornado delator, que se diluía com o intuito de vigiar para denunciar, o informador tornou-se numa figura omnipresente. Entre denúncias e denunciados, O MEDO À ESPREITA constrói uma memória do medo e de um país onde viver era viver vigiado.

A Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE) foi uma polícia existente em Portugal entre 1945 até ao 25 de Abril !! Apesar de ser, hoje em dia, sobretudo conhecida como polícia política, as funções da PIDE eram bastante mais abrangentes, sendo especialmente importantes as suas funções nos setores dos serviços de estrangeiros, fronteiras e segurança do Estado.

Filmografria;

George Orwell 1984
O medo à espreita
Os Donos de Portugal

sábado, 22 de agosto de 2015

Festas do Povo, ou Festas da Flor - 2015

Festas do Povo, ou Festas da Flor - 2015









Por estes dias, até ao fim de Agosto, está a decorrer as Festas do Povo em Campo Maior - Alentejo. Também conhecidas por Festas da Flor (de papel).



Fotografias da Festa da Flor de 2011.

Festas feitas com a vontade e trabalho do povo de Campo Maior, ao longo de vários meses os milhares de fores de papel vão tomando forma.



Festas que não tem tempo definido para serem feitas... São feitas quando o povo quiser! 


Um trabalho magnifico e único, só visto em Campo Maior com tantas ruas enfeitadas com flores de papel. No Redondo também há festas da flor em papel, mas de menor dimensão, mas igualmente belas! (aqui, festas do Redondo)

Fotografias de: João Chambel



Sem dúvida a visitar, ninguém se arrependerá de fazer esta visita certamente. Claro que, deverão levar calçado adequado para andar muitos km.

Podem ver mais fotografias das festas de 2011 aqui, clique. E aqui também.


Está disponível em formato PDF para que possa, desde já, planear a sua visita a Campo Maior entre os dias 22 e 30 de Agosto. Aqui, Mapa Festas do Povo 2015



Festas do Povo em Campo Maior de 2015. Spot




Em 2011 foi assim!

Estudo prova que Existem mesmo "Jobs for the Boys"

"Jobs for the Boys" existem mesmo!







Universidade de Aveiro analisou mais de 11 mil nomeações e concluiu que a maioria serviu para recompensar lealdades partidárias. Aqui, com vídeo!




Acabado de tomar posse como primeiro-ministro, em 1995, António Guterres prometia que ia acabar com os jobs for the boys, ou seja, que as nomeações para cargos públicos iam deixar de obedecer a critérios partidários. Quase 20 anos depois, um estudo, cuja análise começa em 1995, revela precisamente que as nomeações para os cargos dirigentes na administração pública são influenciadas pelos partidos políticos.

Na investigação da Universidade de Aveiro (UA) foram detectados dois tipos de motivações por trás das nomeações para cargos na cúpula da administração central: o “controlo de políticas públicas” e a “recompensa por serviços prestados anteriormente ou em antecipação aos mesmos”, segundo a autora, Patrícia Silva. “É difícil dizer que uma nomeação ocorra só por causa de um dos motivos, que por vezes se conjugam”, explica ao PÚBLICO.


As conclusões apoiam-se numa base de dados de 11 mil nomeações e em entrevistas a “51 dirigentes políticos, ministros e observadores privilegiados da política portuguesa”, que, “na sua larga maioria, confirmam essa influência partidária”. “Há um alinhamento [ideológico] entre os partidos que estão no governo e as pessoas à frente” da administração pública, nota Patrícia Silva. A investigadora do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da UA justifica esta realidade com a necessidade de os governos terem um programa para executar.

Para além disso, há o recurso por parte dos governos à informação. “Há uma preocupação de a pessoa que foi nomeada contactar o ministro antes de tomar uma decisão”, observa a autora do estudo Novos dilemas, velhas soluções? Patronagem e governos partidários. A influência é exercida mesmo “quando o ministro não consegue nomear a cabeça da instituição”, acabando por indicar pessoas para cargos mais baixos.

Por outro lado, “as motivações de recompensa surgem associadas às posições hierárquicas intermédias e a posições nos gabinetes ministeriais ou nos serviços periféricos da administração pública, bem como a posições menos visíveis, mas igualmente atractivas do ponto de vista financeiro”, conclui a investigação, que incide sobre um período temporal que abarca dois governos do PS (Guterres e Sócrates) e um governo do PSD-CDS (Durão Barroso/Santana Lopes).

O estudo compara ainda, ao nível legislativo, várias realidades de outros países e a autora verificou que a influência partidária nas nomeações para cargos públicos “não é exclusiva de Portugal”. “Nos casos de uma administração pública permanente como no Reino Unido, os ministros sentem-se desconfortáveis em trabalhar com essas administrações, nomeiam special advisors e contornam estas limitações”, explica Patrícia Silva.
“Impacto económico tremendo”

A influência dos partidos nas nomeações na administração pública é “uma realidade conhecida e um dos maiores problemas do país, com um impacto económico tremendo”, observa o vice-presidente da Transparência e Integridade, Associação Cívica, Paulo Morais, em declarações ao PÚBLICO. Continue, lendo aqui !





Três Homens Evitaram uma Tragédia em França

Três Homens Deixaram o seu Estado de Inércia e Evitaram uma Tragédia em França







Deixar o estado de "inércia" significa muitas vezes deixar o santificado conforto da inacção, e passar à acção em determinada situação ou estado... Foi isso mesmo que três passageiros fizeram num comboio em França, quando se aperceberam que algo de trágico iria acontecer, se não deixassem de lado a inércia. Partiram para a acção e evitaram um atentado! 

Heróis do momento, já receberam uma medalha.



"...Três passageiros de um comboio Thalys que fazia, sexta-feira, a ligação entre Amesterdão, na Holanda, e Paris, em França, saltaram para as capas dos jornais um pouco por todo o Mundo após terem alegadamente evitado o ataque de um homem armado na composição ferroviária em que seguiam. A acção do trio terá sido decisiva para evitar um eventual ataque terrorista.

Tudo se passou após o comboio deixar a estação de Lille, já em França. Alex Skarlatos, elemento da Guarda Nacional norte-americana, de 22 anos, e Spencer Stone, de 23 e membro da Força Aérea dos Estados Unidos, ajudados ainda pelo amigo e estudante Anthony Sadler, aperceberam-se das intenções do suspeito e, após reconhecem o som do carregamento de munições numa arma, neutralizaram-no.




sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Conquista de Ceuta foi há 600 Anos

Conquista de Ceuta Pelos Portugueses foi há 600 Anos






Ceuta, uma conquista feita há 600 anos pelos Portugueses em tempos "Gloriosos". Hoje, nem sequer é lembrado o dia pelas mais altas patentes que governam o país... Lamentável !!


"Faz esta sexta-feira 600 anos que os portugueses entraram na actual cidade marroquina de Ceuta. Hoje apenas 60 lusos lá residem. 

A conquista de Ceuta significou a entrada de Portugal numa nova fase, defende o historiador João Gouveia Monteiro, um dos autores do livro «1415 - A Conquista de Ceuta».

A conquista de Ceuta pelos portugueses foi em 1415, e o historiador explica como Ceuta era apetecível do ponto de vista estratégico". Confira, aqui!


Um pouco mais de história, aqui, na Wikipédia!



O Porto foi muito importante nesta conquista.

O ano de 2015 assinala os 600 anos da Conquista de Ceuta, ponto de partida da expansão portuguesa para África. O Porto evoca, por estes dias, esses tempos de glória que deram origem ao epíteto "tripeiros". 


Um pouco de história...


A Impunidade Continua na Justiça, 4 anos depois!

A Impunidade Continua na Justiça, 4 anos depois!







Há políticos que simplesmente não sabem o que dizem, e o que sabem fica muitas vezes por dizer!

Ao fim de um mandato de 4 anos, e depois de ter prometido várias vezes acabar com a impunidade na justiça, a ministra da justiça falhou!!


A única coisa de relevante que consegui foi colapsar a justiça com o "Citius", ficando os juízes várias semanas sem acesso aos processos.

Com esta triste operação instalou o caos na justiça, onde acusou dois PJ de "sabotagem" (clique), que veio a confirmar-se mais tarde ser mentira. 



"A ministra da Justiça voltou a dizer que acabou o tempo da impunidade. Em entrevista ao programa, De Caras, da RTP, Paula Teixeira da Cruz garantiu que tudo fará para aumentar a eficácia da justiça". (fonte, aqui na RTP)


Questionada sobre as investigações no âmbito de um inquérito crime às PPP's, a ministra Paula Teixeira da Cruz afirmou que ninguém está acima da lei e que terminou o tempo de impunidade. (fonte, aqui)





No entanto a "Impunidade" de que a ministra tanto falava, continuou em 2015...!




João Rendeiro absolvido da acusação de burla qualificada no BPP

Rendeiro absolvido: Tribunal diz que investimento falhou por causa da crise


A tese do tribunal acaba por ir de encontro à tese que João Rendeiro invocou nas primeiras sessões de julgamento: «Investimento falhou por ser impossível prever o futuro.» Também Patinha Antão, o ex-deputado do PSD e especialista em mercado de capitais chamado a testemunhar em sua defesa, alegou que os mercados são imprevisíveis: «Em mercado de capitais sabe-se que o passado nunca significa conhecimento valioso para o futuro.» Fonte

Partilho em anexo o "Acórdão" divulgado em Junho, do Juiz 6 da Instância Central de Lisboa que me absolveu do crime de burla qualificada de que tinha sido acusado pelo DIAP de Lisboa.



O antigo bastonário também não morre de amores pela ministra.






A impunidade continua...

Jardim Gonçalves absolvido porque o BCP se enganou no Tribunal

O Tribunal da Relação confirmou que o Tribunal de Sintra não tem competências para decretar a nulidade da reforma de Jardim Gonçalves (reforma de 170 mil euros). fonte



Justiça perdoa multa de um milhão de euros a Jardim Gonçalves!


Ex-presidente do BCP fica livre da coima de um milhão de euros aplicada pelo Banco de Portugal. Advogado diz lamentar a "falta de capacidade revelada pelo BdP, para que este caso não tenha sido efectivamente julgado de forma definitiva em tempo útil". fonte



A "impunidade" de que a ministra da justiça tanto falava, afinal ficou na gaveta, morreu, mesmo antes de ser...


No entanto... Tal-vês, a impunidade de que ministra falava fosse condenar os sem abrigo...

«Sem-abrigo condenado pelo tribunal por roubar champô e polvo»


"Um tribunal do Porto condenou um sem-abrigo a pagar 250 euros por ter tentado roubar um polvo e um champô, produtos que não chegaram a sair do Pingo Doce". (aqui)


A relembrar no dia 4 de Outubro, dia das eleições legislativas em Portugal.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

O PRODER - “Pode ser uma Rede pior do que os Vistos Gold”

O PRODER - “Pode ser uma Rede pior do que os Vistos Gold”







Este é um país onde a CORRUPÇÃO é transversal a todos os sectores, e o da agricultura é um deles. Não foi por acaso que o país colapsou novamente, mas desta vez foi pela corrupção e pela "inércia" governativa (política) em combate-la.

No entanto há alguém a denunciar, a fazer o seu dever de cidadão; e, então não é que por denunciar esta situação foi despedido?!


Paulo Gonçalves, vídeo na Sábado.

"Paulo Gonçalves, ex-auditor do PRODER diz que foi despedido por ter denunciado irregularidades. Diz que pode haver na Agricultura uma rede pior que a dos vistos gold.

Paulo Gonçalves diz que poderá haver corrupção no Ministério da Agricultura, porque do favorecimento não tem dúvidas. Veja o que este ex-funcionário da auditoria aos fundos europeus denunciou à SÁBADO".



Onde há fumo há fogo...!

2015 - Bruxelas exige a Portugal a devolução de 143 milhões de fundos agrícolas

"Comissão Europeia detectou falhas no sistema de controlo de pagamentos e identificou áreas agrícolas que estavam a receber ajudas de forma irregular. Após um ano de negociações, Bruxelas apresentou a factura que terá de ser paga pelo Orçamento do Estado". fonte


2012 - Agricultura: Portugal obrigado a devolver 88,9 milhões a Bruxelas

"Portugal vai ser obrigado a devolver 88,9 milhões de euros a Bruxelas, por erros nos pagamentos das ajudas directas no âmbito da Política Agrícola Comum. A maior parcela deste montante deve-se aos atrasos nos controlos das ajudas de superfície". fonte

A multa inicial rondava os 121 milhões de euros. Mas Bruxelas reviu este valor em baixa.




Quem denuncia as fraudes é despedido?! 



"Despedido do ministério na sequência das denúncias, o ex-funcionário apresentou queixas no Ministério Público e no Tribunal de Contas Europeu contra os superiores hierárquicos, que acusa de falsificação de documentos e de favorecimentos de entidades em processos de atribuição de subsídios públicos europeus. Só os casos que denunciou directamente superam os 200 mil euros. Mais: diz que a secretaria-geral do Ministério da Agricultura está a encobrir estes dirigentes por não cumprir o Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infracções Conexas. Paulo Gonçalves diz ter dúvidas que a ministra Assunção Cristas aceite estas práticas: "Mas alguém próximo dela, na hierarquia, dá cobertura. A ideia que tenho é a seguinte: um ministro sozinho não pode fazer as coisas, ou um secretário de Estado. Tenho porém a certeza que, no Ministério da Agricultura, na Secretaria de Estado, está alguém a dar cobertura a isto. Mas se é o secretário de Estado ou mais abaixo não sei." Fonte, aqui!



INDIGNAI-VOS!! 


NÃO VOTEM EM CORRUPTOS... PENSEM BEM ANTES DE VOTAR NO DIA 4 DE OUTUBRO.


domingo, 16 de agosto de 2015

Half Dome, Parque Nacional de Yosemite

Half Dome, Parque Nacional de Yosemite





Natureza imponente e esmagadora, nos deixa de boca aberta, de tanta beleza Natural !



Uma caminhada longa para o topo de Half Dome, Parque Nacional de Yosemite, com vistas deslumbrantes de Vernal e Nevada Falls, Half Dome, Yosemite Valley e da High Sierra.

A caminada é de 14 mi / 22,4 km de comprimento (ida e volta, via Vernal e Nevada Falls), ganho de elevação 4800 pés / 1475 m. Dois cabos de metal permitem que os caminhantes consigam subir os últimos 400 pés para a cimeira.






sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Crime de Incendiário Deixa de Ter Investigação Prioritária

Crime de Incendiário Deixa de Ter Investigação Prioritária 




Maioria dos incêndios em Portugal são de origem criminosa (aqui), e então o nosso governo decide fazer uma Lei que protege esses mesmos criminosos incendiários; deixando de ter carácter prioritário na Lei a investigação aos incêndios, indo mesmo contra o parecer enviado pela Procuradora-Geral da República. 
Lei aprovada com os votos da coligação PSD e CDS, e,  todos os outros partidos votaram contra, excepto a "nódoa" do PS que se absteve parecendo concordar com esta vergonha. Que o povo saiba analisar as decisões do PS na matéria...!



O incêndio florestal vai deixar de ser um "crime de investigação prioritária".

A lei que define os objectivos e prioridades da política criminal até 2017 foi aprovada em Junho e entra em vigor em Setembro. Incluiu o incêndio apenas nas prioridades da prevenção e não da investigação.


A decisão do Parlamento contraria o parecer enviado pela Procuradora-Geral da República.


Incêndio florestal deixa de ser "crime de investigação prioritária"

Os incêndios são um negócio "criminoso" protegido por certos políticos que de vez em quando "bolçam" umas Leis para proteger criminosos...! 




"A área ardida este ano mais do que triplicou em relação ao mesmo período de 2014, tendo os incêndios consumido 17.808 hectares de floresta, segundo o Instituto da Conservação da Natureza das Florestas (ICNF).

O relatório provisório de incêndios florestais do ICNF adianta que, entre 01 de janeiro e 30 de junho, registaram-se 7.244 ocorrências de fogo, mais 4.294 do que em idêntico período do ano passado, quando tinham ocorrido 2.950.

"Comparando os valores do ano de 2015 com o histórico dos últimos 10 anos, destaca-se que se registaram mais 15 por cento de ocorrências relativamente à média verificada no decénio 2005-2014 e que ardeu mais 44% do que o valor médio de área ardida nesse período", indica o ICNF, acrescentando que 2005, 2009 e 2012 são os que registaram valores de área ardida superiores ao deste ano"fonte






"Aviões de combate a incêndios alugados fora da lei por dois milhões, revela Tribunal de Contas.
Ajuste directo foi autorizado por despacho do ministro da Administração Interna. Protecção Civil recorre da recusa de visto". (aqui, fonte)


Os Fantasmas do Passado Erguem-se na Europa, Novamente

Os muros  da Vergonha Erguem-se na Europa, Novamente!



Em homenagem aos milhares que morreram no muro de Berlim.



A vergonha na Europa generaliza-se... Erguem-se novamente os fantasmas do século passado; os problemas sociais agravam-se, o desemprego, a pobreza, a fome vai-se instalando a pouco e pouco...

Para agravar tudo isto, temos uma catástrofe anunciada a longo prazo; a entrada de muitos milhares de refugiados na Europa, que fogem dos seus países, que foram desestabilizados pelas politicas de guerra de alguns países Europeus, Estados Unidos da América e Russia (quem não se lembra da famosa reunião entre Jeorge W. Bush e Durão Barroso?).

Muro de Berlim
E, como resposta a este problema erguem-se novamente os muros da vergonha por vários países da Europa (Hungria, Bulgária, França-Calais, etc,.). Problema esse que existe por "inércia" da União Europeia, que preferiu enterrar a cabeça na areia, do que tentar resolver atempadamente os problemas na origem, nos países de onde fogem os refugiados. Agora por incompetência dos lideres Europeus vão-se erguendo novos muros da "vergonha" em alguns países, tentando empurra o problema para o país vizinho.



Eis que, quando se pensava que a Europa tinha posto fim aos muros da vergonha em 1989, se  erguem outros hoje novamente, numa absurda e ineficaz tentativa de evitar que milhões de humanos procurem sobreviver.





Muro da vergonha Húngara!! 






Os muros  da vergonha europeia  e ocidental


Perante uma tragédia humanitária como a que se vive à sua porta, a Europa constrói muros, ergue vedações, manda as tropas vigiarem e, regra geral, mostra muito pouca empatia ou compaixão com as vidas que se perdem pelo caminho.







Milhares protestam contra 'muro da vergonha' em Calais.








Na década de 60 do século passado era assim na Alemanha. A construção do muro de Berlim...  Hoje estão a  construí-los novamente.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

A Verdade Sobre a Auditoria à Dívida Grega

Toda a Verdade Sobre a Auditoria à Dívida Grega 





É vergonhoso como os meios de Comunicação Social (media) em Portugal nos têm ocultado toda a informação sobre a auditoria feita à dívida Grega, a dívida ilegítima, odiosa, contraída ilegalmente.  



Em Portugal foi montado um complô entre os "media" e o governo, para o cidadão comum não ter conhecimento de qualquer informação relativamente a este assunto; a auditoria à dívida da Grécia.


Depois da auditoria feita à dívida Grega, eis que chega os resultados arrasadores dessa mesma auditoria... 


A Comissão para a Verdade sobre a Dívida Pública Grega apresentou as suas primeiras conclusões em Junho de 2015. É nesse quadro que Eric Toussaint, que coordena os trabalhos da comissão, resumiu em 17 de Junho de 2015 os resultados, numa sessão pública no Parlamento helénico

O relatório dirigido por Eric Toussaint recomenda a suspensão do pagamento e o repúdio de boa parte da dívida contraída na última década, por se tratar de dívida ilegal, ilegítima, odiosa e insustentável. fonte

Nas conclusões do relatório, é dito que a forma como a Grécia foi obrigada a contrair dívida violou não apenas a Constituição do país, como as leis europeias e internacionais e até os próprios estatutos do FMI. (aqui)












Veja aqui o vídeo com a entrevista a Maria Lucia Fattorelli, a especialista brasileira sobre a dívida pública que participou nos trabalhos da Comissão para a Auditoria e Verdade da Dívida Pública organizada pelo parlamento da Grécia.







Em Portugal não é diferente da Grécia, os últimos governos arderam a salvar os BANCOS com o dinheiro dos cidadãos e com o dinheiro pedido ao FMI/Troika. Deixaram a maioria do povo à beira da pobreza extrema para salvar os agiotas bancários.


quarta-feira, 12 de agosto de 2015

O Ranking dos Faltosos, Representantes do Povo na AR

O Ranking dos Faltosos, Representantes do Povo na AR







O ócio daqueles que têm o dever e obrigação de representar o povo diariamente, "o seu eleitorado", nas decisões e destinos da Nação... 

É de lamentar que o dever inerente aos políticos de representar o seu eleitorado com assiduidade na Assembleia do Povo (a AR), seja quebrado com uma imensidão de faltas ao longo do ano, e algumas delas injustificadas. 

Este é o mau exemplo que os políticos dão ao seu povo. O povo que os elege para ser representado, mas, no fim é esta vergonha que se vê... E exigem eles ao seu povo, o que eles não cumprem...?!




Apenas 17 dos 230 deputados (7%) conseguiram estar presentes em todas as 109 sessões plenárias da Assembleia da República no quarto e último ano legislativo, entre 17 de Setembro de 2014 e 22 de Julho de 2015. Com um total de 1.881 ausências.

No lote dos 17 "imaculados" desta última fase da XII Legislatura estão o líder parlamentar do PS, Ferro Rodrigues, e o seu homólogo do BE, Pedro Filipe Soares. O democrata-cristão Rui Jorge Caetano e a bloquista Eugénia Taveira também têm zero faltas, mas só muito recentemente substituíram outros colegas. Fonte aqui e aqui



Dez deputados com mais faltas:

1. Carlos Páscoa Gonçalves (PSD): 42, 36 em trabalho político, seis em missões.

2. João Soares (PS): 41, 26 em missões, cinco em trabalho político, cinco por doença, cinco por força maior.

3. José Lello (PS): 36, 25 em missões, três por força maior e oito por doença.

4. Isabel Galriça Neto (CDS-PP): 32, 15 em trabalho político, 15 por doença, duas para assistência à família.

- Sérgio Sousa Pinto (PS): 32, 15 em missões, 11 em trabalho político, cinco por doença, uma por luto.

6. Mota Amaral (PSD): 30, 23 em missões, sete em trabalho político.

- Carlos Alberto Gonçalves (PSD): 30, 17 em trabalho político, 13 missões.

8. Maria João Ávila (PSD): 29 em trabalho político.

9. Correia de Jesus (PSD): 27, 24 em missões, uma em trabalho político, uma por luto, uma por força maior.

- Alberto Costa (PS): 27, 19 missões, cinco em trabalho político, duas por força maior, uma por doença.


Deputados sem faltas:

PSD - Carlos Santos Silva, Maurício Marques, Nuno Reis, Nuno Sá Costa, Paula Gonçalves, Pedro Pimpão, Pedro Saraiva e Sofia Bettencourt.

PS - Celeste Correia, Ferro Rodrigues, Idália Serrão, Jorge Lacão e Pedro Farmhouse.

CDS-PP - Rui Jorge Caetano (13 sessões, desde 08 Junho, no lugar de Lino Ramos)

PCP - David Costa, Jorge Machado, Paula Santos.

BE - Pedro Filipe Soares e Eugénia Taveira (cinco sessões, desde 01 de Julho, no lugar de Cecília Honório)




Por grupo parlamentar, nas últimas 109 sessões:


PSD, 108 mandatos: 841 faltas.

PS, 74 mandatos: 675 faltas.

CDS-PP, 24 mandatos: 273 faltas.

PCP, 14 mandatos: 57 faltas.

BE, oito mandatos: 31 faltas.


PEV, dois mandatos: quatro faltas.





No n.º2 do artigo 8.º do estatuto dos parlamentares, "considera-se motivo justificado a doença, o casamento, a maternidade e a paternidade, o luto, a força maior, a missão ou o trabalho parlamentar e o trabalho político ou do partido a que o deputado pertence, bem como a participação em actividades parlamentares". O n.º 4 do mesmo artigo estipula que, "em casos excepcionais, as dificuldades de transporte podem ser consideradas como justificação de faltas".




Ao longo das 134 sessões plenárias da primeira sessão legislativa da XII legislatura registaram-se 1055 faltas de deputados, das quais apenas cinco foram injustificadas, segundo os dados disponíveis na página da Assembleia da República.


terça-feira, 11 de agosto de 2015

Alemanha já ganhou 100 mil milhões de euros à custa da Grécia

Alemanha já ganhou 100 mil milhões de euros à custa da Grécia!





Completamente escandaloso e vergonhoso; que a Alemanha ande a governar-se à custa da crise dos países pobres, como a Grécia. Primeiro vendeu-lhes armamento (submarinos) e outros produtos, atolando-os em dívidas, depois empresta-lhes dinheiro para continuar a ganhar à custa do miserável povo Grego. 

Se a Alemanha ganhou 100 mil milhões de euros à custa da Grécia, quanto terá já ganho à custa dos Portugueses??

É vergonhoso o que a Alemanha está a fazer aos países com dívidas excessivas (Angela Merkel e Wolfgang Schäuble)... O que a Alemanha não conseguiu pela via da guerra, está agora a consegui-lo pela via económica, a via da paz! 



Na Europa já não existe essa coisa chamada de "União Europeia", existe sim uma Cleptocracia Europeia e uma Alemanha dominadora. Uma Alemanha que subjuga os países com a ajuda da inércia política de governos lacaios, condenando os seus povos à miséria (como Passos Coelho e Mariano Rajoy).




Alemanha ganhou 100.000 milhões de euros à custa da crise na Grécia!



A Alemanha beneficiou claramente com a crise das dívidas soberanas na Europa, em particular com a grega. Segundo um estudo alemão, do Instituto para a Investigação Económica de Halle, o Estado poupou mais de 100.000 milhões de euros desde o início da crise grega, em 2010, o equivalente a mais de 3% do PIB.

O estudo afirma que as poupanças “tendem a ser maiores do que as despesas, mesmo que a Grécia não pague nenhuma das suas dívidas”. Uma simulação demonstrou que a Alemanha “beneficiou desproporcionada-mente” do facto de os investidores buscarem mercados seguros em tempo de crise, ou seja, “cada vez que houve más notícias sobre a Grécia, as taxas de juro das obrigações alemãs baixaram, e sempre que houve boas notícias (…) subiram”. Fonte






Mais vergonhoso quando a Alemanha tem uma dívida para com a Grécia de 150 mil milhões e não paga. Divida da segunda guerra mundial, por danos à Grécia.

domingo, 9 de agosto de 2015

Não Abandone os Animais!

Não Abandone os Animais!






Chegado o tempo de férias é sempre a mesma coisa, a mesma desgraça, o abandono dos animais. 

Há Portugueses que acham os amimais são descartáveis, quando partem de férias simplesmente abandonam-nos na beira da estrada entregues à sua sorte.

Há uns dias atrás fiz uma viagem por vários locais de Portugal e reparei em vários cães abandonados junto às estradas nacionais; muito fora de normal.

Um animal não é um peluche, um brinquedo, ele é um ser vivo com sentimentos. Arranje alguém para ficar com ele nas suas férias, ou procure um hotel para animais, ou associação que fique com ele mas férias.  Não abandone os animais!

E, quando quiser um cão, não vá a correr às lojas comprar um; vá antes às associações que recolhem amimais abandonados, ou a um canil municipal e adopte um, que ele agradece. 






Abandonar animais é crime, punível na lei!





Dois homens filmados a abandonar cão na Galiza

Um vídeo que mostra um cão a ser abandonado e atirado por cima de um portão numa associação de animais está a chocar a Galiza. 
  
Nas imagens é possível ver um homem a tentar atirar o cão por cima do portão da associação de animais galega, que resolveu denunciar o atribulado abandono, captado pela câmara de video-vigilância, nas redes sociais. 

O vídeo já foi visto mais de 2 milhões de vezes e conta com quase 100.000 partilhas e 6.000 comentários no Facebook. Fonte aqui,

Poderá gostar Também: